Dermatofitose?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
sábado mar 12, 2011 11:41 am

Bpa tarde...notei que lhe surgem várias questões quando fala com o veterinario..porque não escrêvê-las e perguntar ao mesmo ? ;)

Prefere decerto questionar um destes:
Imagem

A um destes ?
Imagem

As melhoras ;) :P
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
Mary56
Membro Júnior
Registado: terça fev 15, 2011 8:31 pm

sábado mar 12, 2011 12:06 pm

Sr Vasco,

Aprecio o seu bom humor, o local talvez não seja o mais indicado, mas isso é uma questão de educação.

Os melhores cumprimentos
luisfdgon
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

sábado mar 12, 2011 12:18 pm

Mary56 Escreveu:
luisfdgon Escreveu:
Mary56 Escreveu:Obrigada catrules e anja-azul pelos comentários.

De facto já não sei o que pensar. Não entendo este quadro, nem tenho de entender, para isso é que existem veterinários. Uma vez descartadas as hipóteses de sarna e tinha, tranquilizei no que toca a doenças contagiosas. E relativamente a doenças graves, não quero acreditar, porque logo os dois era dose! Nem quero pensar nisso, livra!
Dou comigo a pensar...terá a cultura de fungos resultado num falso negativo?
Não sei. Há que aguardar mais uma semana com o coração nas mãos.
Não sei se o que vou dizer não será a maior baboseira :oops: a gata da minha mamy andava com umas peladas e só com mudança alimentar passou, será da comida que lhe estão a dar? é como lhe digo isto pode ser uma GRANDE asneira da minha parte...

Obrigada pela partilha.
Eles estavam a comer Royal Canin 36 de há 3 meses para cá (quando o mais novo chegou cá a casa). Agora comem Royal Canin hipo alergénica porque estávamos no estágio de perceber se a pelada do mais velho seria efectivamente fruto de uma alergia alimentar.
Acho difícil a RC fazer alergia logo aos dois, mas sei lá...
Difícil, ainda mais a hipo alergénica... Isso poderia ser se eles comessem comida de supermercado (algum lote menos bom, sei lá). É como lhe digo, só mm para tentar despistar tudo tudo, pq imagino que neste momento esteja com pcas alternativas :(

Já tentou falar com outro vet?
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
sábado mar 12, 2011 12:30 pm

Mary56 Escreveu:Sr Vasco,

Aprecio o seu bom humor, o local talvez não seja o mais indicado, mas isso é uma questão de educação.

Os melhores cumprimentos
Nao era bom humor..era a verdade...as questoes devem ser colocadas a quem de direito...foi assim que aprendi...mas olhe..deve ser uma questao de educacao... 8)
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
Mary56
Membro Júnior

sábado mar 12, 2011 12:42 pm

VascoV2 Escreveu:
Mary56 Escreveu:Sr Vasco,

Os melhores cumprimentos
Nao era bom humor..era a verdade...as questoes devem ser colocadas a quem de direito...foi assim que aprendi...mas olhe..deve ser uma questao de educacao... 8)
...

Cumprimentos
Mary56
Membro Júnior

sábado mar 12, 2011 12:56 pm

luisfdgon Escreveu:
Mary56 Escreveu:
luisfdgon Escreveu:
Mary56 Escreveu:Obrigada catrules e anja-azul pelos comentários.

De facto já não sei o que pensar. Não entendo este quadro, nem tenho de entender, para isso é que existem veterinários. Uma vez descartadas as hipóteses de sarna e tinha, tranquilizei no que toca a doenças contagiosas. E relativamente a doenças graves, não quero acreditar, porque logo os dois era dose! Nem quero pensar nisso, livra!
Dou comigo a pensar...terá a cultura de fungos resultado num falso negativo?
Não sei. Há que aguardar mais uma semana com o coração nas mãos.
Não sei se o que vou dizer não será a maior baboseira :oops: a gata da minha mamy andava com umas peladas e só com mudança alimentar passou, será da comida que lhe estão a dar? é como lhe digo isto pode ser uma GRANDE asneira da minha parte...

