Negligência médica, como proceder?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

mytic
Registado: terça ago 28, 2007 6:01 pm

sábado mar 26, 2011 5:43 pm

Boa tarde

A minha cadela morreu devido a clara negligencia médica, como tal, quero fazer uma participação do ocorrido.

Alguém sabe quais os passos a dar nesta situação?

Obrigada!
TouTeaVer
Membro
Registado: terça dez 21, 2010 10:01 pm

sábado mar 26, 2011 9:24 pm

E porque acha que foi negligência médica?

Pode pedir o livro de reclamações da Clínica Veterinária, pode fazer queixa na OMV... ou pode informar-se junto do seu advogado, ele melhor do que ninguém, lhe dirá o que fazer.
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
sábado mar 26, 2011 9:55 pm

A ntidade a quem tem de fazer queixa é à OMV.Note no entanto que necessita de ter provas do que diz..a palavra per si não basta e pode ser poor sua vez processado por quem acusar.
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
WhoIs
Membro Júnior
Registado: domingo mar 27, 2011 1:38 am

domingo mar 27, 2011 6:12 am

mytic Escreveu:Boa tarde

A minha cadela morreu devido a clara negligencia médica, como tal, quero fazer uma participação do ocorrido.

Obrigada!
Contrate um bom advogado.Esqueça os restantes organismos. :wink:
VascoV2
Membro Veterano
domingo mar 27, 2011 9:05 am

WhoIs Escreveu:

Obrigada!
vai ser giro esse bom advogado nao ter entidade. A quem reclamar...caso nao saiba as queixas sobre negligencia sao feitas a omv
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

domingo mar 27, 2011 12:22 pm

VascoV2 Escreveu:
WhoIs Escreveu:

Obrigada!
vai ser giro esse bom advogado nao ter entidade. A quem reclamar...caso nao saiba as queixas sobre negligencia sao feitas a omv

A Ordem pode receber queixas e instaurar processos disciplinares, mas concerteza que será outra entidade (a direcção geral de veterinária?) a investigar os procedimentos (se houve ou não negligência ou erro), e um tribunal a decidir medidas compensatórias no caso de haver direito a elas.
Não sei se serão assim os procedimentos, mas não me parece lógico que a ordem seja a primeira instância a quem fazer uma queixa, já que esta é uma entidade "associativa" que regula o acesso à profissão...
VascoV2
Membro Veterano
domingo mar 27, 2011 12:35 pm

É também uma entidade disciplinar. Não é a DGV que vai avaliar o comportamento em termos de negligência médica e muito menos o tribunal..é a OMV.

Quando faz queixa do comportamento de um advogado a quem faz ?

À Ordem dos Advogados. :lol:
ziggy
Membro Veterano

domingo mar 27, 2011 12:53 pm

Eu não sei como é que as coisas funcionam na medicina veterinária. Mas negligência e erro médico não são apenas apenas passíveis de procedimento disciplinar, são passíveis de procedimento legal civil e criminal.
Se quiser fazer uma queixa de um médico por negligência ou erro, a queixa é apresentada à Direcção Geral de Saúde e não à Ordem dos Médicos. Só depois de haver uma investigação pela DGS e de a coisa estar nos tribunais é que a Ordem dos Médicos avança com o processo disciplinar, com os dados que lhes são fornecidos pela DGS.
VascoV2
Membro Veterano
domingo mar 27, 2011 2:52 pm

POis ziggy, com o devido respeito, falamos de medicina veterinária e eu sei como se processa uma queixa.Já a fiz no passado e conheço bem os procedimentos.
ziggy
Membro Veterano

domingo mar 27, 2011 3:04 pm

Pois VascoV2, com o devido respeito, acho que sendo esse o procedimento, é um descrédito para a profissão, e uma injustiça para os utentes, se mais não podem esperar que uma "palmadinha na mão" por parte da OMV ao profissional. Eu sei que medicina veterinária e medicina humana são muito diferentes, e a gravidade do erro e da negligência nas duas profissões não pode ser equiparada; mas a medicina veterinária também lida com casos que podem pôr em risco a saúde pública, e portanto deveria ter um organismo independente que controlasse as boas práticas. Se isto em vez de um cão que morreu numa clínica fosse a um caso de não se terem tomado as medidas necessárias para evitar a propagação de uma infecção numa exploração pecuária a queixa também deveria ser apresentada à OMV?
VascoV2
Membro Veterano
domingo mar 27, 2011 3:16 pm

Ru estou a falar deste caso que me parece ser o que interessa para a forista em causa...nao vou falar fora do concreto...E nem venha falar por exemplo do licenciamento de clinicas medicas versus clinicas veterinarias..pois as segundas estão muito mais bem reguladas. :lol:
ziggy
Membro Veterano

domingo mar 27, 2011 5:25 pm

VascoV2 Escreveu:Ru estou a falar deste caso que me parece ser o que interessa para a forista em causa...nao vou falar fora do concreto...E nem venha falar por exemplo do licenciamento de clinicas medicas versus clinicas veterinarias..pois as segundas estão muito mais bem reguladas. :lol:
E diz isto com conhecimento de causa porque conhece ambas as legislações ou porque ouviu dizer?
VascoV2
Membro Veterano
domingo mar 27, 2011 5:35 pm

Porque conheço ambas as legislações..não costumo mandar bocas para o ar.

Quanto a duvidar do que eu digo tem bom remédio...contacte a OMV.Não espero que acredite em mim..é-me indiferente.
Alias o que me interessou foi esclarecer as pessoa que abriu o topico
ziggy
Membro Veterano

domingo mar 27, 2011 6:28 pm

Mas eu não disse que não acreditava em coisa nenhuma, disse que me fazia uma certa confusão a promiscuidade de ser a ordem a abrir os procedimentos contra um membro, sem antes haver avaliação do mérito da queixa por uma entidade imparcial (e as ordens, a meu ver, não são nem podem ser imparciais em relação aos seus membros). Já percebi que é assim que as coisas se processam, o que a meu ver não abona em nada a credibilidade da profissão.
VascoV2
Membro Veterano
domingo mar 27, 2011 6:43 pm

ziggy Escreveu:Mas eu não disse que não acreditava em coisa nenhuma, disse que me fazia uma certa confusão a promiscuidade de ser a ordem a abrir os procedimentos contra um membro, sem antes haver avaliação do mérito da queixa por uma entidade imparcial (e as ordens, a meu ver, não são nem podem ser imparciais em relação aos seus membros). Já percebi que é assim que as coisas se processam, o que a meu ver não abona em nada a credibilidade da profissão.
Vamos a ver...num processo de negligencia, quem é que trata disso em medicina humana ?
Estamos a falar de negligencia..não da deco ou da asae ou da dgv, sendo que cada um tem as suas responsabilidades especificas. assim sendo a OMV é a responsavel. OU achava logico ser a asae a ver processos de negligencia medica ? :wink:
Responder

Voltar para “Cães”