Composição da ração para cães
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: quinta nov 06, 2003 6:43 pm
- Localização: Cadela - Kyara, Gatos - Mel, Bianca, Cuca, Pirralho, Soneca, Lana e Dolly
Olá!
Gostava da vossa opinião no seguinte: qual das rações abaixo indicadas consideram de boa qualidade, são tudo rações baratas.
Ração 1
Proteína Bruta 26%
Humidade 8.5%
Gordura Bruta 15%
Fibra Bruta 2.5%
Cinzas Brutas 7,5%
Cálcio 1%
Fósforo 0.80%
Vitamina A12.000 IU
Vitamina D3 750 IU
Vitamina E 100 mg
Cobre 25 mg
B-Caroteno 10 mg
Ração 2
Proteína Bruta 22.5%
Humidade 8%
Gordura Bruta 8%
Fibra Bruta 3%
Cinzas Brutas 9,5%
Cálcio 2.3%
Fósforo 1.4%
Vitamina A8.000 IU
Vitamina D3 800 IU
Vitamina E 70 mg
Cobre 8.0 mg
B-Caroteno 0 mg
Ração 3
Proteína Bruta 24%
Humidade 10%
Gordura Bruta 16%
Fibra Bruta 3.5%
Cinzas Brutas 7,0%
Cálcio 1.5%
Fósforo 0.9%
Vitamina A12.000 IU
Vitamina D3 750 IU
Vitamina E 100 mg
Cobre 25 mg
B-Caroteno 10 mg
Gostava da vossa opinião no seguinte: qual das rações abaixo indicadas consideram de boa qualidade, são tudo rações baratas.
Ração 1
Proteína Bruta 26%
Humidade 8.5%
Gordura Bruta 15%
Fibra Bruta 2.5%
Cinzas Brutas 7,5%
Cálcio 1%
Fósforo 0.80%
Vitamina A12.000 IU
Vitamina D3 750 IU
Vitamina E 100 mg
Cobre 25 mg
B-Caroteno 10 mg
Ração 2
Proteína Bruta 22.5%
Humidade 8%
Gordura Bruta 8%
Fibra Bruta 3%
Cinzas Brutas 9,5%
Cálcio 2.3%
Fósforo 1.4%
Vitamina A8.000 IU
Vitamina D3 800 IU
Vitamina E 70 mg
Cobre 8.0 mg
B-Caroteno 0 mg
Ração 3
Proteína Bruta 24%
Humidade 10%
Gordura Bruta 16%
Fibra Bruta 3.5%
Cinzas Brutas 7,0%
Cálcio 1.5%
Fósforo 0.9%
Vitamina A12.000 IU
Vitamina D3 750 IU
Vitamina E 100 mg
Cobre 25 mg
B-Caroteno 10 mg
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Olá
Normalmente as rações baratas não são de boa qualidade.
Aqui o princípio "a qualidade paga-se" aplica-se perfeitamente.
Outro princípio (ditado popular )que se aplica aqui na perfeição: "Não se fazem omoletas sem ovos".
Normalmente as rações baratas não são de boa qualidade.
Aqui o princípio "a qualidade paga-se" aplica-se perfeitamente.
Outro princípio (ditado popular )que se aplica aqui na perfeição: "Não se fazem omoletas sem ovos".
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Boa noite.
Por acaso eu não costumo escolher a ração pela descrição dos nutrientes apenas. Sigo os seguintes critérios:
1. Que a proteina provenha sobretudo de fontes animais e diversificadas (carne, peixe, ovo, etc);
2. Que utilize o mínimo possível de sub produtos;
3. Que a fiscalização dos ingredientes seja o mais fiável possível, daí que tenha optado por uma ração americana;
4. Que os produtos nelas utilizados sejam certificados para consumo humano (o que encarece sobremaneira o preço...)
Quanto à composição importa verificar se a relação cálcio/fósforo se cifra aproximadamente em 1,4/1. Finalmente quanto à proteina/gordura tudo depende do nível de actividade que o cão tiver. Cães muito activos podem perfeitamente suportar uma relação 32/20, cães com actividade média 22/16 e cães idosos ou sedentários uma relação ainda bastante menor.
O problema de um excesso de proteina é que pode produzir uma sobrecarga renal com consequentes insuficiencias.
Finalmente alerto que não se fazem omolete sem ovos - um preço baixo só pode ser conseguido à custa da qualidade dos ingredientes utilizados.
