Comida seca vs comida húmida

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta mar 25, 2011 3:47 pm

se a gatita recusa o peixe, não insista; além de ter grandes quantidades de fósforo, está no topo das alergias alimentares.

Cada vez mais os vets recomendam a comida húmida, porque a ração seca exige demasiado dos rins. Os gatos são bicho "do deserto", a maior parte da água que consomem é retirada dos alimentos e, ao comerem ração seca que lhes provoca sede e a necessidade de beber bastante água, sobrecarregam e esforçam os rins. Por isso as insuficiências renais são a doença mais comum nos felinos, e começam a ter problemas cada vez mais cedo.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
luisfdgon
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

sexta mar 25, 2011 3:56 pm

Chamarrita Escreveu:se a gatita recusa o peixe, não insista; além de ter grandes quantidades de fósforo, está no topo das alergias alimentares.

Cada vez mais os vets recomendam a comida húmida, porque a ração seca exige demasiado dos rins. Os gatos são bicho "do deserto", a maior parte da água que consomem é retirada dos alimentos e, ao comerem ração seca que lhes provoca sede e a necessidade de beber bastante água, sobrecarregam e esforçam os rins. Por isso as insuficiências renais são a doença mais comum nos felinos, e começam a ter problemas cada vez mais cedo.
Chamarrita nós não insistimos, aqui em casa quem manda é ela :lol:

A nossa vet é um pouco contra o dar comida, especialmente pq acabamos sempre por pôr um bocadinho de sal e pelas alergias alimentares/défices de nutrientes essenciais para eles, etc. Então quando ela não gosta, não come. A única coisa que tem que comer mesmo não gostando é IAMS, pq é a única forma quando o macho vem passar férias cá em casa de não comer a taça dela, a dele e mais os reforços diários (nunca vi nenhum gato comer tanto... enquanto não aspira tudo o que há de comida, quando é RC ou proplan, não descansa; felizmente que o bichinho não é adepto da IAMS e assim consegue manter as linhas redondas menos redondas)

Tenho lido muito sobre isso sim :) e para mim faz-me todo o sentido. Eu acho que a ração seca é super conveniente, especialmente para os donos :)

Sabe-me muito bem deixar uma tacinha com comida e ficar à disposição da minha menina o dia todo sem ficar com o apartamento intoxicado e sujo :oops:

Mas considero que a ração húmida se assemelha mais com o que eles comem na natureza, se bem que tem outro tipo de desvantagens para eles. O melhor é mm o regime alternado onde se dá um pouco de tudo. Gostei muito do regime apresentado pelo yonisia.

AAHHH e parabéns ao Artur pelos 6 mesinhos :P
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta mar 25, 2011 4:15 pm

em tudo há contras. Nos EUA, a comida húmida é a principal alimentação dos gatos, é de qualidade e barata, há n marcas à disposição. Aqui, as melhorzinhas custam os olhos da cara e pouco há por onde escolher.

Depois, ir alternando a alimentação, tem de ser de forma muito gradual e têm de ser criadas rotinas, senão dá-lhes uma desenteria bíblica e tem de andar tudo a i/d... :? Ou seja, parece-me que a variedade tem de ser numa base diária.

Uma boa parte dos meus gatos anda a tomar complementos: eles próprios caçam e comem bichinhos (insectos), provavelmente comerão também alguns ratitos e passarinhos. E os que passaram por mais dificuldades até à idade adulta, gatos abandonados que tiveram de sobreviver, ou ferais semi-domesticados, são os mais resistentes, comem de tudo e nada lhes faz mal. Os outros são uns vidrinhos... :roll:
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
yonisia
Membro
Registado: segunda out 18, 2010 4:53 pm
Localização: O meu gatito Artur, o cão dos meus pais, Puto-P. ...na memória e no ♥, a Pyu,o Piri e o Roli.

sexta mar 25, 2011 4:38 pm

Pois! Também fico sempre naquela dúvida se estarei mesmo a dar-lhe o regime mais saudável ou não,mas faz-se o que se pode,e nunca deixo de pesquisar sobre a nutrição :D

E obrigada,luisfdgon, como acabei de dizer, não sei mesmo se o regime que escolhi é o melhor, mas até ao momento tem-me parecido o mais adequado. E como disse tb, por mim o RAW até era o ideal,mas para já não é possivel.
Ah, e o Artur agradeçe os parabens :D
luisfdgon
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

sábado mar 26, 2011 12:00 am

Chamarrita Escreveu:em tudo há contras. Nos EUA, a comida húmida é a principal alimentação dos gatos, é de qualidade e barata, há n marcas à disposição. Aqui, as melhorzinhas custam os olhos da cara e pouco há por onde escolher.

