Furao legalizado em portugal?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Carromeu
Membro Júnior
Registado: sexta jul 09, 2010 2:18 pm

quinta mar 31, 2011 5:27 pm

boa tarde.
estou a pensar adquirir um furao, mas gostava de saber se sao legais ou nao em portugal? pois com a pesquiza que fiz fiquei um pouco baralhado.
será que alguem me sabe esplicar isto, e quais os processos que terei de realizar para que este esteja legal.
obrigado
Popcorn13
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am

quinta mar 31, 2011 5:46 pm

Olá :)

Bem muito resumidamente o furão ainda não é legalizavel em portugal, embora se possa proceder à "identificação" deles no ICNB (peço desculpa se não forem estas as siglas) que de qualquer das formas não o torna legal, mas pode haver uma ligeira segurança por parte dos donos que pelo menos mostram interesse numa futura legalização do animal.
Carromeu
Membro Júnior

quinta mar 31, 2011 6:10 pm

obrigado pela reposta. ja agora sabeme informar qual a "identificação" que poderá de ser feita no ICNB, quais os custos, e como a poderei fazer?

mais uma pergunta. com essa identificação o animal nao me poderá ser apriendido?
Popcorn13
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am

quinta mar 31, 2011 6:19 pm

Pelo que sei/percebo, o animal pode ser à mesma apreendido e o dono sujeito a coima ou algo mais. Basicamente paga-se 125€ pelo registo do animal, não sei se é por cada um ou se por todos os que o proprietário possua.
Ainda não tratei dos papeis da minha mas espero vir a tratar...sempre mostra algum interesse da minha parte.

Bem de qualquer forma espere por respostas bem mais especificas do que a minha :oops:
lovelove4
Registado: terça mar 29, 2011 1:15 pm

sexta abr 01, 2011 10:34 am

Olá bom dia,
Encontro-me na mesma situação. Há um tempo para cá que ando a pensar em arranjar um furãozinho mas ainda tenho algumas dúvidas por esclarecer. O veterinário por exemplo. Li que existem casos de boa vontade mas tb outros de apreensão. Estou mais inclinada para uma fêmea (pelo tamanho e cheiro) mas por não conhecer ng que tenha furões e por não querer fazer criação, teria de esteriliza-la (motivos de saúde). Ora... No caso de vacinas, pelo que percebi, é fácil os veterinários agirem de boa vontade, pq um furão passa por gato (são vacinas para gatos, acho) mas uma cirurgia? Além de que não devem ter experiência com furões e daí aumentar ainda mais o sofrimento da bichinha :S E a probabilidade de apreensão...
Alguém que já tenha passado por esta situação? (cirurgias em furões, nomeadamente a esterilização)
DavidCascais
Membro Veterano
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm

sexta abr 01, 2011 10:46 am

Tem de possuir micro-chip uma vez que o registo pede a referência electronica.

Os 125€ éo valor que se paga, seja por quantos a pessoa tiver, o valor é aquele, e não é mais por ter mais de um.

Existe uma lei que permite, o ICNB, e existe uma lei que não permite, a lei da caça!
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
Carromeu
Membro Júnior

sexta abr 01, 2011 2:06 pm

obrigado pela resposta DavidCascais
ja estou mais esclarecido
ja agora sabeme dizer como é feito esse registo? é com o ICNB?
gostava de ler essa lei que permite (ICNB) sabeme dizer um link onde ela esteja publicada? e assim tambem mais usseres com a mesma duvida que eu poderiam ficar a par dessa lei.
obrigado pelas respostas
Carromeu
Membro Júnior

sexta abr 01, 2011 2:11 pm

obrigado pela resposta DavidCascais
ja estou mais esclarecido
ja agora sabeme dizer como é feito esse registo? é com o ICNB?
gostava de ler essa lei que permite (ICNB) sabeme dizer um link onde ela esteja publicada? (ja pesquizei no site do ICNB mas nao encontro nada) e assim tambem mais usseres com a mesma duvida que eu poderiam ficar a par dessa lei.
obrigado pelas respostas
Responder

Voltar para “Exóticos”