Pílula Canina ???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça dez 16, 2003 10:16 pm

jcsousa Escreveu:E então as reprodutoras? Não está a condená-las CONSCIENTEMENTE a uma vida menos duradoura e de menor qualidade (a fazer fé neste novo argumento) ?

Se me disserem que sim, mas que, embora com pena, as sacrificam em prol dos elevados interesses da evolução da raça eu, com um bocado de esforço, até talvez consiga acreditar...
Meu caro, a sua ironia passa-me completamente ao lado. Isto porque já operei duas cadelas a tumores mamários e uma a piómetra [tudo cadelas já na reforma na altura das intervenções]. Acontece que os tumores mamários, e como eu não sou do estilo de ter os cães enfiados num canil, como muita gente por aí, foram 'apanhados' numa fase muito inicial, o que fez com que, muito embora sendo do tipo maligno, não tivessem tido ainda tempo de metastizar [pelo que a sua esperança de vida não foi sequer beliscada por este infortúnio]. Pelo contrário, muitas das cadelas que me passam pelas mãos com tumores mamários [particulares que, em princípio, gostam muito dos seus bichos, mas que, a maioria das vezes, não lhes dão a atenção e a assistencia devidas] já ultrapassaram há muito a fase localizada. Idem para as piómetras. A maior parte dos donos só dão por ela quando a cadela está em toxémia e aí é acender muitas velinhas aos santinhos. Quanto aos muitos 'criadores' que andam por aí, este tipo de coisas é uma benção, já que eliminam sem muito trabalho ou despesa bocas inúteis [as suas cadelas ainda são jovens, não são ?]

Cumprimentos
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça dez 16, 2003 10:26 pm

O que acontece é que conheci pessoas com cadelas esterilizadas e todas elas tiveram uma esperança de vida muito curta...
Será mera coincidência?

Lá porque expresso uma preocupação legítima sobre a qualidade de vida das cadelas esterilizadas e procuro alternativas serei alguma criminosa?

Será crime preocupar-me com cães num forum sobre cães?

Ninguém é detentor unilateral da verdade e estaria desposta a aceitar críticas construtivas. No entanto o que eu recebo são piadas de mau gosto de alguém que claramente se acha na posição de detentor universal da verdade.

Muito bem, se assim o acha, gostaria que me indicasse as revistas ciêntificas onde estão publicados os estudos sobre a longevidade de cadelas que foram submetidas e estas intervenções médicas.
Não se esqueça que têm de ser reconhecidas internacionalmente.

Espero ansiosamente por uma resposta.
indo por partes.... se a esterelização é anti-longevidade, ou que dizer do uso da pílula? já agora, procure em revistas científicas e caso não encontre, faça um pequeno estudo e compara - esterelização vs. pílula.
a gata joana foi esterelizada e viveu quase 16 anos. eu sei que é pouco. mas quem me dera que todos lá chegassem, incluindo a cadela carlota.
porque se fia em rev.científicas e não na palavras dos vets? dos verdadeiros? outro estudo- faça uma sondagem junto de uma amostra representativa. se mesmo assim, continnuar em dúvida :o :o
anjaazul
Membro Veterano

terça dez 16, 2003 10:33 pm

Mas aqui há uns anos atrás, quando o normal era darem-se a "tripla" como lhe chamavam e a da raiva, houve um vet que me desaconselhou a da raiva após a aplicação da 2ª dose, por não haver (na altura) necessidade.

Um outro, aconselhou-me a aplicação das vacinas anualmente até aos 5 anos de idade dos cães, após o que não seria necessário.
bom, os açores devem mesmo ser um atraso :D :D lá n
ão é obrigatória a vacina da raiva. porque esta doença está erradicada e porque segundo alguns vets pode ser contraproducente.
também nas ilhas, acharam que a partir de uma certa idade, já não era necessário vacinar os gatos. estavam automaticamente imunes.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça dez 16, 2003 11:00 pm

[quote=SeaLords]
[
Meu caro, a sua ironia passa-me completamente ao lado.
[/quote]

Desculpe lá mas não era ironia nenhuma. Um simples raciocínio baseado em premissas avançadas no tópico. Não vejo onde esteja o erro de construção...

Já agora, os meus cães também náo estão todo o dia enfiados em canis.

E quanto a "falsos criadores", "criadores de vão de escada", pseudo criadores" e quejandos, não me pronuncio. Não estou aqui para culpabilizar ninguém, e mesmo se o fizesse não seria em abstracto.

Qto à idade das minhas cadelas, deduzo que já saiba qual é. Mas tenho PAs desde q me conheço, e as q tive morreram de velhas e sem esterilizar. Poderei ser um homem com sorte, mas ao fim e ao cabo a nossa experiência sobrepõe-se muitas vezes a teorias , não é verdade?
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

terça dez 16, 2003 11:02 pm

Aceito a vossa opunião de que a esterilização é a forma mais segura de fazer o controlo da natalidade.

No entanto até que ponto é segura:

- A minha vizinha só tinha cadelas e esterizava-as. Bem, elas morriam todas muito novas... Coincidência?

- Ela tratava-as bem. De facto antes de começar a ter cadelas teve um cão que morreu com: acreditem que é verdade: 23 anos!!

Quanto ao meu cão:

- Só levou as vacinas consideradas necessárias pelo veterinário.

- Tirando a esgana que teve com alguns mesinhos, nunca esteve doente.

- Comia a mesma comida que nós ( não gostava de comida para cão)
( haviam de ver a paciência da minha mãe a tirar-lhe as espinhas do peixe) e adorava leitinho ( especialmente se tivesse muitas natas).

- Morreu com quase 20 anos.