Depois, ir alternando a alimentação, tem de ser de forma muito gradual e têm de ser criadas rotinas, senão dá-lhes uma desenteria bíblica e tem de andar tudo a i/d... :? Ou seja, parece-me que a variedade tem de ser numa base diária.

Uma boa parte dos meus gatos anda a tomar complementos: eles próprios caçam e comem bichinhos (insectos), provavelmente comerão também alguns ratitos e passarinhos. E os que passaram por mais dificuldades até à idade adulta, gatos abandonados que tiveram de sobreviver, ou ferais semi-domesticados, são os mais resistentes, comem de tudo e nada lhes faz mal. Os outros são uns vidrinhos... :roll:
lol a minha a única alteração é mm as traças que de vez em quando aparecem :lol: melhor que qualquer RC! Ela come de imediato! Por acaso tenho sorte que não é dada a diarreias. Será que dar húmidos de vez em quando pode provocar diarreias?
yonisia
Membro
Registado: segunda out 18, 2010 4:53 pm
Localização: O meu gatito Artur, o cão dos meus pais, Puto-P. ...na memória e no ♥, a Pyu,o Piri e o Roli.

sábado mar 26, 2011 12:05 am

Ao meu até à data nunca aconteceu. Pode é haver uns presentes mais mal-cheirosos :lol:
Mas também calculo que haja diferenças de gato para gato,por exemplo a nível de ração eu tentei introduzir por duas vezes o Arden Grange ao meu e deu-lhe sempre diarreia :p
ChipMix
Membro
Registado: domingo jan 09, 2011 12:47 am

sábado mar 26, 2011 4:57 pm

O meu gato o kiko adora ração seca e também adora a ração húmida mas confesso que apesar de saber que a raçao seca sobrecarrega os rins eu dou mais vezes ração do que latinhas porque passo praticamente o dia fora de casa e só a noite é que lhe dou uma latinha, o que para ele é como se fosse a recompensa do fim do dia. :wink:
Quanto á pergunta do luisfdgon não se preocupe pois normalmente o alimento húmido não costuma dar diarreias em contrapartida da-lhes é bastante satisfação. :lol:
Victor
Membro Veterano
Registado: sábado dez 15, 2001 3:29 pm

quinta set 26, 2013 4:29 pm

Pelo que pude perceber a maior diferença (alem da participação vegetal na ração seca que concordo ser bem chata) seria o fato da ração úmida saciar parte da demanda de água diária do gato.

Olha aqui no Brasil já vi a recomendação de acrescentar um pouco de água (ou até caldo de carne... água em que foi fervida carne/ave/peixe ou até partes destes como ossos ou cabeça/rabo, sem sal nem temperos) a ração seca (claro sob severa observação pois isso a faz se deteriorar muito mais rapidamente) sem correr o risco dos conservantes e/ou contaminações da manufatura e envasamento em latas.
Claro que com isso perdemos a praticidade de poder deixar a ração todo tempo disponível para os gatos (nunca tentei essa técnica então não imagino o tempo que se possa deixar essa ração molhada ao relento sem correr o risco de intoxicar o gato :o ), mas ficamos mais tranquilos sobre seus rins e hidratação (as minhas pouco vejo bebendo água.. fora quando abro a torneira do banheiro... mas a caixa de areia delas atesta o consumo de água).

Sobre dar alimentos "naturais" eu pessoalmente sou expressamente contra dar qualquer alimento crú, pois mesmo congelada por semanas em freezer a carne não fica completamente isenta de bactérias/vírus (claro que vermes vão para o saco, mas os cistos e esporos tenho minhas dúvidas :roll:).
Acho que não custa uma fervidinha (ou melhor colocar essa porção congelada direto na água quente para promover um choque térmico que é até mais eficiente do que o congelamento e já nós prover do caldo de carne)... aliás como fazemos para nossa alimentação :wink: pois os gatos não diferem em nada de nós nesse aspecto fitossanitário.

De saches de ração úmida dou vez em nunca e das minhas gatas uma só come quando da abertura do saché e mesmo assim um pouquinho... a outra se incube de raspar as duas vasilhas.
Não sei o porque desta desdenhar tanto a ração úmida. :roll:
Responder

Voltar para “Gatos”