É por isso que as pessoas se atrapalham... mandam-nas hesitar assim sem mais nem menos!Tassebem Escreveu:EXITAR é sair por onde está uma placa a dizer EXIT.Chamarrita Escreveu: (...)
da lista da dino, só não entendi pompimento!
mas falta lá o fantásctico verbo EXITAR.
Torre dos Tombos
-
Chamarrita
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
Tassebem
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Vou corrigir eu, que isto está-me a fazer brotoeja.
- ezactamente - exactamente
- anguentar - aguentar
- infezadinhos - enfezadinhos
- enduvidados - endividados
- deichem se - deixem-se
- asserio - a sério
- heronico - irónico
- concursso - concurso
- heronia - ironia
- mudificar - modificar
- currigir - corrigir
- converssas - conversas
- merce-mos - merecemos
- voças - vossas
- cunhecimento - conhecimento
- mensionar - mencionar
- intrevençoes - intervenções
- a pezar - apesar
- interevençoes - intervenções
- injectao - injectam
- matoloes - matulões
- germidado - germinado (?)
- pontenciais - potenciais
- beranco - branco
- hubrido - híbrido
- afecoada - afeiçoada (?)
- pompimento -
- progedicados - prejudicados
- disenfectaçoes - desinfecções
- periocupa - preocupa
- sertas - certas
- regregujitação - regurgitação[/b]
- ezactamente - exactamente
- anguentar - aguentar
- infezadinhos - enfezadinhos
- enduvidados - endividados
- deichem se - deixem-se
- asserio - a sério
- heronico - irónico
- concursso - concurso
- heronia - ironia
- mudificar - modificar
- currigir - corrigir
- converssas - conversas
- merce-mos - merecemos
- voças - vossas
- cunhecimento - conhecimento
- mensionar - mencionar
- intrevençoes - intervenções
- a pezar - apesar
- interevençoes - intervenções
- injectao - injectam
- matoloes - matulões
- germidado - germinado (?)
- pontenciais - potenciais
- beranco - branco
- hubrido - híbrido
- afecoada - afeiçoada (?)
- pompimento -
- progedicados - prejudicados
- disenfectaçoes - desinfecções
- periocupa - preocupa
- sertas - certas
- regregujitação - regurgitação[/b]
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
Tassebem
- Membro Veterano
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Não sei, Bingley, a dinodane é que poderá dizer.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Ora bem, tudo isto vem do fórum das aves...
Antes do mais, e contra todas as expectativas:
Já o pompimento... terá a ver com emplumar ou coisa que o valha.
Havia muito mais... ó assassinato de Português.
Olhe que não... os enduvidados são aqueles que têm dúvidas.- enduvidados - endividados
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
Tassebem
- Membro Veterano
A palavra até está bem construída...dinodane Escreveu:Ora bem, tudo isto vem do fórum das aves...
Olhe que não... os enduvidados são aqueles que têm dúvidas.- enduvidados - endividados
É o que nós andamos todos: enduvidados e endividados.
-
Tassebem
- Membro Veterano
Deve ser. Nesse caso, é gralha.Bingley Escreveu:Seria rompimento (de romper as penas, como rompem os dentes)?... era so curiosidade de perceber o porque de a ave ter vindo sem cauda, mas deve ter sido mesmo os irmaos, pois ja se nota o pompimento das penas...
...
- a pezar - apesar
Esta forma não está errada, ao contrário do que nos possa parecer e mesmo sabendo-se que a pessoa que a utilizou cometeu um erro ortográfico por desconhecimento.
É uma forma antiga e escrita com grafia antiga. Com as sucessivas reformas ortográficas, a expressão aglutinou-se em apesar, sendo o z substituído pelo s, mas mantendo-se o som. Mas a palavra inicial da expressão, pezar (pena, dó), ainda hoje se escreve com z.
Esta forma não está errada, ao contrário do que nos possa parecer e mesmo sabendo-se que a pessoa que a utilizou cometeu um erro ortográfico por desconhecimento.
É uma forma antiga e escrita com grafia antiga. Com as sucessivas reformas ortográficas, a expressão aglutinou-se em apesar, sendo o z substituído pelo s, mas mantendo-se o som. Mas a palavra inicial da expressão, pezar (pena, dó), ainda hoje se escreve com z.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
-
Tassebem
- Membro Veterano
Agora fui a correr aflita ao dicionário, porque sempre escrevi pesar (pena) com s. E encontrei, de facto, pesar e não pezar.
E temos aquela bela expressão «apesar dos pesares»...
-
Chamarrita
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
E os pêsames.Tassebem Escreveu:Agora fui a correr aflita ao dicionário, porque sempre escrevi pesar (pena) com s. E encontrei, de facto, pesar e não pezar.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Deve ser isso.Bingley Escreveu:Seria rompimento (de romper as penas, como rompem os dentes)?... era so curiosidade de perceber o porque de a ave ter vindo sem cauda, mas deve ter sido mesmo os irmaos, pois ja se nota o pompimento das penas...
...
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo