tumor maligno, qual a esperança de vida?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
dogue
Membro
Mensagens: 67
Registado: segunda mai 12, 2003 1:07 am

terça dez 16, 2003 7:44 pm

para grande tristeza minha acabei de saber q a minha cocker americana, q faz 8 anos este mes, tem um tumor maligno no baço. a decisão tomada foi medicar a cadela para lhe prolongar o maximo tempo possivel a vida. a questão é... quando saberei q está na altura de tomar a decisão final? :cry: quais sao os sintomas de sofrimento num problema destes?

:cry:
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

terça dez 16, 2003 9:10 pm

Em primeiro, lamento muito essa notícia.
Calculo que goste muito da sua cadela para ter decidido mantê-la viva o tempo que puder viver sem dofrimento.

Em segundo lugar confirme o diagnóstico noutro vet.
Nestas coisas, tanto com humanos como com animais, um único diagnóstico é pouco - algo de muito grave está em causa !

Depois, você mesmo vai-se aperceber.
Com certeza ela vai continuar a ser acompanhada pelo vet e ele vai poder confirmar o que você vai poder observar por si mesmo.

Quando isso acontecer, pense nisso como o último e maior acto de amor que podemos fazer por quem amamos - ajudá-los na passagem deste mundo.
Pense no que gostaria que fizessem por si.
E tenha a coragem de a acompanhar nos últimos momentos.

Um último conselho - se é o único cão que tem, pense em arranjar outro.
Não cura a dor mas ajuda.
Pense num desses infelizes que morrem aos poucos nos canis das associações, que desesperam por um dono, um lar.

Dê do seu coração - uma vez mais, não cura a dor, mas ajuda.
Cool_Dave
Membro
Mensagens: 69
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Vários

quarta dez 17, 2003 12:55 am

Aqui está um dos tópicos mais tristes que se pode ler...
Sinto muito pela sua cadela :cry:

Nada mais tenho a acrescentar ao que aisd disse... apenas reforçar que quando tiver de o fazer é muito importante pensar que é a maior e derradeira prova de amor que lhe pode oferecer, e estar junto com ela até ao fim... conselho de quem um dia teve de tomar a mesma decisão, e nessa altura não a encarou desta forma tão "positiva"...

Toda a força do mundo para si e para a sua amiga.
jujubele
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Localização: Snoopy - FALECIDO 24/05/2010
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

quarta dez 17, 2003 8:49 am

Foi com lágrimas nos olhos que li o seu tópico. Entendo o seu dilema e a grande dor que estará a passar, porque já vivi momentos identicos á pouco mais de um ano com o meu Boxer, que tinha tambem 8 anos e um tumor maligno.

Quanto a saber qual a altura que deve tomar a "decisao final", penso que ao olhar para a sua querida amiga irá saber quando é o momento....

No meu caso, os olhos tristes e angustiados , do meu Joy onde denotava extremo sofrimento junto com as evidencias fisicas da doença e a opiniao do Veterinário, fizeram-me entender que nao havia mesmo mais nada a fazer e que prolongar a vida dele por mais uns dias, ou semanas seria condená-lo a uma vida SEM VIDA. Nao era o que eu quereria para mim propria , por isso nao teria o direito de o fazer a um grande amigo.

Já que nao estava nas minhas maos curá-lo da doença, estava nas minhas maos acabar-lhe com o sofrimento e dar-lhe uma morte digna, sem dor.

Chorei muito e ainda choro, porque nao se esqueçe NUNCA a perda de um grande amigo, mas sei que tomei a decisao certa.

Sei que neste momento quaisquer palavras de conforto sao inuteis, porque a dor é enorme , no entanto aconselho-o a arranjar um novo cachorrinho, acredite, vai ajudá-lo e muito a superar a dor da perda.

Muita força, e um abraço muito grande.
Lequinhas
Membro Veterano
Mensagens: 3529
Registado: sexta jul 11, 2003 9:32 am
Localização: Blacky e Spock canitos SRD'S, Blue-gata x-siamesa,Mateus-gato srd

quarta dez 17, 2003 10:13 am

Primeiro que tudo, lamento muito ler esta notícia sobre o seu amiguinho de 4 patas. :?

A Aisd disse tudo aquilo que era para dizer. Subscrevo as suas palavras.
Vai saber quando chegar a altura.

Muita força e coragem para ultrapassar esta tempestade.. :|
<p><a href="http://www.refugiodaspatinhas.org/">htt ... /</a>&nbsp; <a href="http://www.abra.org.pt/html/index.php"> ... p</a>&nbsp; <a href="http://lojinhasaast.blogspot.com/">http ... ot.com/</a> <a href="http://www.animaisderua.org/">http://ww ... nbsp;&nbsp; <a href="http://www.liberta-me.org/">http://www. ... /</a>&nbsp; <a href="http://ajudaalimentaranimal.blogspot.co ... rmelha.com http://ajudaalimentaranimal.blogspot.com</a>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://qoasmi.hi5.com/">http://qoasmi.h ... nbsp;&nbsp; <a href="http://ocantinhodamilu.net">http://ocantinhodamilu.net</a></p>
Elsa
Membro Veterano
Mensagens: 818
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 cão d'água português; 1 Castro-Weiler e 3 gatos.

quarta dez 17, 2003 1:00 pm

Caro Dogue,

Sinto muito pela sua cadela.

Em casos de cancro, cada caso é um caso e cada tipo de tumor tem obviamente um comportamento diferente, exigindo por isso uma abordagem terapeutica personalizada.

Muitas pessoas se colocam no dilema de optar logo pela eutanásia ou fazer quimioterapia. Bem, depende mais uma vez do estado em que está o animal. Se está aparentemente bem, a quimioterapia poderá dar-lhe até um ano de vida ou mais, sem grande perda de qualidade de vida. Ao contrário dos humanos, a quimioterapia é bem tolerada pelos animais. Se pensar-mos que um cão vive em média 12 anos, um ano de vida a mais, com qualidade é uma opção válida. Tudo depende das possibilidades económicas e de disponibilidade dos donos para por em prática este tipo de tratamento. Muitos tumores, sem tratamento, matam em 2 ou 3 meses.

Eu penso que saberá instintivamente quando a sua cadela começar a piorar. Não há nenhuma receita, pois como lhe disse ao inicio, cada caso é um caso. Tenha uma relação de confiança com o seu veterinário, pois ele também a acompanhará de perto e estará concerteza disposto a responder a todas as suas dúvidas e preocupações e o ajudará nas suas opções e a passar por este momento dificil.
Responder

Voltar para “Cães”