Boa tarde.
Ofereceram-me um aquário de 20 litros rectangular e de plástico da Aquatlantis. Tem um lâmpada em cima (12V - 50Hz / 1x10W). Tinha também um filtro hydor PICO (230V-50Hz / 6.5W Q.max 350l/h).
Gostaria de ter peixes de água quente e pelo que tive a ver o melhor seriam os neons, não? Cerca de uns 4!
Gostaria de saber a vossa opinião, o que aconselham (outros peixes e plantas etc...visto que sou novo nisto!!
Ah e que termostato preciso!!
Obrigado!!
Novo aquário.Ajudem sff
Termostato é essencial, Manda fotos do aquário, Eu começava com peixes de águas alcalinas (só podes por dois/três peixes por semana), Arranja uma corydora e um limpa-vidros, Não te esqueças da ciclagem, mas para isso já tens que ter tudo posto no aquário menos os peixes(durante 1 semana com quimicos/ 2/3 sem quimicos. Quando comprares os peixes faz a suas ambientações.
Obrigado Pedro. Mas eu não percebo muito ainda. Fotos do aquário, vou tirar e dps mando. Disseram-me que podia comprar peixes como neons entre 7 e 9 no máximo.Está certo?pedro1996 Escreveu:Termostato é essencial, Manda fotos do aquário, Eu começava com peixes de águas alcalinas (só podes por dois/três peixes por semana), Arranja uma corydora e um limpa-vidros, Não te esqueças da ciclagem, mas para isso já tens que ter tudo posto no aquário menos os peixes(durante 1 semana com quimicos/ 2/3 sem quimicos. Quando comprares os peixes faz a suas ambientações.
E se comprar esse peixes são compativeis com corydora?
Como faço com os quimicos?Quais compro e como meto?
E a ciclagem antes de meter os peixes como funciona?
Desculpa:s
Ok certo, então sim são compativeis. Quimicos compras um anti-cloro e um para criar bacterias essenciais no filtro. Eu punha 8 Neons, a corydora e o limpa vidros. A ciclagem, colocas tudo o que tens a por dentro do aquario depois metes a água( Não até ca acima para dar espaço para fazeres a ambientação dos peixes. Convem utilizares um teste para medires o Ph que deverás ajustar ao 7.0 antes de pores os neons, para descer metes agua engarrafada, para aumentares água da torneira(claro com o anti-cloro e as bactérias). Troca parcial de água todas as semanas nunca total. Mensalmente lavar o filtro na água que tiras do aquário dessa vez para não destruires a colónia de bactérias. Mexer na água com as mão muito bem lavadas sem sabonte só água.
Alguma dúvida, pergunta...
Vou mandar pm ok?pedro1996 Escreveu:Ok certo, então sim são compativeis. Quimicos compras um anti-cloro e um para criar bacterias essenciais no filtro. Eu punha 8 Neons, a corydora e o limpa vidros. A ciclagem, colocas tudo o que tens a por dentro do aquario depois metes a água( Não até ca acima para dar espaço para fazeres a ambientação dos peixes. Convem utilizares um teste para medires o Ph que deverás ajustar ao 7.0 antes de pores os neons, para descer metes agua engarrafada, para aumentares água da torneira(claro com o anti-cloro e as bactérias). Troca parcial de água todas as semanas nunca total. Mensalmente lavar o filtro na água que tiras do aquário dessa vez para não destruires a colónia de bactérias. Mexer na água com as mão muito bem lavadas sem sabonte só água.
Já agora...alguém que me ajude na parte da flora sff
Olá bem vindo ao fórum, Sérgio 666.
Antes de responder a algumas questões, queria só dizer relativamente à intervenção do Pedro1996:
Uma amplitude entre 6.8 e 7.4 é perfeitamente tolerada pela grande maioria dos peixes de água quente de aquário comunitário.
Agora Sérgio:
O aquário é muito pequeno, portanto esqueça lá as corydoras (peixe de cardume, nunca ter apenas uma) e esqueça também o limpa-vidros.
Não quero desmoralizar mas na eventualidade de conseguir manter esse pequeno volume de água salubre um cardume de 8 néons já é capaz de ser carga biológica a mais.
Os aquários pequenos são muito mais difíceis de manter em condições que os grandes, porque quanto mais água mais estável a química da mesma, e é aqui que bate o ponto.
Num aqua pequeno desses, um betta. SÓ. Isto se fosse meu. Pode colocar plantas de pouco crescimento como anúbias anãs, vai embelezar o aquário e ajudar a oxigenar a água.
A ciclagem: um aquário acabado de montar não pode suportar vida, porque o que processa os detritos dos peixes são as bactérias nitrificantes que ainda não existem em quantidade suficiente.
Leia este tópico para perceber o que é a ciclagem, qual a sua importância e como fazer. http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52151
Quando o Pedro fala em "químicos", não se trata de químicos nenhuns: existem preparados á venda que são mesmo clónias de bactérias VIVAS para acelerar o processo de ciclagem.
" Não até ca acima para dar espaço para fazeres a ambientação dos peixes. Convem utilizares um teste para medires o Ph que deverás ajustar ao 7.0 antes de pores os neons, para descer metes agua engarrafada, para aumentares água da torneira(claro com o anti-cloro e as bactérias)"
Voltando ao assunto do pH, por favor ignore um bocadinho o que o Pedro1996 escreveu no quote acima, porque o Pedro não sabe qual é o pH da água da sua torneira, que durante a ciclagem o pH tem de subir voltando a descer quando a ciclagem está concluída e o aquário pronto para receber vida, que o que mata os peixes não são as diferenças de pH, é a existência de amónia que indica que o ciclo ainda não está feito e que indica também que a química da água não está bem, portanto o teste de amónia ainda é mais importante num aqua pequeno do que o de pH.
Quanto à água engarrafada: a água engarrafada só faz descer o pH se a água da torneira que se meteu no aqua for mais alcalina que a engarrafada e se se substituir todo o volume de água... e isso depende tanto da zona onde vive no caso da água canalizada como da origem da água mineral.
Quanto á manutenção:
Num aqua de 20 litros substitui semanalmente um terço da água. Pode lavar o filtro nesta ocasião mas sempre na água de acabou de retirar do aqua para não matar as bactérias nitrificantes.
Se não quiser estar a gastar $ em anti-cloro para tratar a água nova, basta arranjar um ou dois garrafões destapados e deixar água da torneira repousar durante 2 dias, o cloro que tiver sai naturalmente.
Não colocar o aqua onde receba luz solar directa, num instante vai ficar tudo cheio de algas e verdete.
Só mais uma chamada de atenção: lembre-se que o seu aqua é de plástico... portanto cuidado com o que usa para limpar o seu interior, nada de esfregões abrasivos senão risca tudo. O ideal para começar no hobby é um aqua de vidro.
Cumprimentos.
Antes de responder a algumas questões, queria só dizer relativamente à intervenção do Pedro1996:
Existem peixes que preferem águas alcalinas mas esses não serão os peixes que temos nos nossos comunitários. Na realidade, a maior parte dos nossos peixes até preferem águas ligeiramente ácidas e julgo já ter explicado isto ao Pedro... o pH 7 não é alcalino nem ácido: é NEUTRO.Eu começava com peixes de águas alcalinas
Uma amplitude entre 6.8 e 7.4 é perfeitamente tolerada pela grande maioria dos peixes de água quente de aquário comunitário.
Agora Sérgio:
O aquário é muito pequeno, portanto esqueça lá as corydoras (peixe de cardume, nunca ter apenas uma) e esqueça também o limpa-vidros.
Não quero desmoralizar mas na eventualidade de conseguir manter esse pequeno volume de água salubre um cardume de 8 néons já é capaz de ser carga biológica a mais.
Os aquários pequenos são muito mais difíceis de manter em condições que os grandes, porque quanto mais água mais estável a química da mesma, e é aqui que bate o ponto.
Num aqua pequeno desses, um betta. SÓ. Isto se fosse meu. Pode colocar plantas de pouco crescimento como anúbias anãs, vai embelezar o aquário e ajudar a oxigenar a água.
A ciclagem: um aquário acabado de montar não pode suportar vida, porque o que processa os detritos dos peixes são as bactérias nitrificantes que ainda não existem em quantidade suficiente.
Leia este tópico para perceber o que é a ciclagem, qual a sua importância e como fazer. http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52151
Quando o Pedro fala em "químicos", não se trata de químicos nenhuns: existem preparados á venda que são mesmo clónias de bactérias VIVAS para acelerar o processo de ciclagem.
