Chamo a atenção novamente para a lagarta do Pinheiro.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
terça mar 22, 2011 8:16 pm

As lagartas do pinheiro são perigosas...o simples facto de a ter apanhado podia desencadear uma reacção alergica...
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça mar 22, 2011 8:20 pm

Não fosse o (ab)uso dos pesticidas, e haveria certamente pássaros suficientes para que não houvesse pragas. Pela lógica da nocividade, deveriamos então exterminar, por exemplo, vespas e abelhas, escorpiões, serpentes venenosas... só o ser humano tem o direito de aniquilar, destruir, fazer mal.

Além disso, as lagartas não são lagartas para sempre. Um dia, algumas chegarão a ser borboletas, polinizarão as flores...

cada ser tem o seu papel e o seu lugar. O lugar de uma processionária não é, certamente, dentro de uma transportadora de um gato, tal como o meu lugar não é no meio de um pinhal (que é mais eucaliptal, mas enfim). As lagartas do pinheiro não são nocivas por mal, não preparam emboscadas, querem apenas continuar o seu ciclo, como todos nós. Lamento, mas é a minha forma de ver.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça mar 22, 2011 8:25 pm

VascoV2 Escreveu:As lagartas do pinheiro são perigosas...o simples facto de a ter apanhado podia desencadear uma reacção alergica...[/quote

Sou estúpida, mas não tanto... eu não toquei na lagarta, apanhei-a com uma folha seca e grande. A triste estava a tentar enterrar-se no plástico da transportadora... depois de se enterrarem para a metamorfose, são inofensivas, e na fase em que caem no chão, também já não saltam a rugir para a jugular das pessoas. :twisted:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita
Membro Veterano

terça mar 22, 2011 8:28 pm

LuMaria Escreveu:Isto é como catar as pulgas aos cães e ir soltá-las na relva onde pertencem. Tadinhas. Chamarrita, a lagarta que soltou no pinhal pode matar um animal que pegue nela por curiosidade.
Isto há coisas que me escapam.
Pode matar, ou ser morta. Preferi dar-lhe o benefício da dúvida. E as pulgas não pertencem à relva.
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

terça mar 22, 2011 8:55 pm

Aqui, onde moro, há centenas de pássaros (a fruta das minhas árvores é para eles :lol: )melros, então...
Não vou para as matas queimar lagartas, isso seria impossível, mas sim mato-as nos pinheiros do meu jardim e à volta da minha casa. Não as quero cá! Antes de colocarem o "isco", enterravam-se por baixo da tijoleira da entrada da minha casa :roll: Elas é que invadiam o meu espaço :) Até o sítio onde elas rastejam, é perigoso porque deixam pêlos.
As borboletas em que elas se transformam fazem polinização? Nunca me apercebi disso; são borboletas tão estranhas e diferentes das outras...Mesmo assim, prefiro a cobra que costuma hibernar e apanhar sol no meu jardim; é menos perigosa :wink: Quanto a todos os animais terem direito à vida, é um facto! Mesmo os que se comem.

E pronto, já disse o que tinha a dizer sobre as "benditas" lagartas.
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
terça mar 22, 2011 9:12 pm

Que eu saiba não chamei ningue de estúpido.. :o
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
Chamarrita
Membro Veterano

terça mar 22, 2011 9:12 pm

Aqui o caso é diferente; o pinhal (vivo na zona de Leiria) foi abatido para dar lugar a construções e terrenos de cultivo. Ah, e eucaliptos... Quem é o invasor, afinal? : 8)
Chamarrita
Membro Veterano

terça mar 22, 2011 9:20 pm

VascoV2 Escreveu:Que eu saiba não chamei ningue de estúpido.. :o
Eu sei, Vasco, mas EU seria estúpida (já que não ignoro o perigo que estas lagartas podem representar) se lhe tivesse pegado com a mão. E, felizmente, também não sou nada dada a alergias. Pior é o pólen dos pinheiros, andam aqui os gatos remelosos e a espirrar... Eu tou na boa! :D

(mas também acredito nos provérbios que dizem que "ao menino e ao borracho mete deus a mão por baixo" e "a sorte protege os audazes" - a experiência tem-me ensinado que é preferível ser cuidadoso do que medroso...)
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça mar 22, 2011 9:23 pm

Chamarrita Escreveu:...Além disso, as lagartas não são lagartas para sempre. Um dia, algumas chegarão a ser borboletas, polinizarão as flores...