Em minha opinião é preferível gastar na ração e poupar no veterinário.
Cumprimentos
José Carlos
Por acaso eu não costumo escolher a ração pela descrição dos nutrientes apenas. Sigo os seguintes critérios:
1. Que a proteina provenha sobretudo de fontes animais e diversificadas (carne, peixe, ovo, etc);
2. Que utilize o mínimo possível de sub produtos;
3. Que a fiscalização dos ingredientes seja o mais fiável possível, daí que tenha optado por uma ração americana;
4. Que os produtos nelas utilizados sejam certificados para consumo humano (o que encarece sobremaneira o preço...)
Quanto à composição importa verificar se a relação cálcio/fósforo se cifra aproximadamente em 1,4/1. Finalmente quanto à proteina/gordura tudo depende do nível de actividade que o cão tiver. Cães muito activos podem perfeitamente suportar uma relação 32/20, cães com actividade média 22/16 e cães idosos ou sedentários uma relação ainda bastante menor.
O problema de um excesso de proteina é que pode produzir uma sobrecarga renal com consequentes insuficiencias.
Finalmente alerto que não se fazem omolete sem ovos - um preço baixo só pode ser conseguido à custa da qualidade dos ingredientes utilizados.
Em minha opinião é preferível gastar na ração e poupar no veterinário.
Cumprimentos
José Carlos
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Em bom português os componenets podem estar nas porporções adequadas mas a matéria prima ser uma boa porcaria... um pouco de serradura e sola de sapatos e já temos uma ração de baixa gama 

<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro
- Localização: Cadela - Kyara, Gatos - Mel, Bianca, Cuca, Pirralho, Soneca, Lana e Dolly
Talvez os ingredientes aqui também façam falta... fica então descrito aquilo que podemos encontrar de informação na embalagem da ração que escolhemos.
Ração 1
Galinha (>20%), milho, trigo, farinha de peixe, gordura animal, cevada, sorgo, farinha de aves, polpa de beterraba seca, hidrolizado de galinha, ovo desidratado, levedura de cerveja seca, cloreto de potássio, sal, hexametofostato de sódio, fosfato di-cálcico, linhaça, DL-metionina.
Ração 2
Cereais. Subprodutos de origem vegetal. Carnes e subprodutos animais. Oléos e Gorduras. Substâncias minerais.
Ração 3
Carne de aves, quirera de arroz, milho, trigo integral, palatabilizante, gordura estabilizada, polpa de beterraba, óleo de soja, levedura de cerveja, fosfáto bicálcico, óleo de peixe, cloreto de sódio, premix vitamínico, cloreto de potássio, premix mineral, cloreto de colina, ovo em pó.
Ração 1
Galinha (>20%), milho, trigo, farinha de peixe, gordura animal, cevada, sorgo, farinha de aves, polpa de beterraba seca, hidrolizado de galinha, ovo desidratado, levedura de cerveja seca, cloreto de potássio, sal, hexametofostato de sódio, fosfato di-cálcico, linhaça, DL-metionina.
Ração 2
Cereais. Subprodutos de origem vegetal. Carnes e subprodutos animais. Oléos e Gorduras. Substâncias minerais.
Ração 3
Carne de aves, quirera de arroz, milho, trigo integral, palatabilizante, gordura estabilizada, polpa de beterraba, óleo de soja, levedura de cerveja, fosfáto bicálcico, óleo de peixe, cloreto de sódio, premix vitamínico, cloreto de potássio, premix mineral, cloreto de colina, ovo em pó.
Para mim este ponto é primordial, já tive um cão com esse problema que depois de declarado é verdadeiramente "chato"...jcsousa Escreveu: O problema de um excesso de proteina é que pode produzir uma sobrecarga renal com consequentes insuficiencias.
Com a lista de ingredientes que expôs, eu descartaria logo a nº 2 (demasiados sub-produtos). A 1 e a 3 parecem-me de valor aproximado,faltando saber se quando se fala em carne de aves se fala em peitos, pescoços, inclusive em bicos ou patas, enfim - é a questão de saber qual a qualidade dos ingredientes utilizados.
Seria´importante saber, da taxa total de proteina, qual a percentagem que corresponde a proteina animal (carne, peixe, ovo) e a que corresponde a proteina vegetal (soja, por ex.), sendo que esta última é tanto maior quanto menor fôr o preço da ração.
