Tritão do Ned

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
StealthSnake
Membro Veterano
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

terça mar 29, 2011 2:25 pm

Allistor Escreveu:Estou ainda na fase de ganhar experiência mas posso dar-te algumas dicas.
Se realmente os queres criar o melhor mesmo é separá-los para um outro setup. A qualidade da agua é bastante importante nesta fase e são sensíveis à amónia e ao cloro. Se for um setup bastante pequeno tipo marmitas irás ter de fazer mudas a 100% com bastante regularidade. Qualquer coisa como 1 litro por larva acho que seria o ideal para não ser demasiado trabalhoso. Podes as manter juntas desde que hajam esconderijos e até podes aproveitar parte da tua selva para isso. Quanto ao alimento, tenho tido bom resultado com dáfnias vivas e presentes constantemente nos setups das larvas. Quando forem maiores poderão aceitar mesmo as bloodworms congeladas. Segundo a minha pesquisa depois de passarem a metamorfose eles passam um período de 2-3 anos em terra e nessa fase só aceitam comida viva como minhocas cortadas ao bocados, larvas de mosca da fruta, whiteworms, etc. O teu aqua deve estar cá uma selva para não conseguires ver ovos!! Ou então houve poucos ovos depositados.

Boa sorte :wink:
Grande parte das care sheets que encontrei que falam de criação dizem para separar as larvas logo à nascença, alguns até dizem para retirar os ovos mal sejam colocados. O que me deixou um pouco confuso foi o facto de ter lido também que em larvas, podem ser deixadas com os pais. Posso colocar aqui um dos sites em questão:

http://www.salamandridae.com/knowledge- ... alis-.html

Se fosse uma care sheet criada por compilação de outras, por assim dizer, dava mais importância às outras, mas quem escreveu esta fala sempre por experiência própria e isso é de ter em conta. Parece ser um criador com bastante sucesso e nada como a experiência para descobrir os melhores métodos.

De qualquer das formas vou separá-los hoje. Vou comprar agora uma caixa de arrumação grande (que mais tarde servirá para a época terrestre) e depois vou plantar aquilo tudo, falta de plantas não tenho.

E sim, aquilo está uma selva de todo tamanho, ficou bem bonito mas diminui muito a visibilidade. Embora acho que a postura foi pequena.

Veremos no que vai dar. :wink:
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
abrenozes
Membro
Registado: sexta out 29, 2010 9:49 am

terça mar 29, 2011 4:01 pm

Allistor Escreveu:eles passam um período de 2-3 anos em terra e nessa fase :wink:
2 a 3 anos??? Quer dizer que as criaturas que compramos nas lojas já têm mais de 3 anos?
Allistor
Membro Veterano
Registado: quarta dez 02, 2009 2:42 pm

terça mar 29, 2011 5:16 pm

StealthSnake Escreveu:
Allistor Escreveu:Estou ainda na fase de ganhar experiência mas posso dar-te algumas dicas.
Se realmente os queres criar o melhor mesmo é separá-los para um outro setup. A qualidade da agua é bastante importante nesta fase e são sensíveis à amónia e ao cloro. Se for um setup bastante pequeno tipo marmitas irás ter de fazer mudas a 100% com bastante regularidade. Qualquer coisa como 1 litro por larva acho que seria o ideal para não ser demasiado trabalhoso. Podes as manter juntas desde que hajam esconderijos e até podes aproveitar parte da tua selva para isso. Quanto ao alimento, tenho tido bom resultado com dáfnias vivas e presentes constantemente nos setups das larvas. Quando forem maiores poderão aceitar mesmo as bloodworms congeladas. Segundo a minha pesquisa depois de passarem a metamorfose eles passam um período de 2-3 anos em terra e nessa fase só aceitam comida viva como minhocas cortadas ao bocados, larvas de mosca da fruta, whiteworms, etc. O teu aqua deve estar cá uma selva para não conseguires ver ovos!! Ou então houve poucos ovos depositados.

Boa sorte :wink:
Grande parte das care sheets que encontrei que falam de criação dizem para separar as larvas logo à nascença, alguns até dizem para retirar os ovos mal sejam colocados. O que me deixou um pouco confuso foi o facto de ter lido também que em larvas, podem ser deixadas com os pais. Posso colocar aqui um dos sites em questão:

http://www.salamandridae.com/knowledge- ... alis-.html

Se fosse uma care sheet criada por compilação de outras, por assim dizer, dava mais importância às outras, mas quem escreveu esta fala sempre por experiência própria e isso é de ter em conta. Parece ser um criador com bastante sucesso e nada como a experiência para descobrir os melhores métodos.