...
O que é a processionária ou lagarta-do-pinheiro?

Os pinheiros e cedros servem de hospedeiros a uma lagarta da família Thaumetopoidea, género Thaumetopoea, e espécie Thaumetopoea pityocampa, que causa por vezes grandes danos em vastas áreas florestais, sendo por muitos considerada o agente mais destrutivo dos pinhais a seguir aos incêndios.

(...)

Efeitos sobre os animais:

A - Edema da face. B. Macroglossia com cianose da língua.
Imagem

Edema da face, macroglossia e cianose:
Imagem

Perda de parte da língua e cegueira:
Imagem

In http://www.naturlink.sapo.pt/article.as ... ewall=true

Tão queridas e tão úteis, as borboletas e lagartas do pinheiro... :evil:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mar 22, 2011 9:26 pm

Já agora as pulgas pertecem aonde? Quero resguardá-las no seu habitat correcto.

Penso que no dia que a chamarrita veja o que uma lagarta destas pode fazer a um cão ou gato vai pensar de forma mais consciente.

A chamarrita nem vegetariana é. Estes assomos de salvaguardar a vida a uma praga perigosa e letal são no minimo estranhos.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Chamarrita
Membro Veterano

terça mar 22, 2011 9:45 pm

Dêem-me exemplos de animais que não o ser humano ou o cão a serem afectados pela lagarta do pinheiro; e também de florestas em que aconreça esta calamidade que, pelo que sei, só sucede em PINHAIS e não em florestas propriamente ditas. Diversifiquem, erradiquem as invasoras, como os eucaliptos e as acácias, promovam o equilíbrio do ambiente e, caso não possam fazê-lo, passeiem os cães longe dos pinheiros durante a Primavera.

Não sou vegetariana, LuMaria, sou omnívora , mas olhe que as plantações se soja destroem milhares de hectares de floresta...

As pragas de processionárias devem-se exclusivamente à destruição das florestas e monocultura do pinheiro.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mar 22, 2011 9:52 pm

E tudo isso serve como desculpa para as salvar? Tá bem.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

terça mar 22, 2011 9:57 pm

Pergunto-me qual a utilidade de uma Ténia, de um piolho, e de outros tantos seres vivos que a natureza criou, e que nós humanos insensíveis chamamos depreciativamente de pragas, de parasitas ou outras coisas assim. Certamente que, pelo menos aqueles 'bichinhos' que só afectam gravemente as pessoas e os nossos animais, não deviam ser mortos....tadinhos deles!!
Sinceramente, custam-me a crer certas "cruzadas", ainda para mais desconhecendo por completo o que se está a defender!! A Borboleta do Pinheiro é um bicho que não poliniza nada, só acasala poe ovos e morre. Ovos esses que se irão transformar em lagartas para comerem as folhas dos pinheiros e nada mais. É para isso que servem....são uma praga!
Se creceram devido ao desordenamento territorial ou ao que quer que seja de intervenção humana, o facto é que cresceram e se expandiram ao ponto de andarem demasiado perto de nós, nas nossas casas, nas escolas dos nossos filhos!, e se não os eliminamos temos certamente problemas....graves!
Última edição por Terugkeren em terça mar 22, 2011 10:00 pm, editado 1 vez no total.
Chamarrita
Membro Veterano

terça mar 22, 2011 10:00 pm

sei lá se a salvei. Fui só pô-la ao pinhal, longe dos meus gatos e dos meus cães, e de mim. A esta hora é bem capaz de estar no bucho de algum passaroco, grande salvação... :roll:
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

terça mar 22, 2011 10:02 pm

Chamarrita Escreveu:sei lá se a salvei. Fui só pô-la ao pinhal, longe dos meus gatos e dos meus cães, e de mim. A esta hora é bem capaz de estar no bucho de algum passaroco, grande salvação... :roll:
Ou a transformar-se numa 'bela' borboleta que poderá colocar mais umas centenas ou milhares de ovos de onde irão sair outras tantas lagartinhas. É "só" uma que 'salvou', pois é...!
Última edição por Terugkeren em terça mar 22, 2011 10:03 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”