iDog Escreveu:ZeFe Escreveu:Bem vindo à Arca.
Já dei a minha opinião nos vários tópicos existentes com esta questão.
Depende do espirito de sacrificio dos donos. Claro que também depende da raça / tipo de cão, mas a raça que me refere pelo que li recentemente num artigo é uma raça que apesar de ter origens rusticas se adapta muito bem a apartamentos.
Obrigado,
Refere, na sua resposta, espírito de sacrifício dos donos, compreendo até certo ponto. Quando se refere a esse espírito o que tem em mente?
Quando tinha uma vivenda as horas eram as mesmas, mas com um jardim enorme para se entreterem...
Obrigado,
Vou-lhe dar um exemplo:
Por motivos de profissão vou muitas vezes à belissima cidade do Porto e nesses dias saio de Lisboa às 5 da manhã, pois nesses dias levanto-me às 03.45h para além de me preparar pessoalmente, dar à cadela pelo menos 45m a 1 hora de exercicio ( como vivo no sopé de uma pequena serra normalmente é por aí que vamos).
Para além de fazer 20km's de carro durante o almoço para ir novamente com ela à rua, é uma voltinha de 15 min, mas o suficiente para ela arejar e quando volto a casa às 19h ou 20h ando com ela na rua mais 1 hora e antes de me deitar, pelas 24.30, 01.00, levo-a para o jardim atrás de minha casa, onde são permitidos cães, tiro-lhe a trela e vou jogar à bola com ela.
Sinceramente a mim apetecia-me era estar deitado no sofá a ver tv ou ler um livro, mas optei por ter um cão ainda por cima cachorro e com uma energia inesgotável e tenho que fazer a minha parte para ele não descarregar a energia toda nos móveis, sofás, portas etc. pelo menos enquanto for cachorro.
Claro que cada cão é um cão e temos que adaptar a nossa vida às necessidades do bicho e tentar moldá-las ao nosso conforto diário, também já tive cães que se eu não os levasse a rua durante dias até me agradeciam, mas resumindo, em cada cão há um método diferente de ele e nós sermos felizes num apartamento.
Imagine que lhe calha um hiperactivo como a minha que se não anda uns bons km's/dia faz do corredor e dos sofás uma pista de agility (imagine uma cadela de 5 meses e 17kg's a saltar por cima dos sofás a toda a velocidade e a exercitar a capacidade de drible e de mudança de velocidade pelos abat-jours e pelo plasma de 48'')