Dúvida - Mudança de veterinário

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Triciclista
Membro
Registado: quinta jul 17, 2008 5:33 pm

sexta mar 18, 2011 2:00 pm

Bem, lá estou eu com as minhas questões chatas. Há perto de 3 meses mudei de veterinário, pois na clínica onde comecei por ir, e apesar de haver uma veterinária de quem gostava, a grande parte das vezes era atendida por outra, que não me inspirava grande confinça. Até se passar o episódio em que a minha Cuca começou com uma tosse aflitiva, e lá ter ido, já nem sei bem quantas vezes, de ser medicada com tês medicamentos diferentes, e a tosse continuar (pois era uma suposta constipação), saltou-me a tanta e acabei por contactar a responsável pela associação onde ela foi adoptada e pedi indicações para um bom veterinário. Mudei, e ao fim de três dias ela estava quase boa, afinal a constipação, tal como suspeitava, era tosse de canil. Há perto de um mês, a minha Vicky começou a coxear da pata traseira direita (mas continua a correr como se nada fosse :o ), principalmente após estar sentada ou deitada durante algum tempo. Nova ida ao vet, injecções, radiografias, três dias a ir e vir para reforço de injecções, comprimidos para as cartilagens e diagnostico de pequena displasia da anca, (que eu achava que só se consegui saber a partir do ano de idade, que ela ainda não tem, estou errada?)e uma pequena fortuna gasta, o que nem me chateava, se ela ficasse bem . Melhorou, deixou de coxear, mas após quatro dias voltou ao mesmo. Que fazer? Mudo? E será que alguém sabe de um bom vet, mesmo que seja caro, não me interessa, para ver a minha bichoca? Moro na linha de Cascais.
Agradecida antecipadamente
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

sexta mar 18, 2011 2:35 pm

Triciclista Escreveu:Bem, lá estou eu com as minhas questões chatas. Há perto de 3 meses mudei de veterinário, pois na clínica onde comecei por ir, e apesar de haver uma veterinária de quem gostava, a grande parte das vezes era atendida por outra, que não me inspirava grande confinça. Até se passar o episódio em que a minha Cuca começou com uma tosse aflitiva, e lá ter ido, já nem sei bem quantas vezes, de ser medicada com tês medicamentos diferentes, e a tosse continuar (pois era uma suposta constipação), saltou-me a tanta e acabei por contactar a responsável pela associação onde ela foi adoptada e pedi indicações para um bom veterinário. Mudei, e ao fim de três dias ela estava quase boa, afinal a constipação, tal como suspeitava, era tosse de canil. Há perto de um mês, a minha Vicky começou a coxear da pata traseira direita (mas continua a correr como se nada fosse :o ), principalmente após estar sentada ou deitada durante algum tempo. Nova ida ao vet, injecções, radiografias, três dias a ir e vir para reforço de injecções, comprimidos para as cartilagens e diagnostico de pequena displasia da anca, (que eu achava que só se consegui saber a partir do ano de idade, que ela ainda não tem, estou errada?)e uma pequena fortuna gasta, o que nem me chateava, se ela ficasse bem . Melhorou, deixou de coxear, mas após quatro dias voltou ao mesmo. Que fazer? Mudo? E será que alguém sabe de um bom vet, mesmo que seja caro, não me interessa, para ver a minha bichoca? Moro na linha de Cascais.
Agradecida antecipadamente
Eu posso enviar os contactos dos meus, nem que seja para 2ª opinião - Linha de Cascais, Oeiras. É o VET de muitas foristas daqui da Arca ao que percebi, e todas temos por eles adoração - quem sabe? :?
Tem MP
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta mar 18, 2011 2:35 pm

Conforme o grau de displasia, esta pode ser detectada precocemente, sim. E os tratamentos para os problemas articulares são sempre paliativos, o que significa que passado o seu efeito o cão pode voltar a coxear ou a manifestar os sintomas.

Quanto a veterinários, penso que não devemos andar a mudar de cada vez que alguma coisa nos desagrada. Se até agora esse não lhe deu razões de queixa, para quê mudar? Converse com ele e tente esclarecer as coisas antes de tomar tal decisão.

E entretanto procure informar-se bem sobre displasias e problemas ósseos dos cães, para poder falar e ajuizar com alguma razão.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Triciclista
Membro

sexta mar 18, 2011 3:10 pm

Pois, eu até compreendo, dai o nome do tópico (Dúvida), mas gastar perto de 300 euros, fora as viagens até ao vet, e passados 4 dias ela estar na mesma, desgosta-me, e daí a minha dúvida, de mudar ou não
LuluB
Membro Veterano

sexta mar 18, 2011 4:19 pm

Se for só para tirar dúvidas quanto ao diagnóstico, porque não procura a Faculdade de Medicina Veterinária?

