ouriço cacheiro

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
karenM
Membro
Registado: domingo ago 29, 2010 9:26 pm

segunda abr 04, 2011 11:30 am

Boas,
no verão passado enquanto eu andava no jardim com o meu cão encontrei um ouriço cacheiro. comecei a dar-lhe de comer e entretanto deixei de o ver. À cerca de mês e meio atrás voltei a vê-lo e desde entao ele vem passear-se para perto da minha janela do quarto por volta das 23h porque sabe que é a hora da comida :) a minha duvida é: ja li que é uma espécie protegida, o que devo fazer com ele? ele é meiguinho deixa-me tocar-lhe, mas nunca peguei nele. tenho medo que ao 'solta-lo na natureza' ele ja nao consiga arranjar comida sozinho. O que posso fazer para melhorar a vida nele no jardim? ajudem-me, dêm-me propostas, eu quero o melhor para o bichincho. Ja agora dei-lhe nome.. Sonic ;D o que é que ele gosta de comer? so lhe tenho dado fruta e ração de gato. obrigada :D
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda abr 04, 2011 2:39 pm

Karen, o ouriço não está preso no seu jardim, pois não? pode ir embora se quiser, certo? então deixe-o estar, daqui a algum tempo ele é capaz de ir embora procurar companheira/o. Os ouriços cacheiros são omnívoros, pode dar-lhe fruta, ração de gato (húmida ou seca), ovos crus... mas também se alimentam de insectos, minhocas e caracóis, por isso, se quer controlar as pragas no seu jardim, é melhor não o alimentar em demasia, ehehehe. Descanse que ele sabe procurar comida sozinho, mas, claro, tenho restaurante à disposição, não vai à caça. ;) Felicidades para si e o seu hóspede!
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

segunda abr 04, 2011 2:49 pm

Chamarrita Escreveu:Karen, o ouriço não está preso no seu jardim, pois não? pode ir embora se quiser, certo? então deixe-o estar, daqui a algum tempo ele é capaz de ir embora procurar companheira/o. Os ouriços cacheiros são omnívoros, pode dar-lhe fruta, ração de gato (húmida ou seca), ovos crus... mas também se alimentam de insectos, minhocas e caracóis, por isso, se quer controlar as pragas no seu jardim, é melhor não o alimentar em demasia, ehehehe. Descanse que ele sabe procurar comida sozinho, mas, claro, tenho restaurante à disposição, não vai à caça. ;) Felicidades para si e o seu hóspede!
:D 8)
karenM
Membro

segunda abr 04, 2011 8:09 pm

pois é isso que me preocupa. o meu jardim é vedado, o meu avo diz que ele deve ter chegado com a lenha que trouxemos ca para casa no verao, nao fui eu que o trouxe. mas é vedado por um muro baixo que eu acho que ele consegue subir porque sobe uns murinhos ca dentro que sao da mesma altura. mas se ele sair vai ter a estrada e nao tem muito por onde ir :s nao sera melhor eu leva-lo para o monte aqui perto onde eu sei que ha mais ouriços?
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda abr 04, 2011 8:18 pm

Eu acho melhor não interferir. Os ouriços são solitários, só se juntam a outros para acasalar. Eu cá deixava-o estar, que eles são desenrascadinhos.
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

segunda abr 04, 2011 8:27 pm

~e tente nao tocar no ouriço pois eles têm milhentos parasitas, sejam pulgas entre outros espalhados pelos pêlos e picos
karenM
Membro

segunda abr 04, 2011 8:27 pm

entao eu ca fico contente porque gosto da presença dele :) obrigada
karenM
Membro

segunda abr 04, 2011 8:28 pm

pois mas eu toco-lhe :/ como tiro as pulgas?
tekillaa
Membro Veterano

segunda abr 04, 2011 8:30 pm

o ouriço é para estar solto e longe dos humanos, ja basta os que morrem atropelados e os que morrem invenenados ao comerem porcarias que os humanos lhes dão, solte o bicho numa mata proxima e deixe o ir acasalar que ta na altura disso
Chamarrita
Membro Veterano

segunda abr 04, 2011 8:35 pm

Não tira as pulgas, que elas vivem em simbiose com o bicho. Se ele não pode sair do jardim, é diferente, nesse caso deve soltá-lo e bem longe da estrada.
mafia69
Membro Veterano
Registado: domingo mai 16, 2004 10:32 am

segunda abr 04, 2011 8:42 pm

Tambem costumam estar carregados de carraças, no entanto, nao lhe aconselho a interferir, deixe-o estar que ele concerteza se desenrasca.
tekillaa
Membro Veterano

segunda abr 04, 2011 9:03 pm

os ouriços desenvolveram um sistema anti parasitario em que consiste mastigar ortelã e em conjunto coma sua propria saliva "cospem " para cima dos espinhos e assim POW :twisted:
karenM
Membro

segunda abr 04, 2011 9:06 pm

mas eu nao o mantenho preso tekilla. E como pego nele? Ele desenrasca-se sozinho se eu o deixar no monte?
Chamarrita
Membro Veterano

segunda abr 04, 2011 9:08 pm

Para mim é assim: se ele pode sair do jardim, não interfira; se ele não pode sair, solte-o longe. Ele desenrasca-se, sim. :)
karenM
Membro

segunda abr 04, 2011 9:11 pm

vou tratar disso :D obrigada
Responder

Voltar para “Exóticos”