alimentar e fazer abrigos para gatos de rua. ilegal?
Moderador: mcerqueira
Olá!
Gostava que alguém que conhecesse bem as leis dos animais me pudesse ajudar em algumas dúvidas.
Eu alimento todas as noites uns gatinhos aqui da minha zona, e há uns meses atrás fiz-lhes duas casinhas de papelão (com plástico por fora, etc, etc). Uma das casinhas foi posta do lado de uns canteiros altos que tenho à entrada da porta do meu prédio. Meses depois foi-me exigido que retira-se a casinha dali porque os moradores tinham-se queixado do mal aspecto que dava ao prédio. Estava a pensar fazer outras duas casinhas mas desta vez de madeira com rodapé em alumínio para pôr num outro sitio onde estão outros gatinhos. Ora a minha pergunta é se posso fazer isto, ou se é preciso uma permissão da câmara ou algo assim. Tenho receio que as casinhas depois desapareçam de novo.
Outra pergunta ainda é: se não há um meio de uma pessoa pagar menos por uma laqueação a uma (umas) gata num veterinário. Por ser gata de rua e se estar a combater a reprodução de novos gatinhos.
Sou de Viana do Castelo
Gostava que alguém que conhecesse bem as leis dos animais me pudesse ajudar em algumas dúvidas.
Eu alimento todas as noites uns gatinhos aqui da minha zona, e há uns meses atrás fiz-lhes duas casinhas de papelão (com plástico por fora, etc, etc). Uma das casinhas foi posta do lado de uns canteiros altos que tenho à entrada da porta do meu prédio. Meses depois foi-me exigido que retira-se a casinha dali porque os moradores tinham-se queixado do mal aspecto que dava ao prédio. Estava a pensar fazer outras duas casinhas mas desta vez de madeira com rodapé em alumínio para pôr num outro sitio onde estão outros gatinhos. Ora a minha pergunta é se posso fazer isto, ou se é preciso uma permissão da câmara ou algo assim. Tenho receio que as casinhas depois desapareçam de novo.
Outra pergunta ainda é: se não há um meio de uma pessoa pagar menos por uma laqueação a uma (umas) gata num veterinário. Por ser gata de rua e se estar a combater a reprodução de novos gatinhos.
Sou de Viana do Castelo
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
carolinas, do que sei, deve registar a colónia na câmara municipal. Mas veja aqui http://www.animaisderua.org/ os procedimentos a adoptar.
Boa sorte!

