Quando o meu gato foi castrado veio para casa com o colar, a conselho da veterinária porque ele estava obcecado em lamber a sutura. Ela disse para tentar que ele usasse durante uns 3 ou 4 dias. Era isso ou vigiá-lo o tempo todo sem colar... impossível mesmo comigo em casa, porque tirei uma semana de férias para fazer de enfermeira, poder observá-lo e dar-lhe mais miminhos.
Quando chegou a casa andava um bocado desorientado, de marcha atrás heheh e a bater contra tudo e ainda teve uma fúria em que o tentou tirar mas sem sucesso. Mas passado uma hora mais ou menos adaptou-se bem e no dia seguinte já corria de colar e tudo.
Todos os dias me certificava que o colar estava bem apertado, sem o esganar claro, mas de forma a que o gato não o conseguisse tirar. E correu bem, tolerou o colar muito melhor do que eu esperava e aguentou-se os 4 dias com ele. Claro que ficou mais feliz quando se viu livre dele.
Só depois é que descobri estes colares alternativos e que aparentam ser muito mais cómodos e menos traumáticos para os nossos pets. Fica aqui o link.
http://www.comfycollars.co.uk/
Em meados de Junho vou ter uma fêmea cá em casa (nasceu há 15 dias!!) e estou a pensar encomendar um destes Comfy Collars (falta certificar-me que exportam para Portugal mas julgo que também vendem através da Amazon) para depois colocar na gatinha quando for esterilizada. E a melhor parte é que é reutilizável, guarda-se e serve para outros gatos ou outras eventualidades.
Já não fui a tempo para o Lestat mas com certeza a Morgana vai agradecer.