Obrigada pela partilha.
Eles estavam a comer Royal Canin 36 de há 3 meses para cá (quando o mais novo chegou cá a casa). Agora comem Royal Canin hipo alergénica porque estávamos no estágio de perceber se a pelada do mais velho seria efectivamente fruto de uma alergia alimentar.
Acho difícil a RC fazer alergia logo aos dois, mas sei lá...
Difícil, ainda mais a hipo alergénica... Isso poderia ser se eles comessem comida de supermercado (algum lote menos bom, sei lá). É como lhe digo, só mm para tentar despistar tudo tudo, pq imagino que neste momento esteja com pcas alternativas :(

Já tentou falar com outro vet?
Desculpe Luís, não tinha reparado na sua mensagem.
Não falei com mais nenhum veterinário uma vez que confio mesmo nos veterinários da clínica onde os meus gatos são assistidos. Consideram tudo muito estranho, daí terem desta vez partido para a biopsia aos dois. Estamos no compasso de espera.
luisfdgon
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

sábado mar 12, 2011 7:47 pm

Mary56 Escreveu: Desculpe Luís, não tinha reparado na sua mensagem.
Não falei com mais nenhum veterinário uma vez que confio mesmo nos veterinários da clínica onde os meus gatos são assistidos. Consideram tudo muito estranho, daí terem desta vez partido para a biopsia aos dois. Estamos no compasso de espera.
Vá dando notícias, por aqui estamos a torcer pelos seus meninos!! BOA SORTE!
TSaphira
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 8:33 am

segunda mar 14, 2011 3:34 pm

Olá

Conto aqui a minha experiência com uma das minhas bixanas, a Sky.
A Sky tem uma estomatite linfoplamacitária (a vet já brinca comigo e diz que é a casa das estomatites, pois tenho outros bichanos que têm o memso problema) que no principio do Inverno a incomodou bastante, e em que se teve que retirar a maioria dos dentes.

A certa altura apareceram grandes peladas ma cauda, e nas duas patas posteriores, assim como debaixo do queixo.

Quando a adoptei ela já vinha com estomatite, que terá resultado de uma resposta exagerada do sistema imunitário ao calicivirus ou a herpesvirus.

Ora quando ela fazia a sua higiene pessoal, ao que se juntou o babar-se por causa da estomatite, a saliva carregada de virus provocou as peladas e o "queimar" da pelagem junto às peladas.

No seu caso, poderá eventualemente ser o herpesvirus do mais velhinho a causar essas peladas.
Fale ao seu vet nessa possibilidade.
A Sky, como disse, foi operada à boca, fez "antibiotico Bocal", reforço do sistema imunitário para combater o virus e banho (no vet, em casa era impossivel) com um shampoo próprio (não é shampoo antifungico, pois o problema não eram fungos).

Por outro lado a Lisi** é óptima para ajudar o herpesvirus felino, e tem tido resultados muito eficazes. Fale nisso também ao seu vet.

Os testes aos fungos poderão dar negativos e não o serem se a colheita tiver sido mal realizada, e a zona analisada não ter qualquer fungo. Mas normalmente as colheitas são feitas em diversos sitios onde existem as lesões cutâneas e diversos pedaços colhidos na mesma lesão.
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Cita&ccedil;&atilde;o: "Viver &eacute; a arte de sorrir quando a vida diz que n&atilde;o"</p>
TSaphira
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 8:33 am

segunda mar 14, 2011 3:35 pm

Já agora gostava só de colocar uma questão: a biopsia foi feita a quê?
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Cita&ccedil;&atilde;o: "Viver &eacute; a arte de sorrir quando a vida diz que n&atilde;o"</p>
Mary56
Membro Júnior