Quanto à questão da cadela. O cão é para os meus pais e eles querem mesmo um macho, pelo que continuam à prócura.

Guida
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

terça dez 16, 2003 11:03 pm

Aceito a vossa opunião de que a esterilização é a forma mais segura de fazer o controlo da natalidade.

No entanto até que ponto é segura:

- A minha vizinha só tinha cadelas e esterizava-as. Bem, elas morriam todas muito novas... Coincidência?

- Ela tratava-as bem. De facto antes de começar a ter cadelas teve um cão que morreu com: acreditem que é verdade: 23 anos!!

Quanto ao meu cão:

- Só levou as vacinas consideradas necessárias pelo veterinário.

- Tirando a esgana que teve com alguns mesinhos, nunca esteve doente.

- Comia a mesma comida que nós ( não gostava de comida para cão)
( haviam de ver a paciência da minha mãe a tirar-lhe as espinhas do peixe) e adorava leitinho ( especialmente se tivesse muitas natas).

Quanto à questão da cadela. O cão é para os meus pais e eles querem mesmo um macho, pelo que continuam à prócura.

Guida
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quarta dez 17, 2003 11:56 am

jcsousa Escreveu: [Sobre este tema das vacinas e seus benefícios/malefícios para a saúde gostaria de ouvir a opinião de alguém cientificamente documentado.

Aqui há uns anos interessei-me pela dieta BARF e li uma série de artigos a esse respeito, tendo participado também (como aprendiz) nalguns foruns de debate relacionados com o tema.

Nessa digressão pela BARF tive ocasião de ler opiniões de veterinários e veterinários homeopatas defensores dessa dieta a alertarem para os inconvenientes das vacinações para a saúde dos cães. Vindo de veterinários, pareceu-me estranho, mas como o meu objectivo era outro, não aprofundei a questão. No entanto, esta alusão da Guida fez-me relembrar o assunto. Algum de vocês já leu alguma coisa sobre essa "teoria alternativa"?

Cumprimentos

José Carlos
Antes de mais, acho que não preciso esclarecer ao José Carlos que eu não sou alguem "científicamente documentado" nestes temas :oops: , mas lembrei-me que a teoria que rejeita as vacinas é o "naturismo", basea-se na ideia de que a doença não aparece nos organismos pelo ataque dos gérmens ou micróbios, mas pelo afastamento da natureza que o homen (e a mulher ;) ) vive.
Pode ler uma fundamentação bastante completa neste site:

http://www.unizar.es/med_naturista/Definicio.htm

Embora seja em espanhol, acho que se pode ler com facilidade, posso ajudar-lhe com qualquer coisa que não perceba, se quiser.
Há uns quantos anos houve um caso no meu país que tive imensa difusão pela impresa e a televisão: um casal naturista negava-se a que os seus filhos apanhasem a vacinação obrigatoria e ainda que andaram na escola primaria (tambem obrigatoria). Como o casal vivia no campo em estreita comunião com a natureza mas tinham internet fizeram um apelo aos naturistas de tudo o mundo e chegaram à coitada caixa de correios do juiz que tinha a causa montes de e-mails em apoio do casal. O debate público, que começou pelas vantagems e des-vantagems das vacinas, virou logo para qualquer coisa do género "Estado vs. liberdades individuais", tema predileto no meu país 8)
É interesante o facto de os naturistas não acreditar nos micróbios, a teoria diz que o micróbio é um produito da doença e não o causante desta.
Sobre o outro tema (a esterilização) acho que já brigamos o suficiênte noutro tópico, caro José Carlos, :lol: :lol: :lol: , e não sendo criadora não tenho nada a acrecentar.

Meus cumprimentos

Alicia
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta dez 17, 2003 1:56 pm

Estimada Alicia:

Se não é "cientificamente documentada", está precisamente na minha posição. Isto não invalida que a sua posição seja tão respeitável como a de qualquer outra pessoa, como é lógico.

O facto de haver veterinários que são contra as vacinas é que me levou a sugerir que o debate ( a havê-lo) fosse feito por pessoas com conhecimentos sólidos sobre o assunto, o que não é o meu caso.

Vou de qualquer modo espreitar o link q fez o favor de enviar, pode ser uma boa fonte de informação. Com o castelhano não tenho problemas, de modo que penso que não terei que recorrer à sua ajuda para tradução. No entanto fá-lo-ei com muito gosto se tal fôr necessário.

Quanto às nossas "brigas" sobre o tema da esterilização, não pretendo reeditá-las uma vez que as nossas posições são conhecidas e seria "chover no molhado"... Aliás, acredite que da minha parte nunca estive a "brigar" consigo, por muito que lhe possa ter parecido que estava.

Apenas construí um raciocínio sobre um argumento que até aqui não tinha sido exposto, nada mais. Diga-se a propósito que até agora esse raciocínio não foi rebatido.

Cprdialmente

José Carlos
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

quarta dez 17, 2003 3:46 pm

[quote=aligra]
[quote=nelsonk]

o unico animal que anda sempre com o cío é exactamente a mulher [/quote]

Olhe, Nelson, não leve a mal, mas tenho cá ao pé de mim um primo solteiro que quer saber ónde é que você mora, para mudar-se imediatamente para lá, porque cá na Universidade do Algarve onde o rapaz anda não se verifica esse fenómeno :lol: :lol: :lol:

Não faça caso, é brincadeira :oops:

Alicia
[/quote]

deve ser mais um que anda distraído ( e ñ é brincadeira )

Abraço

Nelson
anjaazul
Membro Veterano

quarta dez 17, 2003 8:00 pm

Comia a mesma comida que nós ( não gostava de comida para cão)

há animais que são mesmo de ferro. mas palavras para quê?
Responder

Voltar para “Cães”