Em português correcto, os nutrientes podem estar nas proporções certas, mas os ingredientes serem de baixa qualidade.
Cumprimentos
José Carlos
Seria´importante saber, da taxa total de proteina, qual a percentagem que corresponde a proteina animal (carne, peixe, ovo) e a que corresponde a proteina vegetal (soja, por ex.), sendo que esta última é tanto maior quanto menor fôr o preço da ração.
Em português correcto, os nutrientes podem estar nas proporções certas, mas os ingredientes serem de baixa qualidade.
Cumprimentos
José Carlos
-
- Membro
E como é que sabe isso se a unica informação disponível na embalagem é esta, nesse caso seguiria pelo nome da marca apenas, seria isso que distinguiria uma boa ração de uma má ração? Será o nome da marca suficiente para garantir a qualidade dos ingredientes utilizados? O preço alto será? Se colocarmos uma ração de baixo preço à venda por um preço equivalente às de topo de gama já passa a ser uma ração aceite como boa pelo consumidor?jcsousa Escreveu: Com a lista de ingredientes que expôs, eu descartaria logo a nº 2 (demasiados sub-produtos). A 1 e a 3 parecem-me de valor aproximado,faltando saber se quando se fala em carne de aves se fala em peitos, pescoços, inclusive em bicos ou patas, enfim - é a questão de saber qual a qualidade dos ingredientes utilizados.
Cumprimentos
José Carlos
Pois é... tem toda a razão!
Escolher uma ração nem sempre é tão fácil como parece...
O que vem nas etiquetas nem sempre é completo e, pior ainda, nem sempre é verdadeiro. H´+a um livro de uma autora inglesa, creio, que fez uma investigação sobre os produtos utilizados no fabrico de rações, e não é muito agradável de ler...
Como lhe disse, eu segui os critérios que menciono na minha primeira mensagem, para ter uma boa base de partida. Além disso levo já tempo suficiente com essa ração para me aperceber dos resultados.
De qualquer modo, uma ração fraca, de baixa qualidade, decerto terá consequências no estado do pelo, vitalidade e saúde do seu cão, isto ao fim de pouco tempo. Se não tiver, isto é, se ele mantiver um pelo brilhante, estiver activo e saudável, nada de alergias, etc., isto ao fim de 3 ou 4 meses, terá feito uma boa economia com excelentes resultados.
Em última análise, para avaliar mesmo não há nada como experimentar, mas eu não corro esse risco.
Cumprimentos
José Carlos
Escolher uma ração nem sempre é tão fácil como parece...
O que vem nas etiquetas nem sempre é completo e, pior ainda, nem sempre é verdadeiro. H´+a um livro de uma autora inglesa, creio, que fez uma investigação sobre os produtos utilizados no fabrico de rações, e não é muito agradável de ler...
Como lhe disse, eu segui os critérios que menciono na minha primeira mensagem, para ter uma boa base de partida. Além disso levo já tempo suficiente com essa ração para me aperceber dos resultados.
De qualquer modo, uma ração fraca, de baixa qualidade, decerto terá consequências no estado do pelo, vitalidade e saúde do seu cão, isto ao fim de pouco tempo. Se não tiver, isto é, se ele mantiver um pelo brilhante, estiver activo e saudável, nada de alergias, etc., isto ao fim de 3 ou 4 meses, terá feito uma boa economia com excelentes resultados.
Em última análise, para avaliar mesmo não há nada como experimentar, mas eu não corro esse risco.
Cumprimentos
José Carlos
Tenho a mesma opinião das rações canadianas.jcsousa Escreveu:
Quanto ao resto, já dei a minha opinião coincidente há uns bons tópicos atrás.

<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm
Eu nem devia abrir a boca neste tópico pela minha quase completa ignorância sobre a composição duma boa ração, mas para alem de ter-me feito aconselhar pelo criador e pelo veterinario enquanto a marcas e qualidades, acho que com as rações para cães acontece o mesmo que com os vinhos: o vinho tinto é vinho tinto, feito de uva e alcohol, mas qualquer um que tome daquele que custa 0,80 no Minipreço percebe imediatamente que não é a mesma coisa que aquele tinto do Douro ou da Bairrada que compramos para um jantar especial 
Acho que o preço geralmente reflexa a qualidade e que uma boa alimentação é a base duma boa saúde, é preferível gastar em ração e não em veterinario, se a gente pode fazer-lho.