" Não até ca acima para dar espaço para fazeres a ambientação dos peixes. Convem utilizares um teste para medires o Ph que deverás ajustar ao 7.0 antes de pores os neons, para descer metes agua engarrafada, para aumentares água da torneira(claro com o anti-cloro e as bactérias)"
Voltando ao assunto do pH, por favor ignore um bocadinho o que o Pedro1996 escreveu no quote acima, porque o Pedro não sabe qual é o pH da água da sua torneira, que durante a ciclagem o pH tem de subir voltando a descer quando a ciclagem está concluída e o aquário pronto para receber vida, que o que mata os peixes não são as diferenças de pH, é a existência de amónia que indica que o ciclo ainda não está feito e que indica também que a química da água não está bem, portanto o teste de amónia ainda é mais importante num aqua pequeno do que o de pH.
Quanto à água engarrafada: a água engarrafada só faz descer o pH se a água da torneira que se meteu no aqua for mais alcalina que a engarrafada e se se substituir todo o volume de água... e isso depende tanto da zona onde vive no caso da água canalizada como da origem da água mineral.
Quanto á manutenção:
Num aqua de 20 litros substitui semanalmente um terço da água. Pode lavar o filtro nesta ocasião mas sempre na água de acabou de retirar do aqua para não matar as bactérias nitrificantes.
Se não quiser estar a gastar $ em anti-cloro para tratar a água nova, basta arranjar um ou dois garrafões destapados e deixar água da torneira repousar durante 2 dias, o cloro que tiver sai naturalmente.
Não colocar o aqua onde receba luz solar directa, num instante vai ficar tudo cheio de algas e verdete.
Só mais uma chamada de atenção: lembre-se que o seu aqua é de plástico... portanto cuidado com o que usa para limpar o seu interior, nada de esfregões abrasivos senão risca tudo. O ideal para começar no hobby é um aqua de vidro.
Cumprimentos.
Última edição por dinodane em quinta mar 17, 2011 11:24 am, editado 2 vezes no total.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Tudo bem Pedro mas o que "eles" dizem não interessa, interessa é o que está correcto. Isso tem algum jeito, peixes alcalinos ou ácidos?
Eu não disse que o pH devia ser 7, o que eu disse foi que a maioria das espécies tolera perfeitamente uma amplitude de pH. O pessoal aqui preocupa-se tanto com o pH e não percebe que quando os peixes adoecem ou morrem não é por causa do pH, é por causa dos aquários serem mínimos, é por causa de não fazerem ciclagem, é por causa de picos de amónia por tpa, filtração e manutenção insuficiente, no entanto só falam do pH.
Os peixes que o Sérgio manifestou como da sua preferência, os néons, são peixes originários da Bacia do Amazonas. Preferem águas ácidas e moles. O mesmo sucede com as coridoras, que o Pedro já devia saber serem peixes gregários que precisam da companhia da sua espécie. Isto são assuntos já falados aqui n vezes, inclusivamente em tópicos abertos pelo Pedro para esclarecimento destas e outras dúvidas...
Eu não disse que o pH devia ser 7, o que eu disse foi que a maioria das espécies tolera perfeitamente uma amplitude de pH. O pessoal aqui preocupa-se tanto com o pH e não percebe que quando os peixes adoecem ou morrem não é por causa do pH, é por causa dos aquários serem mínimos, é por causa de não fazerem ciclagem, é por causa de picos de amónia por tpa, filtração e manutenção insuficiente, no entanto só falam do pH.

Os peixes que o Sérgio manifestou como da sua preferência, os néons, são peixes originários da Bacia do Amazonas. Preferem águas ácidas e moles. O mesmo sucede com as coridoras, que o Pedro já devia saber serem peixes gregários que precisam da companhia da sua espécie. Isto são assuntos já falados aqui n vezes, inclusivamente em tópicos abertos pelo Pedro para esclarecimento destas e outras dúvidas...
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP
Eu punha um Betta e uns camarões caridina.
Para plantas punha uma anubia ou algumas elodeas (têm um crescimento bastante rápido) e punha também aquelas bolinhas de musgo japonesas.
Nada mais!
Para plantas punha uma anubia ou algumas elodeas (têm um crescimento bastante rápido) e punha também aquelas bolinhas de musgo japonesas.
Nada mais!