Comer antes ou depois do passeio? Eis a questão :)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Martavences
Membro Veterano
Registado: quinta abr 10, 2008 4:36 pm

terça mar 15, 2011 12:21 pm

Boa tarde foristas!

Gostaria de saber a vossa opnião em relação á altura ideal para dar de comer aos nossos amiguinhos de 4 patas :)

Demanha a primeira coisa que faço quando o Chiquinho acorda é ir a rua com ele e ele faz o xixi e o coco na rua e depois vem para casa e dou-lhe de comer.

Será que esta correcto assim ou é melhor dar o comer antes de ir á rua com ele?

Como fazem com os vossos amiguinhos de 4 patas?

Obrigada desde já pela atenção,

Com os melhores cumprimentos,

Marta Venceslau.
ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

terça mar 15, 2011 1:01 pm

Olá,
Se deres primeiro a comida, ele vai fazer o cócó mais rapido, mas neste caso nao convem andar a brincar com ele com comida no estomago. Se for um passeio grande onde o proposito é ele brincar e correr, entao deves dar a comida só depois do passeio.
omegaaa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 14, 2011 1:32 pm
Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe

terça mar 15, 2011 1:06 pm

Os meus cães acordam e a primeira coisa que fazem é ir à rua fazer xixi e cocó, só depois veem para casa, comem e bebem água. algumas horas depois, já de digestão feita voltam a ir à rua, e assim sucessivamente!

só uma coisa, um cão não deve comer e ir logo a seguir à rua brincar de barriga cheia, nem deve chegar da rua espavorido e ir logo comer ou beber água, para se evitar uma torção de estômago! :wink:
Martavences
Membro Veterano

terça mar 15, 2011 3:25 pm

Estão estou a fazer bem :) Eu costumo dar o comer quando chegamos da rua depois do xixi e do coco feitos :) O passeio que fazemos é pequeno, cerca de 15 minutos a andar devagar para ele fazer as necessidades. Ele come quando chegamos a casa mas é um doidito a comer mas é sempre assim, parece um esfomeado :P Durante o resto do dia vai á rua depois de comer ao almoço e depois de comer ao jantar. So de manha é que vai á rua antes de comer.
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

terça mar 15, 2011 3:41 pm

Martavences Escreveu:Estão estou a fazer bem :) Eu costumo dar o comer quando chegamos da rua depois do xixi e do coco feitos :) O passeio que fazemos é pequeno, cerca de 15 minutos a andar devagar para ele fazer as necessidades. Ele come quando chegamos a casa mas é um doidito a comer mas é sempre assim, parece um esfomeado :P Durante o resto do dia vai á rua depois de comer ao almoço e depois de comer ao jantar. So de manha é que vai á rua antes de comer.
OMG. Não, claro que não está a fazer bem!
1. Se alimentar o cão antes de passeios (não interessa se é de manhã. a tarde ou a noite) pode provocar-lhe o torção de estómago que é fatal.
2. O passeio matinal é demasiado curto. Quando e como o seu cão gasta energia se de manhã so anda devagar durante 15 minutos???
Martavences
Membro Veterano

terça mar 15, 2011 3:52 pm

1- Esses problemas acontecem quando os animais são alimentados DEPOIS do exercicio fisico, pois vêm ofegantes! Coisa que só acontece de manha e ele não vem ofegante por ser um passeio curto e calmo. Sempre ouvi dizer que se devia levar os nossos amiguinhos de 4 patas á rua depois das refeiçoes (cerca de 20 a 30 minutos) para fazerem as necessidades. Estou errada também é? Isto dito pelo vet também.

2- Ele gasta as energias nos outros 3 passeios diarios. Meio da manha cerca de 45 minutos, meio da tarde cerca de 30 minutos e á noite cerca de 30 minutos. E estes passeios incluem corridas, brincadeiras e andar mais rapido. Acha pouco é? Para um cachorro de 4 meses e maio?
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

terça mar 15, 2011 4:08 pm

1. Está muito enganada. Os problemas de indigestão e torção de estómago acontecem em 2 casos: caso o cão coma e logo a seguir começa a correr saltar, fazer exercício etc.) e caso o cão coma logo a seguir ao exercício. Algures na Arca há um artigo sobre isso, procure.
A situação ideal é: passeio, descanso para acalmar, comida, descanso para digerir a comida.
Essa de sair à rua para um passeio higiénico 20 minutos depois de comer é só para os cachorros pequenos que ainda não estão habituados fazer as necessidades fora da casa. É um truque de educação, por assim dizer: a comida começa a pressionar e o cachorro quer aliviar-se. O dono apanha o momento e leva o pequenino à rua, formando assim a ideia que as necessidades se fazem fora da casa.
Mas se sai para um passeio higiénico depois de comer não pode deixar o cachorro correr e brincar muito. As corridas, brincadeiras e treino é só com o estómago vazio.

2. Não, tem razão, para um cachorro pequeno é normal.
Martavences
Membro Veterano

terça mar 15, 2011 9:14 pm

1- Quando eu saio com ele a meio da manha e a tarde não é depois de comer, é passado mais ou menos 2h dele comer e durante estes passeios é que há brincadeira e corridas. Há noite é que vou passado cerca de 30minutos depois de ele comer pois assim sei que ira fazer o coco na rua e este passeio é calmo como o primeiro da manha.

2- Pois, ele ainda é cachorro :)
Responder

Voltar para “Cães”