A Arca de Noé Vivapets é uma empresa comercial, pelo que LEGITIMAMENTE, o seu objectivo é obter um retorno monetário da sua actividade. Ora o registo neste fórum é grátis, por isso não é isso certamente que lhes paga as contas. Então o que é que dá o dinheiro? Obviamente que é o tráfego que se conseguir trazer ao site, quer por via dos que isso representa para quem aqui coloca anúncios, quer para o retorno do próprio SAPO, que é onde isto tudo está alojado. Isto não é nenhum crime, mas sim o NORMAL neste tipo de actividade. Não é nada condenável, é uma actividade comercial como outra qualquer, que funciona assim.
As pessoas queixam-se que querem mais vigilância, mais acção e mais intervenção da parte da moderação, mas penso que devem compreender que isso não é possível. Pelo menos, não mais do que aquilo que é feito.
Não se pode, por todos os motivos e mais algum, ter um site demasiado ‘fechado’ e demasiado moderado, quer em termos de validação de identidade, quer em termos de intervenção nos tópicos e no que neles é escrito. Num site destes, quer se goste ou não, o número de utilizadores registados e sobretudo utilizadores activos é que importa.
Existem algumas formas de controlar e moderar um fórum que resultariam em termos de “limpeza”, e sendo aqui adoptados em breve teríamos um fórum com pouquíssimos clones e apenas com mensagens relevantes e informação de interesse. Mas a minha experiência pessoal diz-me que seria um fórum muito mais parado e, a breve trecho, menos participado e quase morto.
Já existiu um site/fórum sobre animais, que arrancou cheio de pujança e no qual os moderadores eram quase mais activos que os próprios users. O fórum estava super ‘bem guardado’ e era “limpo” com afinco ……….resultado? Morreu. E outro fórum que ainda hoje existe, só não morreu igualmente porque se transformou num fórum sobretudo virado para a ajuda animal. E nesse âmbito, como sabemos, nunca faltam mensagens, pedidos, polémicas e conversas paralelas.
Digam o que disserem, à excepção de meia dúzia de mensagens que em pouco tempo se perderiam, o tráfego e o movimento neste fórum é sobretudo gerado pela polémicas e pelas tricas que já o caracterizam…ah, e os pedidos de ajuda e respectivos ‘upas’

. Deixemo-nos de coisas, isto interessa, e que não venha ninguém dizer que não. Não é nenhuma “teoria”, é o obvio! Não é nenhum crime, é o que faz “mexer” este tipo de actividade, que goste-se ou não tem uma componente económica.