segunda mar 14, 2011 4:54 pm

Ai TSaphira muito muito obrigada pela sua participação.
Vou evidentemente questionar o vet relativamente a essa possibilidade. Já estou naquela fase em que quero é saber do que se trata, o mais rapidamente possível, para podermos começar a fazer alguma coisa. Neste momento para além da ração hipo alergénica, não estou a fazer mais nada.
Não noto nada de anormal na boca de nenhum deles no entanto nunca se sabe.
O meu gato mais velho começou a fazer também Lis*** em Janeiro passado, quando teve uma das crises provocada pelo herpes virus. Contudo, na altura em que passámos a tentar apurar a possibilidade de uma alergia alimentar, o vet. sugeriu parar, para ter a certeza que nada interferia no diagnóstico.
A recolha de pêlos para a cultura de fungos foi realizada à minha frente junto às duas peladas que ele tinha na altura.
As biopsias foram realizadas na pele onde estavam as peladas. Ao mais velho fizeram duas, pois a lesão é bem grande. E no mais novo apenas uma pois é uma pelada pequena.
Actualmente o mais velho já tem pêlo na lesão embora curtinho claro. Também noto que há menos pêlo pelo chão. A pelada do mais novo mantém-se igual.

Mais uma vez obrigada.

Tudo de bom para os seus gatinhos.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda mar 14, 2011 5:03 pm

a mera existência de peladas pode significar apenas que o fungo já lá esteve. Pode demorar algum tempo até o pêlo começar a crescer, e até pode não crescer, se as lesões tiverem sido profundas. Isso explicaria a cultura com resultados negativos. Pela sua descrição, e pela eperiência que tenho com "tinhosos"... era dermatifitose mesmo. Pode voltar, no caso de baixa de imunidade, pode nunca mais ocorrer... uma boa limpeza e ambiente seco e luminoso costumam evitar recorrências. :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Mary56
Membro Júnior

quinta mar 17, 2011 9:47 pm

Boa noite,

Acabo de saber o resultado das biopsias onde não se revelou qualquer presença de fungos ou ácaros. Apontam no relatório para para uma eventual existência de alergia alimentar ou atópica (creio que é assim). Assim sendo, esperam-nos dois meses a despistar alergia alimentar e mais tarde, se não surgirem melhorias, procede-se a análises ao sangue de forma a verificar uma possível atopia.

E pronto, a quem acompanhou e comentou neste tópico, trocando impressões, aconselhando-me ou desejando as melhoras aos meus gatinhos, agradeço do fundo do coração.
Não sei se terão a noção (certamente que sim), mas o facto de partilharmos num espaço como este as nossas dificuldades com os nossos animais, conforta-nos. Por isso, tendo terminado o telefonema para a clínica e depois de mais uma vez ter agradecido ao vet. por tudo o que tem feito, decidi que a quem acompanhou o tópico deveria igualmente este agradecimento.

Cumprimentos a todos os amantes de animais em particular dos felinos.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

quinta mar 17, 2011 10:04 pm

Mary56:

Infelizmente alergias alimentares vão surgindo cada vez mais, não só nas pessoas como também nos animais.
Penso que agora efectuando os testes vai ser possível detectar a causa e depois é só seguir a dieta recomendada e regra geral as melhorias notam-se logo.

O forum existe para isto mesmo, dúvidas, desabafos, partilha de experiências :wink:

As rápidas melhoras para os dois miaus :D
S&oacute;nia
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta mar 17, 2011 10:12 pm

Mary, e está na altura de mudar de tópico também. As alergias alimentares não vão lá com análises... é mesmo por tentativa e erro, e alguma cortisona inicialmente. ;) Fico contente por não ser fungo, nem ácaro e muito menos cushing ou tiróide! :D As rações hipoalergénicas até ver funcionam bem e dão para controlar a coisa. ;)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

quinta mar 17, 2011 10:19 pm

Mudar de título :wink:
S&oacute;nia
Responder

Voltar para “Gatos”