Cão e Gato...é possivel?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quinta mar 17, 2011 11:52 am

As fotos são de facto deliciosas :D

Ainda assim prepare-se para a guerrinha inicial.... reserve uma zona onde possa ter as coisas do gatinho longe das do cão.

lembre-se que ambos são criaturas algo territoriais e a aproximação deve ser faseada.

ou seja... inicialmente se eles se tolerarem ou se simplesmente se ignorarem, já será excelente ;)

depois com o tempo a proximidade pode evoluir( ou não... ) dependendo de muitos factores tanto ambientais como do proprio feitio dos animais.

A correr bem, eles viverão em paz ( algo relativa dependendo dos dias :) ) e acredito que tudo se desenvolverá de forma positiva... para eles e para a dona!!

dar lar a um animal é das melhores coisas que podemos fazer nesta vida!

muito boa sorte e novidades dos patudos se possivel!!! :)
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta mar 17, 2011 12:05 pm

Bem, com tantas cautelas e teorias sobre comportamentos caninos e felinos, não sei como se arranjam pessoas como a Colette, por exemplo... :roll:

Os gatos são sempre territoriais, os cães podem sê-lo ou não, pelo menos no sentido que habitualmente se dá a esta palavra. Por isso é que sempre ouvi aconselhar que quando se pretende ter os dois sob o mesmo tecto, o cão deve já existir na casa quando o gato entra.

Mas como nem sempre se pode fazer assim, o melhor mesmo é deixarmo-nos de teorias e grandes preocupações e juntar-se os dois sem perder de vista a diferença de espécies e as reacções iniciais inevitáveis: não permitir que um e outro se ataquem, o resto fica a cargo do tempo. Quanto menos se interferir, menos tempo levarão a habituar-se e a definir territórios e menos "maus feitios" surgirão.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quinta mar 17, 2011 12:16 pm

verdade lulu a collete é um excelente exemplo.
A lulu também... e tantos mais haveria só nesta casa.

por isso mesmo dizia, que os factores ambientais influenciam os animais.

o dono é um desses factores... talvez o mais importante.

um dono sereno e cheio de calo, é meio caminho andado como o código postal!!!

comportamento gera comportamente e tudo o que nós somos reflecte-se neles também. penso eu.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta mar 17, 2011 12:30 pm

No meu caso, juntei um cão de porte médio a 13 gatos e nunca houve uma arranhadela ou menção de uma dentada. Sopradelas houve, claro, nos primeiros dias de convivência comum.

Não sei se para isto terá contribuído o facto de o Juca ter estado separado dos gatos durante uma semana, pois tinha sido castrado, batia com o grande funil que usava em todo o lado ao passar e, isso sim, assustava os gatos. Quando tirou o funil, já os gatos se tinham habituado à presença e ao cheiro dele, e o Juca aos dos gatos.

Imagem

Imagem
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
LuluB
Membro Veterano

quinta mar 17, 2011 1:12 pm

Netherwing Escreveu:verdade lulu a collete é um excelente exemplo.
A lulu também... e tantos mais haveria só nesta casa.

por isso mesmo dizia, que os factores ambientais influenciam os animais.

o dono é um desses factores... talvez o mais importante.

um dono sereno e cheio de calo, é meio caminho andado como o código postal!!!

comportamento gera comportamente e tudo o que nós somos reflecte-se neles também. penso eu.
Eu não sou exemplo neste caso porque há muitos anos que não tenho gatos.

Mas sim, a nossa atitude é que conta, ou pelo menos é o factor fundamental na habituação de cães a gatos e de gatos a cães. Ter equilíbrio e bom senso na nossa relação com os animais é o melhor conselho que se pode dar. E os animais não são estúpidos, sabem perfeitamente até onde podem ir quando têm um dono que os trata como aquilo que são.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuluB
Membro Veterano

quinta mar 17, 2011 1:13 pm

Tassebem Escreveu:Imagem
Adoro esta foto! :D
<p>&nbsp;</p>
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta mar 17, 2011 1:18 pm

LuluB Escreveu: (...) há muitos anos que não tenho gatos.

(...)
E não põe a hipótese de ter, Lulu? Ando à procura de um dono especial para uma gatinha especial.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
LuluB
Membro Veterano

quinta mar 17, 2011 1:48 pm

Tassebem Escreveu:
LuluB Escreveu: (...) há muitos anos que não tenho gatos.

(...)
E não põe a hipótese de ter, Lulu? Ando à procura de um dono especial para uma gatinha especial.
Infelizmente, não, Tasse. Pelas mesmíssimas razões por que já não voltarei a adoptar mais nenhum cão: idade, falta de meios, etc... :(
<p>&nbsp;</p>
Tassebem
Membro Veterano

quinta mar 17, 2011 1:57 pm

Só vejo possíveis problemas no «etc.» :lol:

Desculpem o off-topic.
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

quinta mar 17, 2011 1:59 pm

Quando tivemos a nossa primeira gata, a minha Yorkie tinha dois anos e meio. a gata era bebé, habituaram-se perfeitamente uma à outra, dormiam juntas, brincavam juntas, a gata roçava-se toda na cadela!! mais tarde veio a matilde, a minha outra gata juntar-se ao grupo e as relações entre cães e gatos continuaram sempre pacificas!

Infelizmente a Ipa desapareceu já há muitos anos. neste momento lá em casa temos um grupo de três cães (cinco, quando eu vou a casa de fim de semana e por vezes sete cães, quando se juntam os cães dos amigos) e três gatos :) e to0dos se dão bem!!
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta mar 17, 2011 2:37 pm

A nossa casa sempre foi uma casa de cães, sempre pastor alemão. Quando adquirimos o 1º gato tínhamos um pastor alemão já com 8 anos que adorou desde o início o gatinho. Esse cão era especial, uma verdadeira ama-seca de qualquer animal bebé. Quando esse cão morreu tivemos um desgosto enorme de tal maneira que durante seis anos não tivemos cão. Nós, filhos, já éramos adultos, trabalhávamos e estudávamos e não tínhamos tempo para treinar o animal. Os meus pais optaram por adquirir uma gata. Esta ao contrário do macho que era um pachola, tinha o típico feitiozinho de gato mal sociabilizado. Foram precisos anos e muita paciência para se tornar uma gata simpática e confiável não só connosco mas também com as crianças que entretanto nasceram. Infelizmente só co-habitou com o macho cerca de um ano e meio visto o nosso gato ter morrido prematuramente. De qualquer modo, durante o tempo em que viveram juntos, esse gato lá deve ter tido as suas conversas com a gata de modo a convencê-la firmemente que cão é amigo e pastor alemão seria, definitivamente, um grande amigo. É a única explicação que eu encontro para a nossa Tai-Tai, terror do veterinário, inimiga firme de qualquer pessoa estranha à casa tivesse aceitado calma e pacificamente um cachorro de 2 meses daquela raça, fofo mas completamente destrambelhado e maior e muito mais pesado que ela. Era adorável vê-los a dormir juntos ou ela a cuidar da limpeza dos olhos e orelhas do cão. Era hilariante ver o cão a correr quintal fora a ladrar a algum estranho que passava com ela montada nas costas dele (sim que as pernas dela não conseguiam acompanhar a passada do Bonga) a rosnar e toda eriçada.

E tem sido sempre assim na minha casa. Vamos adquirindo os gatos e os cães e basta apresentá-los que eles se aceitam desde o início. O que tem graça é que a boa vizinhança é entre os animais da casa. Venha de lá algum cão ou gato, bebé ou adulto, que não seja residente e aí sim, o caso complica e temos que ter o cuidado de nos mantermos vigilantes até o fim da estadia.
Maria Jo&atilde;o
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quinta mar 17, 2011 2:53 pm

Imagem

piores feras não há :D :D
LuluB
Membro Veterano

quinta mar 17, 2011 3:09 pm

mjoaomarques Escreveu:...Era hilariante ver o cão a correr quintal fora a ladrar a algum estranho que passava com ela montada nas costas dele (sim que as pernas dela não conseguiam acompanhar a passada do Bonga) a rosnar e toda eriçada.

...
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Dava qualquer coisa para ter visto isso!
<p>&nbsp;</p>
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta mar 17, 2011 7:40 pm

LuluB Escreveu:
mjoaomarques Escreveu:...Era hilariante ver o cão a correr quintal fora a ladrar a algum estranho que passava com ela montada nas costas dele (sim que as pernas dela não conseguiam acompanhar a passada do Bonga) a rosnar e toda eriçada.

...
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Dava qualquer coisa para ter visto isso!
Era engraçado até porque ela não corria para apanhar o Bonga. Ela gostava era de estar deitada numa cadeira que costuma estar à porta da cozinha que por sua vez, fica perto da saída do páteo. Assim que ela sentia o Bonga (ou a Nina) a correrem para passarem para o quintal, ela punha-se a jeito e quando o cão passava pela cadeira, zás, saltava para as costa do cão. Embora o quintal seja comprido, nunca deu tempo para ir buscar a máquina fotográfica ou de vídeo para gravar a cena. E com tanto animal em casa, temos mesmo que ter esse tipo de objectos arrumados.
Maria Jo&atilde;o
pacoo
Membro Veterano
Registado: quarta out 14, 2009 5:00 pm

quinta mar 17, 2011 7:43 pm

acho que depende da cadela e do gato. cada animal tem a sua personalidade uns são mais tolerantes que outros. o meu cão gosta da gata da minha tia, mas detesta o filho da gata. como disse, cada animal tem a sua personalidade. tente, e veja se eles se dão bem javascript:emoticon(':D')
Responder

Voltar para “Cães”