Chamo a atenção novamente para a lagarta do Pinheiro.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

segunda mar 21, 2011 6:21 pm

perapado Escreveu:Em anos anteriores, todas as manhãs lhes fazia uma "espera" nos pinheiros aqui à volta (meus, dos vizinhos e de todos...). Munida de litros de álcool e de fósforos e pumba!, queimava aquilo. Com muitíssimo cuidado e não, nunca arderam as casas nem as matas :lol: Dei cabo de umas tantas... Há dois anos, veio uma empresa colocar uns objectos, tipo balde, pendurados nos pinheiros e parece que tem resultado.
Cuidado com isso, porque pelo que tenho ouvido dizer queimá-las é perigoso. Não sei se é o fumo delas a arderem que é tóxico, se é por causa dos pelos urticantes que se possam libertar, ou se é simplesmente um mito! Na volta foi só algo divulgado para evitar que alguém pegue fogo a alguma coisa na tentativa de queimar as lagartas, e degenerou num mito...não sei.
Tosh
Membro
Registado: domingo out 10, 2010 10:11 pm

segunda mar 21, 2011 7:23 pm

Desde pequena que vejo estas lagartas no Alentejo e não sabia que eram assim tão perigosas até que no ano passado fui para o Parque de Campismo em Monsanto e lá haviam tantas que fiquei com alergias cutâneas. Desde aí que tenho procurado informar-me.

Este ano no Alentejo, na minha aldeia, vamos colocar alguns cartazes informativos, porque as pessoas tem cães e não estão assim tão informadas quanto isso.

Em relação ao facto de só viverem em pinheiros, sim predominantemente, mas na minha zona até nas paredes se encontravam estas pragas.

Vamos tentar passar a máxima informação sobre estas bicharocas...
SaRiNhaHh
Membro
Registado: quinta nov 15, 2007 6:42 pm

segunda mar 21, 2011 7:25 pm

É mesmo uma maneira prática de as matar,mas com o inconveniente dos fumos que libertam..A minha avó fazia-lhes "esperas", e queimava-as, e realmente ficou cheia de comichão, porque o fuma que libertam é bastante toxico, deve fazer-se com uma máscara de protecção para proteger o sistema respiratório..Bichinhos diabólicos!! :evil:
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

segunda mar 21, 2011 7:38 pm

Terugkeren Escreveu:
perapado Escreveu:Em anos anteriores, todas as manhãs lhes fazia uma "espera" nos pinheiros aqui à volta (meus, dos vizinhos e de todos...). Munida de litros de álcool e de fósforos e pumba!, queimava aquilo. Com muitíssimo cuidado e não, nunca arderam as casas nem as matas :lol: Dei cabo de umas tantas... Há dois anos, veio uma empresa colocar uns objectos, tipo balde, pendurados nos pinheiros e parece que tem resultado.
Cuidado com isso, porque pelo que tenho ouvido dizer queimá-las é perigoso. Não sei se é o fumo delas a arderem que é tóxico, se é por causa dos pelos urticantes que se possam libertar, ou se é simplesmente um mito! Na volta foi só algo divulgado para evitar que alguém pegue fogo a alguma coisa na tentativa de queimar as lagartas, e degenerou num mito...não sei.
Não, não é um mito. O fumo também provoca alergia; sei por experiência própria! Primeiro deitava álcool por cima delas, sem me debruçar muito e só depois atirava o fósforo. O fumo libertado provocava-me alergia mesmo protegida com óculos escuros e tapada o máximo possível Nada de grave porque eu estava atenta... Pelo menos fiquei convencida de que o fumo e não os pêlos, é que me provocava a alergia.
Antes de se colocarem estes "iscos" veio outra empresa "aspergir" as ruas, os arbustos, etc., sob os pinheiros mas não resultou e, certamente, esse produto também não seria inócuo...
cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

terça mar 22, 2011 12:57 pm

Bem, as lagartas são seres vivos também.
Como se sentirão elas quando estão a arder?
Terão menos ou mais dôr do que se fossem outro animal qualquer? :?
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

terça mar 22, 2011 1:29 pm

cbraga Escreveu:Bem, as lagartas são seres vivos também.
Como se sentirão elas quando estão a arder?
Terão menos ou mais dôr do que se fossem outro animal qualquer? :?
Ó inclemência, ó dúvida atroz...depois desta, serei eu capaz de voltar a colocar anti parasitas para matar pulgas e carraças dos meus canitos?? Sentirão estes seres vivos dores agonizantes ao serem atacados pelos químicos...ó morte horrível, ó infâmia!!
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

terça mar 22, 2011 1:32 pm

:roll: :roll:
yonisia
Membro
Registado: segunda out 18, 2010 4:53 pm
Localização: O meu gatito Artur, o cão dos meus pais, Puto-P. ...na memória e no ♥, a Pyu,o Piri e o Roli.

terça mar 22, 2011 2:02 pm

credo, já vi essas lagartas montes de vezes na quinta do meu sogro!Vou ter de tomar providencias
Calculo que o mesmo mal que faz a cães fará a gatos, certo? :o
yonisia
Membro
Registado: segunda out 18, 2010 4:53 pm
Localização: O meu gatito Artur, o cão dos meus pais, Puto-P. ...na memória e no ♥, a Pyu,o Piri e o Roli.