De qualquer das formas vou separá-los hoje. Vou comprar agora uma caixa de arrumação grande (que mais tarde servirá para a época terrestre) e depois vou plantar aquilo tudo, falta de plantas não tenho.

E sim, aquilo está uma selva de todo tamanho, ficou bem bonito mas diminui muito a visibilidade. Embora acho que a postura foi pequena.

Veremos no que vai dar. :wink:
Stealht, chamar esse gajo que escreveu isso de criador experiente tem muito que se lhe diga. Se ele tem ALGUMA experiência, sim tem. Mas daí a chamar-lhe de criador experiente como se fosse um expert, no way! Aliás tens por cá quem tenha mesmo mais experiência que a pessoa que escreveu essa caresheet.
É conhecido esse comportamento dos pais comerem as larvas e/ou os ovos mas daquilo que aprendi na minha criação deste ano é que se eles realmente comerem os pequenotes, vai ser em muito pouca quantidade. Pode haver diferenças entre indivíduos e entre espécies. Mas se tiveres a oportunidade de separar os ovos ainda melhor! As larvas têm tendências canibalistas o que pode ser atenuado com comida em abundância mas sem exagerar para não haver poluição da água.
A verdade é que tenho larvas e ovos com pais e ovos e larvas separados e tá a correr mesmo bem.
Sergiombl Escreveu:as tartas iam adorar :twisted:
Iam morrer de consolo 8) Eu diria que é mesmo sequer patético ponderar tal coisa. Coabitação entre diferentes espécies de repteis e anfibios já foi debatido um bilião de vezes e logo ai vê-se bem que pesquisas andam a fazer por aqui :roll: Aliás era só ler este tópico desde o inicio para se chegar a essa conclusão. Mas isso dá muito trabalho!!
abrenozes Escreveu:
Allistor Escreveu:eles passam um período de 2-3 anos em terra e nessa fase :wink:
2 a 3 anos??? Quer dizer que as criaturas que compramos nas lojas já têm mais de 3 anos?
Se não comprar a um criador de confiança poderão já estar até mesmo à beira da morte. As lojas só querem vender. Depois de verem a nota a entrar os animais até podem morrer no seguinte que eles pensam mesmo assim: who cares?
StealthSnake
Membro Veterano
Faces rosadas
Etc...

terça mar 29, 2011 10:22 pm

Um update: este final da tarde e um pouco à noite retirei, com a ajuda do meu irmão, todas as larvas do aquário dos pais e coloquei-as num novo setup. Contei pelo menos 25 larvas, mais do que pensava e mais de 10 ovos. De manhã o macho andava a fazer um "tail fanning" à fêmea, portanto acho que a "criançada" não se acaba por aqui.

Coloquei alguns dos ovos na nova maternidade e outros ficaram no aquário dos pais, pois se metesse as plantas que tinham ovos na maternidade, os pais ficavam sem nenhumas porque todas têm pelo menos 1 ovo colado.

Agora é ver como as larvas vão crescer, esperar que os ovos restantes eclodam e ver se a fêmea tem mais para pôr.

Aqui vão algumas fotos da bicharada e respectivo setup. Ficou com alguns detritos (principalmente pedras) mas amanhã já trato disso sem falta e ponho novas fotos aqui.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
nymphaea
Membro Júnior
Registado: domingo ago 06, 2006 10:22 pm

quarta mar 30, 2011 2:33 am

boas. Tal como disse o user Allistor e bem a pessoa que escreveu o texto é um amigo meu de longa data e não o menosprezando a unica pratica reprodutiva alongada que ele tem restringe-se a apenas duas espécies (Cynops orientalis e Cynops ensicauda) como tal designar de expert é incorrecto.

O que te recomendo é que tenhas atenção a maneira de como mantens os teus ovos tentando que seja a uma profundidade o menor possivel e que nao haja muita materia organica em suspenção na totalidade da coluna de agua.

As larvas não se irão alimentar durante 5-10dias uma vez que o corpo nesta fase so se alimenta do yolk já ele presente em todo o trato digestivo. Quando for todo consumido o jovem tritão larvar terá recolhido os balancers, ganhado mais mobilidade nos braços anteriores e desenrolado as suas 6 fimbraes na totalidade e conseguirá ainda se manter 100% do tempo virada para cima. Ai entram as artemias salinas bébés que apos umas 5 doses intervaladas a cada 3 dias farão os animais ganharem perto de 3-5mm. Nessa fase as patas anteriores dependuraram perto da zona de interface cloca-cauda, as fimbrae ficaram mais plumosas e as guelras mais aprumadas, substituindo por elementos alimentícios cada vez maiores e no final deverás ser capaz de obter animais com cerca de 4,5cm TL imediatamente antes da metamorfose.
Se isto for cumprido à regra, podes devolver os juvenis a agua lentamente 2 meses após subirem em terra seca, o que deve ser a tua menor preocupação agora. Obviamente tal como na caresheet escrita pelo meu colega no link que enviaste, os animais que crescem na água pralém de atingirem tamanho adulto em quase 1 ano (comprado aos 3 anos naturais) alimentam-se muito melhor em água. O dificil está é na transição mas cada assunto a seu tempo.

Pro Abrenozes, os cynops das lojas de animais tem a volta de 5-12anos de idade. passam esse tempo na natureza até serem capturados e distribuídos nas lojas a volta do mundo inteiro o que claro, danifica e destrói as populações naturais. Como para quem já está num patamar mais elevado no hobby e sabe que esta espécie tem uma vendabilidade muito reduzida e tambem devido ao facto de ser custoso de os criar após a metamorfose faz com que, mesmo sendo amplamente reproduzido quase na totalidade ninguém compre , Cynops orientalis de origem cativa.

Steathsnake poderias mandarme PM e dizer me a quem compraste os teus animais adultos sff?

cumps.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 30, 2011 9:39 am

Muito bom Stealthsnake. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

StealthSnake
Membro Veterano
Faces rosadas
Etc...

quarta mar 30, 2011 1:49 pm

nymphaea Escreveu:boas. Tal como disse o user Allistor e bem a pessoa que escreveu o texto é um amigo meu de longa data e não o menosprezando a unica pratica reprodutiva alongada que ele tem restringe-se a apenas duas espécies (Cynops orientalis e Cynops ensicauda) como tal designar de expert é incorrecto.

O que te recomendo é que tenhas atenção a maneira de como mantens os teus ovos tentando que seja a uma profundidade o menor possivel e que nao haja muita materia organica em suspenção na totalidade da coluna de agua.

As larvas não se irão alimentar durante 5-10dias uma vez que o corpo nesta fase so se alimenta do yolk já ele presente em todo o trato digestivo. Quando for todo consumido o jovem tritão larvar terá recolhido os balancers, ganhado mais mobilidade nos braços anteriores e desenrolado as suas 6 fimbraes na totalidade e conseguirá ainda se manter 100% do tempo virada para cima. Ai entram as artemias salinas bébés que apos umas 5 doses intervaladas a cada 3 dias farão os animais ganharem perto de 3-5mm. Nessa fase as patas anteriores dependuraram perto da zona de interface cloca-cauda, as fimbrae ficaram mais plumosas e as guelras mais aprumadas, substituindo por elementos alimentícios cada vez maiores e no final deverás ser capaz de obter animais com cerca de 4,5cm TL imediatamente antes da metamorfose.
Se isto for cumprido à regra, podes devolver os juvenis a agua lentamente 2 meses após subirem em terra seca, o que deve ser a tua menor preocupação agora. Obviamente tal como na caresheet escrita pelo meu colega no link que enviaste, os animais que crescem na água pralém de atingirem tamanho adulto em quase 1 ano (comprado aos 3 anos naturais) alimentam-se muito melhor em água. O dificil está é na transição mas cada assunto a seu tempo.

Pro Abrenozes, os cynops das lojas de animais tem a volta de 5-12anos de idade. passam esse tempo na natureza até serem capturados e distribuídos nas lojas a volta do mundo inteiro o que claro, danifica e destrói as populações naturais. Como para quem já está num patamar mais elevado no hobby e sabe que esta espécie tem uma vendabilidade muito reduzida e tambem devido ao facto de ser custoso de os criar após a metamorfose faz com que, mesmo sendo amplamente reproduzido quase na totalidade ninguém compre , Cynops orientalis de origem cativa.

