Então e as maravilhosas sedosas do Japão?
São cobertas por uma penugem em vez de penas. São muito bonitas.
O valor comercial da ave, depende de criador para criador, de país para país ou mesmo de continente para continente.
Além disso, o valor da ave varia consoante a sua sub-espécie e pureza da raça. Na Europa são reconhecidas as galinhas sedosas do Japão barbudas e não barbudas. Como o próprio nome indica, as primeiras têm pelugem na face e as segundas não. E dentro destas existem várias cores ou combinações de cores, desde brancas, pretas, cinzas, amarelas, etc. Normalmente cada associação ornitológica de cada país define o standard permitido para esse mesmo país para as galinhas poderem participar em exposições, concursos, etc. Sempre que aparece uma nova mutação, o criador pode submete-la a avaliação e poder constar do standard desse país.
Três das características mais marcadas nesta espécie, são:
Terem penugem em vez de penas, inclusivé até aos dedos, terem a pele negra/preta e terem 5 dedos.
Existem galinhas sedosas que resultam do cruzamento de uma sedosa com outra espécie, perdendo muito o seu valor e beleza.
Já fui criador destas galinhas, mas estavam longe do standard que pretendia.
Um dia que tenha possibilidade, quero novamente adquirir um casal, mas com bom standard, coisa que infelizmente, pelo que procurei e fui conversando com outros criadores em Portugal ou não há ou há muito pouco.
Deixo aqui um link de um aviário francês que tem sedosas simplesmente fantásticas:
http://www.ornement.fr/