terça mar 22, 2011 2:14 pm

..... li o resto do tópico já me respondi à pergunta :oops:
cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

terça mar 22, 2011 2:33 pm

:D :D :D
A dúvida também me assalta :D :D :D
Mas confesso que fico a meio de algum pensamento, quando ouço pessoas que gostam de animais, dizerem que pegam fogo às ditas, como se fosse um espectáculo digno de se ver.
Elas lá terão alguma utilidade. A natureza não costuma dar ponto sem nó.
Discriminação de espécies. :D :D :D

E não ando por aí a matar insectos que são os animaizinhos que mais me incomodam.
Quanto a pulgas e carraças e melgas, estarão a salvo, aliás como de resto todos os outros insectos, se não me incomodarem. Acredite que não vou lá para os matar, nem levo alcool para os regar e depois lhes pegar fogo, nos meus passeios pelos locais onde eles habitam. :D :D :D
perapado
Membro Veterano

terça mar 22, 2011 3:02 pm

cbraga Escreveu::D :D :D
A dúvida também me assalta :D :D :D
Mas confesso que fico a meio de algum pensamento, quando ouço pessoas que gostam de animais, dizerem que pegam fogo às ditas, como se fosse um espectáculo digno de se ver.
Elas lá terão alguma utilidade. A natureza não costuma dar ponto sem nó.
Discriminação de espécies. :D :D :D

E não ando por aí a matar insectos que são os animaizinhos que mais me incomodam.
Quanto a pulgas e carraças e melgas, estarão a salvo, aliás como de resto todos os outros insectos, se não me incomodarem. Acredite que não vou lá para os matar, nem levo alcool para os regar e depois lhes pegar fogo, nos meus passeios pelos locais onde eles habitam. :D :D :D
Sob esse prisma, então vou deixar a minha casa ser ocupada por formigas e o jardim, por ratos. Doerá mais morrer por envenenamento ou pelo fogo?Queimar lagartas do pinheiro não me dá prazer nenhum (não sou sádica!) mas prefiro queimá-las, do que arriscar ver os meus animais - e os dos outros - ficar sem a língua, por exemplo, por necrose, ou morrer intoxicados. Lagartas e outros insectos, só nas minhas árvores de fruto, porque só farão mal à fruta. Não mato para comer nem como o que outros matam :wink:
A propósito, sabe dizer-me se as lagartas do pinheiro têm sistema nervoso?
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça mar 22, 2011 4:56 pm

Não vamos pelo "sistema nervoso". Certamente o têm, embora menos complexo que o de outros seres vivos. Até as plantas "sentem" dor. Acho que pouca gente tem prazer em tirar a vida a outros seres, mesmo tratando-se de criaturas simples como parasitas e insectos. É óbvio que desparasito os animais a meu cargo, mas francamente, custa-me imenso fazê-lo... Na natureza, os animais "desenrascam-se" e coabitam com parasitas sem problemas, em perfeita simbiose, mas a domesticidade tirou-lhes esta possibilidade, temos mesmo de ser nós - até porque normalmente somos nós que transportamos os parasitas para dentro de casa.

No que toca à lagarta do pinheiro, enfim... creio que terão a sua utlidade, e devem ter também predadores, que a "urbanidade" elimina ou afasta. Ainda ontem encontrei uma dentro de uma transportadora que tenho na rua, para os gatos dormirem a sesta.. :o Peguei numa folha para a transportar, meti-a num saco e levei-a para o pinhal, que é o lugar dela. Deixei-a na terra, para lhe facilitar o trabalho de se enterrar... Tenho um vizinho que derruba os "ninhos" e as extermina, mas não pelo fogo, julgo que usa insecticida ou as esmaga, não estou certa. Preocupam-me os gatitos bravos que andam por ali e desejo que o seu instinto seja suficientemente forte para os proteger; os cães, tento protegê.los eu, fazendo vistorias regulares ao pátio e levando a passear onde exista menos probabilidades de encontrar tais bicharocos...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça mar 22, 2011 5:22 pm

:o

Eu não cesso de me espantar com a quantidade de disparates que as pessoas são capazes de dizer, escrever e fazer... 8)
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
perapado
Membro Veterano

terça mar 22, 2011 7:11 pm

Sim, Chamarrita, as lagartas têm predadores: os pássaros!

Depreendo que nunca tenha visto um animal só com metade da língua - por ter sido amputada - só pelo "simples" facto de ter lambido uma/duas lagartas. Eu já vi! Para já não falar dos que morrem, porque nada se conseguiu fazer. A perigosidade dessas lagartas é tanta, ou tão pouca, que até conseguem matar pinheiros. Quanto a mim, não as quero por perto.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mar 22, 2011 8:02 pm

Isto é como catar as pulgas aos cães e ir soltá-las na relva onde pertencem. Tadinhas. Chamarrita, a lagarta que soltou no pinhal pode matar um animal que pegue nela por curiosidade.
Isto há coisas que me escapam.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Cães”