Steathsnake poderias mandarme PM e dizer me a quem compraste os teus animais adultos sff?

cumps.
Poder posso, mas já sabe quem foi. :twisted: :lol:
abrenozes
Membro

quarta mar 30, 2011 3:16 pm

A minha questão prende-se apenas com o facto de as minhas cynops terem crescido cerca de 1 a 1,5 cm desde as comprei em Novembro. Por isso pensava que eram mais novitas.

Obrigado por ambas as respostas. :wink:
Ricardo78
Membro Júnior
Registado: quarta jan 19, 2011 12:26 am

quinta mar 31, 2011 3:10 pm

Boas,
olá a todos!
Abrenozes se dizes que os teus animais cresceram à volta de um cm, de certeza que ainda não eram animais adultos! Custa-me a crer que fossem!
Nem todos os Cynops que estão à venda nas lojas são importados, custa-me a crer que todos aqueles que os tenham reproduzido não os tivessem introduzido no mercado!
Vejam se de uma vez por todas deixam de comprar tritões em lojas! :evil: Não encham a mula a gulosos! :D

cumps
<p><a href="http://caudata-mania.blogspot.com/"></a></p>
<p>O meu blog,</p>
<p><a href="http://caudata-mania.blogspot.com">http://caudata-mania.blogspot.com</a></p>
<p>___________________________</p>
<p><a href="http://aquariofiliapt.com">http://aquariofiliapt.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
abrenozes
Membro

quinta mar 31, 2011 3:16 pm

Sim. Comprei na ornimundo mas disseram-me que havia um criador que os fornecia.
nymphaea
Membro Júnior
Registado: domingo ago 06, 2006 10:22 pm

quinta mar 31, 2011 6:40 pm

Boas. simplesmente impossivel de se verificar no presente momento, tudo em todo o mundo é puramente WC. E Alem do mais acreditar em lojas é a mesma coisa que acreditar que o nome Cientifico do Pachytriton labiatus é Cyprinus carpio e que o nome cientifco do Tanychtys albonubes é Paracheirodon simulans por isso se fosse a voçes ia com muito cuidado.
O unico criador em numero que conheço, faz os animais por 19 euros cada fora transporte. Pagaram esse valor ou mais por cada C. orientalis? R: Não.
Lojas é daquelas coisas que sim, é de se ouvir para entrar num ouvido e sair noutro...nada mais.
A equaçao fica facilmente resolvida quando se lhe junta o obvio meus caros. Cynops orientalis são extraidos as dezenas de milhao da natureza por ano, já a pelo menos 10 anos. Fazendo as contas isso significa MUITO. Já que começam a ser tao raros na naureza (os adultos) nao lhes resta outra alternativa que apanhar cada vez os mais pequenotes.
O mesmo é valido para Pachytriton labiatus o qual tambem se tem vindo a verificar.
Acho que melhor não encontram,

cumps.
Ricardo78
Membro Júnior
Registado: quarta jan 19, 2011 12:26 am

quinta mar 31, 2011 9:38 pm

Boas,
quem fala assim não é gago! :wink:
<p>O meu blog,</p>
<p><a href="http://caudata-mania.blogspot.com">http://caudata-mania.blogspot.com</a></p>
<p>___________________________</p>
<p><a href="http://aquariofiliapt.com">http://aquariofiliapt.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

quinta abr 07, 2011 9:33 pm

Como estão os pequenotes?
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
StealthSnake
Membro Veterano
Faces rosadas
Etc...

quinta abr 07, 2011 10:59 pm

FeelingNerD Escreveu:Como estão os pequenotes?
Vejo o aquário dos pequenos várias vezes ao dia e ainda não vi um único morto, portanto acho que posso dizer que ainda não tive uma única baixa.

Já tenho mais de trinta, fora os ovos que ela tem estado a pôr de vez em quando e que vão eclodindo gradualmente.
darkleD
Membro
Registado: quinta mar 17, 2011 1:47 pm
(«»)
(«»)
(«»)
(«»)
(«»)
(«»)
(«»)

quinta abr 07, 2011 11:58 pm

Ganda cena :lol:
Que tenhas muito sorte com os teus bichinhos....
DarkleD
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”