Obrigado pelo alerta, mas em relação ao mau feitio acho que não vai existir problema ... quando tentou fugir, ficou pendurado pela perna num ferro que lhe rasgou a pele, separou a pele da carne e foi sair 15 cm mais á frente,o que não o deixou cair no chão .... ficou pendurado no muro com o peso do corpo todo na pele da perna.IsabelNobre_ Escreveu:Tem duas alternativas, uma tosquia apenas na zona onde tem os nós, ou tosquia por inteiro.ninicos Escreveu:Boas,
Á dois meses adoptei um serra da estrela com +/- seis anos ( devido ao mau estado da dentição não é possivel dar um ano concreto ).
Levei-o para casa, mas ele tentou saltar um gradeamento e ficou espetado ( literalmente ) na perna traseira. Teve de levar pontos e está praticamente recuperado.
Devido a este "contratempo" só lhe pude dar banho algumas semanas depois.
Devido aos maus tratos a que foi sujeito e á falta de higiene, a sua pelagem não está no melhor estado, preciso de ajuda para saber como lhe retiro os nós que tem no pescoço ( já tentei com escova, liquido proprio para nós, uma especie de escova com laminas, etc ) mas nada tem o resultado pretendido, além de que o Nicos é muito paciente e resistente á dor mas acho que é necessario uma solução radical tipo tosquia.
Ora esta é a minha duvida. Ao que já li a pelagem do serra da estrela tem duas camadas e não aconselham a tosquia.
Se esta for a unica solução, posso faze-lo eu ou existem algumas situações a ter atenção? Ou onde poderei ir com ele para o fazerem?
Obrigado a todos,
Ricardo Alexandre
Esta é a melhor altura para o fazer, porque ainda não está sol. Esse tipo de pêlo só dá para cortar curto, ficará com o corte de leão, cabeça aparada e cauda inteira, as patas não se costumam cortar. E há que ter muito cuidado com a exposição solar para não provocar queimaduras. Outra coisa, é provável que depois o pelo cresça de maneira diferente, mais ondulado e mais fino. De maneira que, pense bem em tudo isso.
Agora prepare-se, porque os serras têm fama de ter mau feitio, principalmente os machos, e nem toda a gente se disponibilizará a fazê-lo de boa vontade.Primeira pergunta a fazer, "Tosquiam serras da estrela?"
Boa sorte!
Depois de o ter puxado e retirado o ferro, foi ao vet e foi agrafado e cosido.
Durante os tratamentos, tinha de colocar uma pomada cicatrizante por dentro da pele .... isto tudo sem nunca ter feito qualquer tipo de movimento mais agressivo, somente levantava a cabeça e olhava para mim .... com os seus grandes olhos com de mel....
Acha que vai causar problemas ?????
Nota - o Nicos tem +/- seis anos e a primeira vez que o vi foi á volta de dois meses quando o retirei da rua .