Torre dos Tombos

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta mar 17, 2011 10:19 pm

KavakoSilva Escreveu:Errado:

"Já se sabe que a maioria das crianças e jovens (e adultos) de hoje lêem pouco"

"Pode parecer bizarro, mas esta é uma das poucas situações que me deixa indignada."

Correcto:

"Já se sabe que a maioria das crianças e jovens (e adultos) de hoje lê pouco"

"Pode parecer bizarro, mas esta é uma das poucas situações que me deixam indignada."
Peço desculpa, mas a concordância pode ser feita das duas maneiras.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta mar 17, 2011 10:24 pm

colette Escreveu:É verdade, passou-me o "m" do deixam. Mea culpa.
A propósito, de acordo com o desacordo ortográfico "leem" já não leva acento circunflexo. Não que me importe com tal coisa. Continuo a escrever como dantes.

No que respeita aos meninos de Angola é triste que passem fome. Porque em Angola, se não fosse por culpa de quem governa, nenhum menino (nem nenhum professor), necessitaria de passar fome. Não há nada que não medre naquele país.
Mas, ao menos, passam fome ao ar livre, com o sol a brilhar e quentinhos durante todo o ano. Ou quase todo. Há os meses de cacimbo em que o Sol brilha menos.
Mas essa é outra conversa que não cabe aqui nos Tombos.
A sério...? :roll: Essa não sabia. De resto, tenho-me preocupado muito pouco com as regras do novo acordo, estou a deixar isso lá para meados de 2014.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano

sexta mar 18, 2011 11:45 am

Cá vão mais uns tombos:

corriguem - corrijam
abate-nos - abatemos
tive-se - tivesse
pareçe - parece
influênciava - influenciava
puxa-se - puxasse
toleraçe - tolerasse
co-habitou - coabitou

O pretérito imperfeito do conjuntivo leva a palma dos maus tratos, tadinho.

E como também convém escrever bem as outras línguas...

capiche - capisce
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

sexta mar 18, 2011 2:33 pm

Não me ralo nada com o novo Desacordo. Não me aquenta nem me arrefenta. Mas, por acaso, ouvi na RTP, no Jornal da Manhã, no Bom Português, ou como se chama. Não a propósito do verbo "ler", mas do verbo "ver".
Também me pareceu que a minha forma não estava incorrecta. Mas a verdade é que não me apetece entrar em discussões nem em debates seja com quem for. Como dizia o poeta, não tenho tempo...
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
Patadas
Membro Veterano
Registado: domingo jan 09, 2011 2:13 pm

sexta mar 18, 2011 11:15 pm

E quando confundem os verbos na forma do Pretérito Perfeito e Imperfeito e confundem com o futuro :lol:
comeram-comerão
fizeram-fizerão
etc...
E como usualmente dizem
ouve ao invés de houve
Por causa que ao invés de por causa de...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado mar 19, 2011 12:02 am

Fizerão nem existe... o futuro de fazer é farão...
Patadas
Membro Veterano
Registado: domingo jan 09, 2011 2:13 pm

sábado mar 19, 2011 12:21 pm

Eu escrevi aquele post com o intuito, de falar alguns dos erros mais comuns, quem consegue conjugar o verbo fazer no futuro, também acho que consegue distinguir fizerão de fizeram.
Obrigado pelo aviso, até porque a culpa foi minha, ao paenas ter falado da forma futura e do passado.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado mar 19, 2011 1:58 pm

quase me esquecia do fantástico "deves de"! Deves de dizer isto, deves de fazer aquilo... :lol:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Tassebem
Membro Veterano

quarta mar 30, 2011 2:40 pm

Alguns tombos vistos por aqui:

esplicasse - explicasse
incumodes - incomodes
afectuado - afeiçoado
entremédio - intermédio
inclina - inquilina

e o ataque cerrado das cedilhas...

espeçies - espécies
aqueçimento - aquecimento
difiçel - difícil
agradeçida - agradecida
voçê - você
discução - discussão

:roll:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
ZeFe
Membro Veterano
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am

quarta mar 30, 2011 2:48 pm

Tassebem Escreveu:Alguns tombos vistos por aqui:

esplicasse - explicasse
incumodes - incomodes
afectuado - afeiçoado
entremédio - intermédio
inclina - inquilina

e o ataque cerrado das cedilhas...

espeçies - espécies
aqueçimento - aquecimento
difiçel - difícil
agradeçida - agradecida
voçê - você
discução - discussão

:roll:
Eu adoro as cedilhas, gosto tanto que ás vezes até uso onde não é devido.
:lol:
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
Tremelga
Membro Veterano
Registado: sexta mar 25, 2011 10:04 am

quarta mar 30, 2011 2:49 pm

Chamarrita Escreveu:quase me esquecia do fantástico "deves de"! Deves de dizer isto, deves de fazer aquilo... :lol:
Deve de ser!!!!!!!!!!!!!
Tremelga
Membro Veterano

quinta mar 31, 2011 10:42 am

"À muitos anos" -----»»»»» Errado!!!!!!!!!
"Há muitos anos" -----»»»»» Correcto!!!!!!!!!
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta mar 31, 2011 12:30 pm

Diverte-me imenso o estilo gráfico da Tremelga! :lol: Ao vivo, a falar, deve ser uma lufa-lufa! :lol: :lol: :lol:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
ZeFe
Membro Veterano
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am

quinta mar 31, 2011 12:38 pm

LuluB Escreveu:Diverte-me imenso o estilo gráfico da Tremelga! :lol: Ao vivo, a falar, deve ser uma lufa-lufa! :lol: :lol: :lol:
E se lhe tocam dá choques... :lol:
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
Tremelga
Membro Veterano

quinta mar 31, 2011 1:30 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”