sábado mar 26, 2011 1:42 am

se tinha muitos nós, rastas e assim, é bem possível que esteja com uma infecção na pele, porque a humidade acumula-se e não "respira". Isso é pasto para dermatites diversas, desde ácaros e bactérias a fungos, que adoram calor e humidade... Talvez uma parte da solução passe por uma tosquiadela bem rentinha, para facilitar tratamentos e permitir que a pele se restabeleça, o pêlo cresça de novo e em bom estado, passando a ter os cuidados de manutenção que lhe faltaram antes. Não me parece que deva culpar-se, ficou com um animal a seu cargo que requer muitos cuidados a nível da pelagem, olhos, enfim... persas dão mesmo imenso trabalho, foram criados assim, e, acredite, em poucos dias sem cuidados, ficam logo com ar miserável. Tenho acolhido bastantes gatos, mas até hoje tenho conseguido evitar os persas justamente pela manutenção que requerem (e os problemas que costumam ter os gatos de "criadeirice" e vítimas de abandono ou negligência, sem despistes nem controlos de doenças genéticas, sem os cuidados básicos, enfim...). Vá ajudando no que puder, dando pasta de malte, escovando, passando com uma toalha húmida e áspera, para tirar pêlos mortos, corte os nós que for possível cortar, não se preocupe com a estética, que agora isso é o menos. Encontrar pêlos nas fezes é bom, significa que estão a sair e não a formar rolhões que podem levar a bloqueios no aparelho digestivo. Tenha paciência, há-de correr tudo bem!

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!