Grande parte das care sheets que encontrei que falam de criação dizem para separar as larvas logo à nascença, alguns até dizem para retirar os ovos mal sejam colocados. O que me deixou um pouco confuso foi o facto de ter lido também que em larvas, podem ser deixadas com os pais. Posso colocar aqui um dos sites em questão:Allistor Escreveu:Estou ainda na fase de ganhar experiência mas posso dar-te algumas dicas.
Se realmente os queres criar o melhor mesmo é separá-los para um outro setup. A qualidade da agua é bastante importante nesta fase e são sensíveis à amónia e ao cloro. Se for um setup bastante pequeno tipo marmitas irás ter de fazer mudas a 100% com bastante regularidade. Qualquer coisa como 1 litro por larva acho que seria o ideal para não ser demasiado trabalhoso. Podes as manter juntas desde que hajam esconderijos e até podes aproveitar parte da tua selva para isso. Quanto ao alimento, tenho tido bom resultado com dáfnias vivas e presentes constantemente nos setups das larvas. Quando forem maiores poderão aceitar mesmo as bloodworms congeladas. Segundo a minha pesquisa depois de passarem a metamorfose eles passam um período de 2-3 anos em terra e nessa fase só aceitam comida viva como minhocas cortadas ao bocados, larvas de mosca da fruta, whiteworms, etc. O teu aqua deve estar cá uma selva para não conseguires ver ovos!! Ou então houve poucos ovos depositados.
Boa sorte
http://www.salamandridae.com/knowledge- ... alis-.html
Se fosse uma care sheet criada por compilação de outras, por assim dizer, dava mais importância às outras, mas quem escreveu esta fala sempre por experiência própria e isso é de ter em conta. Parece ser um criador com bastante sucesso e nada como a experiência para descobrir os melhores métodos.
De qualquer das formas vou separá-los hoje. Vou comprar agora uma caixa de arrumação grande (que mais tarde servirá para a época terrestre) e depois vou plantar aquilo tudo, falta de plantas não tenho.
E sim, aquilo está uma selva de todo tamanho, ficou bem bonito mas diminui muito a visibilidade. Embora acho que a postura foi pequena.
Veremos no que vai dar.