Alicia

Acho que o preço geralmente reflexa a qualidade e que uma boa alimentação é a base duma boa saúde, é preferível gastar em ração e não em veterinario, se a gente pode fazer-lho.
Alicia
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Olá
Tema rações mais uma vez.
Já expressei a minha opinião n vezes sobre esta matéria, mas julgo que nunca será demais acrescentar isto.
Eu não tenho competência, nem um pouco mais ou menos, para determinar a qualidade de uma ração através da lista de ingredientes descritas na embalagem. Isto não significa que outras pessoas aqui no fórum não saibam fazer essa interpretação, mas julgo que serão muito poucas.
O que julgo é que existe uma enorme irresponsabilidade, diria antes, uma enorme ligeireza na escolha das rações. Por vezes escolhe-se uma ração porque o cão gosta ou muda-se para outra porque o cão não gosta. Ou esta é que é boa porque ao fim de três meses o cão se mostra saudável. Ou porque o pêlo está lindo.
Eu conheço muitas pessoas que faziam uma alimentação extremamente desiquilibrada e que aparentaram saúde durante anos, mas ao fim de algum tempo começaram a rebentar pelas costuras. Uma ração má poderá não se revelar na saúde do cão, obrigatoriamente, a curto ou médio prazo.
Esta questão é demasiado séria e complicada para ser encarada com amadorismos e a olho. Mas então como é que a pessoa vai escolher a ração, se de facto, não tiver conhecimentos suficientes para tal?
Eu tenho confiado no meu veterinário, mesmo sendo ele a vender a ração. É uma questão de confiança. Dou-lhe o benefício da dúvida, tanto nesta área como quando o vou consultar por motivo de uma doença qualquer.
Poderá dizer-se. Mas os veterinários não percebem nada de rações, pois isso não é matéria que se aprende nas faculdades. Pois poderá não ser. Mas as faculdades não ensinam tudo e, a não ser criadores com uma grande e sólida experiência, não estou a ver mais ninguém que tenha competência para ajuizar sobre as tão variadas marcas de ração que proliferam no mercado.
Eu aceito a opinião do veterinário sobre esta ou aquela ração (no meu caso concreto mais no veterinário do que no criador dos meus cães por motivos que não interessa especificar aqui) e não discuto essa escolha, assim como não me preocupo se a vacina foi assim ou assado. Há coisas que realmente me transcendem e esta é uma delas.
Tema rações mais uma vez.
Já expressei a minha opinião n vezes sobre esta matéria, mas julgo que nunca será demais acrescentar isto.
Eu não tenho competência, nem um pouco mais ou menos, para determinar a qualidade de uma ração através da lista de ingredientes descritas na embalagem. Isto não significa que outras pessoas aqui no fórum não saibam fazer essa interpretação, mas julgo que serão muito poucas.
O que julgo é que existe uma enorme irresponsabilidade, diria antes, uma enorme ligeireza na escolha das rações. Por vezes escolhe-se uma ração porque o cão gosta ou muda-se para outra porque o cão não gosta. Ou esta é que é boa porque ao fim de três meses o cão se mostra saudável. Ou porque o pêlo está lindo.
Eu conheço muitas pessoas que faziam uma alimentação extremamente desiquilibrada e que aparentaram saúde durante anos, mas ao fim de algum tempo começaram a rebentar pelas costuras. Uma ração má poderá não se revelar na saúde do cão, obrigatoriamente, a curto ou médio prazo.
Esta questão é demasiado séria e complicada para ser encarada com amadorismos e a olho. Mas então como é que a pessoa vai escolher a ração, se de facto, não tiver conhecimentos suficientes para tal?
Eu tenho confiado no meu veterinário, mesmo sendo ele a vender a ração. É uma questão de confiança. Dou-lhe o benefício da dúvida, tanto nesta área como quando o vou consultar por motivo de uma doença qualquer.
Poderá dizer-se. Mas os veterinários não percebem nada de rações, pois isso não é matéria que se aprende nas faculdades. Pois poderá não ser. Mas as faculdades não ensinam tudo e, a não ser criadores com uma grande e sólida experiência, não estou a ver mais ninguém que tenha competência para ajuizar sobre as tão variadas marcas de ração que proliferam no mercado.