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro
- Registado: segunda ago 23, 2010 11:22 am
eu tambem sou de viana.
em que zona vive?nunca vi casotas para gatos na rua em viana
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Eu penso que tudo depende de a câmara ter um programa semelhante ao CER aqui de Lisboa.
Aqui esses abrigos têm regras definidas e são aprovados, se as cumprirem, por um veterinário municipal.
Caso contrário, penso que sejam ilegais e que as pessoas possam denunciá-los ou impedir a sua construção.
Quanto à esterilização, informe-se junto de uma associação da zona se poderá fazer a cirurgia a preço reduzido ou gratuitamente.
Aqui esses abrigos têm regras definidas e são aprovados, se as cumprirem, por um veterinário municipal.
Caso contrário, penso que sejam ilegais e que as pessoas possam denunciá-los ou impedir a sua construção.
Quanto à esterilização, informe-se junto de uma associação da zona se poderá fazer a cirurgia a preço reduzido ou gratuitamente.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm
Pode contactar a associação Vila Animal de Viana do Castelo e pedir auxílio para a esterilização e alojamento dos gatinhos em questão.
Я ненавижу рыбой и ложных друзей животных. Ненавижу еще больше евангелистов ерунда.
só um deles é mansinho ao ponto de se poder "aloja-lo" lá. Só encontrei o facebook da associação. Por acaso sabia-me dizer se esta associação tem morado ou contacto?MariaChica Escreveu:Pode contactar a associação Vila Animal de Viana do Castelo e pedir auxílio para a esterilização e alojamento dos gatinhos em questão.
Muito obrigada
Acho que a câmara daqui de viana não tem nada disso. Mas obrigada pela dica porque não sabia que isso já existia em alguns distritos. Muito obrigada ao resto das pessoas que me responderam, estou muito mais esclarecida. Muito obrigadaTassebem Escreveu:Eu penso que tudo depende de a câmara ter um programa semelhante ao CER aqui de Lisboa.
"Fernandes" e MariaChica como acho que são de Viana vou vos mostrar 2 / 3 pequenitos que precisam de uma booooa família para toda a vida.
Este cão - http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=87623
e este gatinho - http://www.facebook.com/pages/Associa%C ... 51&theater
O cãozinho foi para o canil porque era Macho, mas a fêmea que andava com ele (davam-se TÃO BEM, como nunca vi nenhum animal se dar, que me partiu o coração de os ter de separar) está na D.Zeza à espera de uns donos que a amem muito. Ela dá pelo joelho, castanha com patinhas e peito branco. Uma ternura e hiper-calminha. Não tenho fotos, infelizmente.
O gatinho é o tal mansinho que está aqui pela minha zona, Socomina.
Por favor, divulguem!!!
Este cão - http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=87623
e este gatinho - http://www.facebook.com/pages/Associa%C ... 51&theater
O cãozinho foi para o canil porque era Macho, mas a fêmea que andava com ele (davam-se TÃO BEM, como nunca vi nenhum animal se dar, que me partiu o coração de os ter de separar) está na D.Zeza à espera de uns donos que a amem muito. Ela dá pelo joelho, castanha com patinhas e peito branco. Uma ternura e hiper-calminha. Não tenho fotos, infelizmente.
O gatinho é o tal mansinho que está aqui pela minha zona, Socomina.
Por favor, divulguem!!!
Na rua por trás da minha casa os moradores construiram lá duas casinhas também. Existe uma colónia de gatinhos que anda sempre por ali. Um deles costuma passear no muro do meu quintal. Já o tentei apanhar com comida mas não consegui
Queria dar-lhes algum conforto, faltam 15 dias para mudar de casa e acho que não vou conseguir tirar nenhum destes gatinhos da rua.
Nenhum deles se deixa apanhar
Onde posso pedir ajuda para estes gatinhos?!
Sou de Lisboa.
Obrigada

Queria dar-lhes algum conforto, faltam 15 dias para mudar de casa e acho que não vou conseguir tirar nenhum destes gatinhos da rua.
Nenhum deles se deixa apanhar

Onde posso pedir ajuda para estes gatinhos?!
Sou de Lisboa.
Obrigada
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am
Eu também alimento algumas colónias de gatos em Setúbal. Como são essas casotas de que falam? Gostaria de fazer umas para os meus gatinhos.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
O site da Animais de Rua, que indiquei neste tópico, também explica como fazer estas casinhas, bem como capturar e recolocar gatos de rua. 

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro
- Registado: segunda ago 23, 2010 11:22 am
conheco mas nunca vi.em que zona da socomina?sou da abelheira.quando for passear o Rex vou investigarcarolinas Escreveu:sou da Socomina (perto da Abelheira)fjpfernandes Escreveu:eu tambem sou de viana.
Conhece?
Uma zona é um prédio que fica de frente para um redondo, um circulo redondo grande rodeado por relva onde se pode ir andar de bicicleta, jogar à bola, etc etc. O outro sitio (que é onde fica o meu prédio) é pertinho do prédio rosa da socomina (acima uns metros da pastelaria cais novo). O meu prédio é o que tem uma cabeça em bronze no alto de um "poste". Meu deus, desculpe a descrição tão mal feita. Foi o melhor que consegui.fjpfernandes Escreveu:conheci mas nunca vi.em que zona da socomina?sou da abelheira.quando for passear o Rex vou investigarcarolinas Escreveu:sou da Socomina (perto da Abelheira)fjpfernandes Escreveu:eu tambem sou de viana.
Conhece?