Labrador com problemas nos rins....

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lukilu
Membro Veterano
Registado: sexta mai 14, 2010 10:12 pm

sábado mar 19, 2011 10:11 pm

Boa noite,

Eu sei que já há alguns tópicos sobre este assunto, mas nenhum deles responde à minha questão.

O meu cão é um labrador com 7,5 anos, e sempre foi saudável. Há cerca de uma semama começou a perder o apetite para a ração dele (dieta da RC). Pensei inicialmente que seria problema de dentes, visto que assim que levava a ração à boca largava logo a ração no chão ao lado do prato, sem mastigar. Para tirar a teima, dei -lhe meia dúzia de grãos da ração da que dou aos cães da rua (Alta Energia Continente) e essa ele comeu, portanto mastigar não era problema. Já não era a 1ª vez que não comia por estar farto da ração. Ponho a ração dou cerca de 15 minutos e tiro o prato, sempre foi assim desde pequeno.

Até que na sexta deixou mesmo de ter apetite até para um arrozinho cozido.
Fomos ao vet e fizemos análises ao sangue, urina (que ainda não estão prontas) e ecografia. Resultado: rins morfológicamente alterados, valores elevados de ureia e creatinina. Perdeu 3 kg num mês (visivelmente nem se nota, mas a balança não mente).

Para já estamos a fazer soro subcutâneo (faço eu em casa) em dias alternados, e até saber o resultado da análise à urina (que devemos saber 2ª ou 3ªfeira) vai continuar com dieta de arroz cozido.

O que queria saber é o que poderá vir a seguir, visto que os rins ainda trabalham. Dieta e medicação? Que perspectivas de melhoria? Apenas saber por alguém que tenha ou tenha tido um animal com o mesmo problema, como é a vida daqui para a frente com esta doença.

Obrigada :wink:
"Procuro dono de raça, porque dono vira-lata eu já tive!"  - Campanha de adopção no Brasil
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

sábado mar 19, 2011 10:37 pm

Cada caso será um caso .... porém posso descrever uma situação de insuficiência renal crónica num dos meus actuais cães.
O meu cão tem 8 anos e aos 6 foi-lhe diagnosticada leishmaniose, sendo que esta doença se manifestou em falência dos orgão internos mais concretamente os rins deixaram de funcionar normalmente.
Esteve a soro tal como o seu cão está e na altura quando questionei o médico sobre como iria ser, se dava para aguentar uns meses, uns anos, se poderia ficar bom... O médico respondeu-me que com uma insuficiência renal crónica ele iria ter smp os rins a funcionar somente a 25%. Em qualquer altura poderia piorar e seria o fim da vida dele pois os rins são um orgão fundamental. Àcerca do soro lhe fazer bem, nada me poderia dizer pois dependia de como o seu organismo iria responder ao tratamento em causa.
Em suma, passados 2 anos o Tomás vive normalmente, toma somente um comprimido de Alopurinol e faz análises 1x ao ano.
O vet queria pô-lo a comer uma ração seca especial para estes casos da RC, mas o meu cão não a aceitou e come arroz, massa, carnes brancas e peixe.

As melhoras para o seu cão.
Lukilu
Membro Veterano

domingo mar 20, 2011 12:07 am

Não sei se o caso do meu canito será crónico, vou aguardar pelo resultado do exame da urina. A vet já me falou das rações renais, mas só esta semana vai dizer qual devo dar e que medicação deve tomar.

Só começamos o soro ontem, mas noto que hoje ele já teve vontade em comer.

Obrigada pela resposta e melhoras para o seu cãozinho, 2 anos a lutar contra a doença , é um guerreiro :wink: !!
"Procuro dono de raça, porque dono vira-lata eu já tive!"  - Campanha de adopção no Brasil
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

domingo mar 20, 2011 10:50 am

Eu também tenho dois canitos com insuficiência renal. :cry: :cry:

O Martim(8 anos) com leishmaniose a qual quando foi descoberta já lhe tinha afectado os rins. :cry: :cry: Para além do tratamento para a leish, desde essa altura que come ração renal a qual ele adora (mas ele também adora tudo :D :D) e de há uns meses a esta parte, começou também a fazer medicação. Tem feito a sua vida perfeitamente normal e, mesmo agora que os rins estão a piorar está normal.

O vet pensa que será uma recidiva da leish e, se assim for, irá fazer novo tratamento o qual só saberei amanhã. :cry: :cry:

O Diogo (12 anos) também tem insuficiência renal, come ração específica (renal) e faz medicação. Também ele tem uma vida perfeitamente normal.

No entanto, é bom estarmos conscientes de que a insuficiência renal nunca irá ter melhoras ... bem pelo contrário, pelo que a medicação que um animal com este problema faça será sempre no sentido de tentar travar a progressão da doença. :cry: :cry:

As melhoras do seu canito. :wink:
Lukilu
Membro Veterano

domingo mar 20, 2011 11:07 am

Obrigada Arguida, pela sua resposta. Era precisamente este tipo de testemunhos que queria , saber se é possível os nossos amiguinhos terem qualidade de vida com esta doença e que tipo de tratamentos podem fazer (sendo que cada caso é um caso, mas aprender nunca é demais).

Ele desde ontem já tem mais apetite, sempre foi um lambão. Já voltou a sentar-se em frente ao móvel da cozinha como quem diz "quero comer!!" e comeu com vontade (a dieta de arroz com frango, que para já é o que pode comer).

Vamos lá ver esta semana que novidades chegam do laboratório de análises :roll:
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

domingo mar 20, 2011 4:29 pm

É muito bom sinal ele ter voltado a ter apetite. :wink: :wink:

Assim que tiver notícias diga. As melhoras do miúdo. :wink: :wink:
Lukilu
Membro Veterano

domingo mar 27, 2011 1:13 pm

Boa tarde,

Fiquei de dar notícias e aqui estão elas! O resultado dos exames já veio, apesar de níveis elevados de creatinina e ureia, os rins ainda filtram alguma coisita. Para já vamos manter a fluidoterapia, feita em casa :wink: e uma ração renal, que felizmente ele devora.

A vet é de opinião que para já não é necessário dar os tais comprimidos, vamos fazendo soro e daqui a uma semana repetir análise ao sangue. O cachopo está muito bem disposto e já come bem.

Obrigada a todos pelas respostas :wink: e melhoras para os vossos canitos.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo mar 27, 2011 10:58 pm

de cães, felizmente não sei, mas tive um gatoi.r. durante 12 anos. aguentou-se com ração, soro às vezes e uns comprimidos . ano entanto, a doença foi progredindo muito devagar. ele tinha crises em que eu julgava perde-lo mas ia arrebitando. da última vez, a vet fez-lhe o funeral e deu-lhe uma semana. fui a outra e ele aguentou-se 6 meses. penso que no final, poderia dar alguns sinais de sofrimento quando ia à areia. ´no restante, não me parecia mal.
noutro forum, há uma pessoa que está a utilizar a homeopatia com bons resultados numa gata. já pensei levar a ritinha, mas ela antecipou-se com uma infecçãourinária e voltou ao vet habitual. embora tenha 16 anos, o caso dela é muito ligeiro
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
domingo mar 27, 2011 11:10 pm

se é do Porto posso aconselhar o hospital veterinario montenegro que tem feito um excelente trabalho em nefrologia.
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
Responder

Voltar para “Cães”