Eu aceito a opinião do veterinário sobre esta ou aquela ração (no meu caso concreto mais no veterinário do que no criador dos meus cães por motivos que não interessa especificar aqui) e não discuto essa escolha, assim como não me preocupo se a vacina foi assim ou assado. Há coisas que realmente me transcendem e esta é uma delas.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Bem, nel, concordando em grande parte com que você diz, tenho uma pequena discordância no que se refere a aceitar (sem espirito crítico, entenda-se...) as indicações do veterinário quanto a esta e outras escolhas.
Na verdade, se até em casos de doenças, nas quais eles são realmente uma autoridade, procuramos uma segunda opinião, penso que neste tema a escolha deve basear-se num leque de aportações mais abrangente.
-A opinião dos vets é importante, mas nem todos têm a mesma opinião.
-A informação da marca, com todo a marketing que tem associado, é também relevante.
-A questão do controlo de qualidade e da fiabilidade das composições é fundamental.
-Alguns conhecimentos sobre nutrição canina também ajudam.
-E a observação directa dos resultados ao nível de cada cão como indivíduo é para mim o factor decisivo.
Repare que a questão não é só o brilho do pelo, já de si um indicador da saúde do animal - é a vitalidade, a ausência de alergias, etc.
É apenas uma pequena discordância em relação ao que o nel disse. Escolher a ração adequada não é fácil e teríamos que ser "nutricionistas caninos" para o fazermos correctamente, isto partindo do princípio que o que vem nas etiquetas é mesmo o que vem na ração.
Daí que considere a experiência um factor fundamental na escolha.
Um abraço
José Carlos
Na verdade, se até em casos de doenças, nas quais eles são realmente uma autoridade, procuramos uma segunda opinião, penso que neste tema a escolha deve basear-se num leque de aportações mais abrangente.
-A opinião dos vets é importante, mas nem todos têm a mesma opinião.
-A informação da marca, com todo a marketing que tem associado, é também relevante.
-A questão do controlo de qualidade e da fiabilidade das composições é fundamental.
-Alguns conhecimentos sobre nutrição canina também ajudam.
-E a observação directa dos resultados ao nível de cada cão como indivíduo é para mim o factor decisivo.
Repare que a questão não é só o brilho do pelo, já de si um indicador da saúde do animal - é a vitalidade, a ausência de alergias, etc.
É apenas uma pequena discordância em relação ao que o nel disse. Escolher a ração adequada não é fácil e teríamos que ser "nutricionistas caninos" para o fazermos correctamente, isto partindo do princípio que o que vem nas etiquetas é mesmo o que vem na ração.
Daí que considere a experiência um factor fundamental na escolha.
Um abraço
José Carlos
nel Escreveu: Olá
, diria antes, uma enorme ligeireza na escolha das rações. Por vezes escolhe-se uma ração porque o cão gosta ou muda-se para outra porque o cão não gosta. Ou esta é que é boa porque ao fim de três meses o cão se mostra saudável. Ou porque o pêlo está lindo.
... Mas então como é que a pessoa vai escolher a ração, se de facto, não tiver conhecimentos suficientes para tal?
...não estou a ver mais ninguém que tenha competência para ajuizar sobre as tão variadas marcas de ração que proliferam no mercado.
Boas,
vejamos, assim passamos a ter uma nova batata quente!!!
a questão do vet...
ou seja, como escolher um bom vet.
pelo q dizem as pessoas q tem cães seus clientes, pelo preço da consulta, pelos anos de experiência....etc.
o meu cão come ração também comprada no vet.
mas quando diz q não basta a boa aparência do bicho para avaliar se a ração q come é boa, não concordo.
se não há alergias, perca de pelo, fezes normais e o animal se apresenta saudável e activo será por certo uma alimentação equilibrada.
se uma pessoa tiver pela primeira vez um canito, se não conhecer um vet. de confiança e for ao q fica mais perto de casa, a ração q este indicar é tanto um tiro no escuro como se for a uma loja de animais, ler a composição das rações e comprar uma qualquer, porque quando lê as composições não percebe patavina.
boa tarde
Caros,
Junto envio um site com muita informação sobre nutrição canina:
http://www.firstsunsetkennel.hpg.ig.com.br/main.htm
Deverá ser escolhida a opção nutrição.
Aqui vai o índice de temas:
Por que Usar Ração?*
History of Pet Food*
A Ração, passo a passo*
Alimentando para as Etapas da Vida
Comparando os Alimentos
Compreendendo os Rótulos das Rações