Mas se se confirmar o diagnóstico de displasia, pode contar com uma grande despesa, sim, a operação não é barata, seja em que veterinário for. E quanto mais especializado, pior.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mar 18, 2011 4:22 pm

LuluB Escreveu:Conforme o grau de displasia, esta pode ser detectada precocemente, sim. E os tratamentos para os problemas articulares são sempre paliativos, o que significa que passado o seu efeito o cão pode voltar a coxear ou a manifestar os sintomas.
.
Nem sempre LuluB. Existem procedimentos cirúrgicos a que não chamaria de "paliativos".

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LuluB
Membro Veterano

sexta mar 18, 2011 4:44 pm

dinodane Escreveu:
LuluB Escreveu:Conforme o grau de displasia, esta pode ser detectada precocemente, sim. E os tratamentos para os problemas articulares são sempre paliativos, o que significa que passado o seu efeito o cão pode voltar a coxear ou a manifestar os sintomas.
.
Nem sempre LuluB. Existem procedimentos cirúrgicos a que não chamaria de "paliativos".
Referia-me aos tratamentos químicos, tal como os prescritos pelo vet à cadela da Triciclista (salvo seja! :lol: ) e que não a deixaram satisfeita e a pensar em mudar de médico. E esses, sim, são paliativos.

A cirurgia não é, evidentemente, paliativa, é correctiva. Nem me passaria pela cabeça apelidá-la de outra maneira.
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano

sexta mar 18, 2011 5:10 pm

Certo, mas os casos de displasia ligeira reagem bem à medicação e a outras formas de controlo, tal como vigiar o peso, o tipo de exercício que faz e até a alimentação, os suplementos de glucosamina e condroitina não são milagrosos mas, tal como nas pessoas que sofrem de artrite e desgaste das articulações, são preciosos no controlo da doença e na conservação da mobilidade. Os casos de displasia ligeira a moderada não são elegíveis para cirurgia.

Triciclista, diga-me uma coisa, a cadela foi sedada para fazer o raio x?

Triciclista
Membro

sexta mar 18, 2011 6:05 pm

Não, não foi sedadas, foi imobilizada por três pessoas, ela pesa 8 kg, mas agora andei a pesquisar mais, vi vários rx, e não têm nada a ver com o da Vicky. O encaixe do femúr com a anca, do lado direiro, não é, simpelsmente, tão redondinho como o do esquerdo, mas na verdade a diferença é minima, a olho nu quase nem se dá pela diferença :(

Mas lulu, após 4 dias ? é normal ela voltar a coxear mal acabe de tomar os antinflamatorios?
LuluB
Membro Veterano

sexta mar 18, 2011 6:10 pm

Pode acontecer, depende da dosagem. Volto a dizer: pergunte ao vet, ninguém melhor do que ele para lhe explicar o que acha que a cadela tem e como os medicamentos actuam.

E depois, se mesmo assim ainda continuar insatisfeita, pegue nos RX e nos exames todos e procure uma segunda opinião. Depois, poderá então resolver (ou não) mudar.
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano

sexta mar 18, 2011 6:10 pm

Triciclista, o diagnóstico da displasia da anca é sempre feito com o animal sedado, as pernas têm de estar completamente distendidas para se ver bem o encaixe do fémur... mesmo com 3 pessoas a segurar o animal não é assim que se faz.

Sugiro que procure uma segunda opinião.

Triciclista
Membro

sexta mar 18, 2011 6:12 pm

É o que irei fazer, até porque não estou nada descansada. Uma segunda opinião não poderá ser ofensivo, e eu só quero que ela fique catita e sem dores.

E não é estranho ela correr como tudo?
dinodane
Membro Veterano

sexta mar 18, 2011 6:16 pm

Ela levanta ambas as patas de trás ao mesmo tempo, como os coelhos, quando corre?

Triciclista
Membro

sexta mar 18, 2011 6:21 pm

Sim Dino! A grande parte das vezes, mas também corre como a Cuca :o , normalinho
dinodane
Membro Veterano

sexta mar 18, 2011 6:23 pm

Pode ser displásica sim, um dos sintomas é precisamente essa forma estranha de correr.

Já falou com o criador? Se não falou devia, uma cadela dessa idade já com sinais de displasia da anca...

Responder

Voltar para “Cães”