Terei condições para ter cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

iDog
Registado: terça abr 05, 2011 2:59 pm

terça abr 05, 2011 3:11 pm

Boa Tarde a todos,

Estou neste momento num grande dilema, já tive 4 cães ao longo da minha vida: Tudo começou com uma belíssima Pointer, depois dois Pastores Alemães e finalmente um Golden.

Acontece que todos eles tiveram espaço de sobra, já que vivia numa vivenda com um jardim bastante grande.
Neste momento encontro-me a viver em Lisboa há já cerca de um ano, e está a ser cada vez mais complicado não ter cão...

Estou neste momento a ponderar a compra de um, a raça que sempre quis e nunca consegui: Bouvier de Bernois.
O que pretendo com este post é receber algum feed-back da vossa parte pois sou totalmente inexperiente no que toca a cães em apartamento, se bem que a meu favor tenho uma varanda com 12 metros quadrados que não sendo uma enormidade já é qualquer coisa.
Do que li da raça, apesar do tamanho, parece que se adapta muito bem a viver em apartamento, precisando apenas de exercício diário como qualquer cão necessita.

desde já agradeço as vossas opiniões, que espero sejam muitas :)

um abraço
ZeFe
Membro Veterano
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am

terça abr 05, 2011 3:29 pm

Bem vindo à Arca.

Já dei a minha opinião nos vários tópicos existentes com esta questão.
Depende do espirito de sacrificio dos donos. Claro que também depende da raça / tipo de cão, mas a raça que me refere pelo que li recentemente num artigo é uma raça que apesar de ter origens rusticas se adapta muito bem a apartamentos.
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
iDog

terça abr 05, 2011 3:40 pm

ZeFe Escreveu:Bem vindo à Arca.

Depende do espirito de sacrificio dos donos. Claro que também depende da raça / tipo de cão, mas a raça que me refere pelo que li recentemente num artigo é uma raça que apesar de ter origens rusticas se adapta muito bem a apartamentos.

Obrigado,

Refere, na sua resposta, espírito de sacrifício dos donos, compreendo até certo ponto. Quando se refere a esse espírito o que tem em mente?

Isso fez-me lembrar de um aspecto que não referi no meu primeiro post, e que tem a ver com os meus horários. Efectivamente todos os dias saio de casa por volta das 8h00 e regresso por volta das 19h00 / 19h30...
Tenho o tal "espírito de sacrifício" para ir passear de manhã antes de sair e à tarde/noite quando regresso e/ou depois de jantar sem qualquer problema, a minha questão é mais a quantidade de horas que o cão fica sozinho.

Quando tinha uma vivenda as horas eram as mesmas, mas com um jardim enorme para se entreterem...

Obrigado,
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

terça abr 05, 2011 3:43 pm

Parece me uma optima opção. São cães muito calmos e precisam de pouco exercício. :)
Uma caminhada de 30 minutos semanais é o suficiente para satisfazer a sua necessidade de exercício físico. Tem de ser considerado como um membro integrante da família, pelo que é um cão que deverá frequentar a casa
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

terça abr 05, 2011 4:00 pm

Muito sinceramente, com esse horário não aconselho. O passeio matinal depressa se vai transformar numa coisa de 10 a 15 minutos porque está atrasado, porque está frio ou porque está de chuva, e o passeio noturno depressa vai ser algo semelhante, porque já está cansado depois de um dia de trabalho, porque é inverno e às 19:30 já é muito tarde, etc., etc. Em suma, o exercício e o extravasar de emergias do cão no exterior rapidamente se vai resumir a dois passeios higiénicos por dia, com todas as consequências que isso poderá acarretar. O animal vai extravasar as energias no apartamento, e isso junto com muito pelo e alguns acidentes devidos a tantas horas fechado, é capaz de ser uma combinação desagradável, para si e para o cão.
Lamento ser aqui a voz mais pessimista, mas um cão em apartamento exige de facto muito sacrifício ao dono. E isso traduz-se em disponibilidade para passear várias HORAS por dia com ele, faça chuva ou faça sol, 365 dias por ano. Se está disposto a isto…força!

Editei para corrigir a frase que meti em Bold.
Última edição por Terugkeren em quarta abr 06, 2011 11:45 am, editado 1 vez no total.
Patadas
Membro Veterano
Registado: domingo jan 09, 2011 2:13 pm

terça abr 05, 2011 4:05 pm

Isso só o senhor saberá.
Eu também queria ter cães grandes mas não tenho espaço para eles, por isso não os tenho, bem como o tempo e dedicação que muitos requerem
ZeFe
Membro Veterano

terça abr 05, 2011 4:12 pm

iDog Escreveu:

Obrigado,

Refere, na sua resposta, espírito de sacrifício dos donos, compreendo até certo ponto. Quando se refere a esse espírito o que tem em mente?

Quando tinha uma vivenda as horas eram as mesmas, mas com um jardim enorme para se entreterem...

Obrigado,
Vou-lhe dar um exemplo:
Por motivos de profissão vou muitas vezes à belissima cidade do Porto e nesses dias saio de Lisboa às 5 da manhã, pois nesses dias levanto-me às 03.45h para além de me preparar pessoalmente, dar à cadela pelo menos 45m a 1 hora de exercicio ( como vivo no sopé de uma pequena serra normalmente é por aí que vamos).
Para além de fazer 20km's de carro durante o almoço para ir novamente com ela à rua, é uma voltinha de 15 min, mas o suficiente para ela arejar e quando volto a casa às 19h ou 20h ando com ela na rua mais 1 hora e antes de me deitar, pelas 24.30, 01.00, levo-a para o jardim atrás de minha casa, onde são permitidos cães, tiro-lhe a trela e vou jogar à bola com ela.

Sinceramente a mim apetecia-me era estar deitado no sofá a ver tv ou ler um livro, mas optei por ter um cão ainda por cima cachorro e com uma energia inesgotável e tenho que fazer a minha parte para ele não descarregar a energia toda nos móveis, sofás, portas etc. pelo menos enquanto for cachorro.

Claro que cada cão é um cão e temos que adaptar a nossa vida às necessidades do bicho e tentar moldá-las ao nosso conforto diário, também já tive cães que se eu não os levasse a rua durante dias até me agradeciam, mas resumindo, em cada cão há um método diferente de ele e nós sermos felizes num apartamento.

Imagine que lhe calha um hiperactivo como a minha que se não anda uns bons km's/dia faz do corredor e dos sofás uma pista de agility (imagine uma cadela de 5 meses e 17kg's a saltar por cima dos sofás a toda a velocidade e a exercitar a capacidade de drible e de mudança de velocidade pelos abat-jours e pelo plasma de 48'')
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

terça abr 05, 2011 4:13 pm

Terugkeren Escreveu:Lamento ser aqui a voz mais pessimista, mas um cão destes em apartamento exige de facto muito sacrifício ao dono. E isso traduz-se em disponibilidade para passear várias HORAS por dia com ele, faça chuva ou faça sol, 365 dias por ano. Se está disposto a isto…força!
Porque acha que um cão destes é uma escolha menos boa para apartamento?
Sendo um cão calmo e com necessidades de exercício baixas duvido que se torne destrutivo ou barulhento. Há a questão do pelo, mas até acho cães de pelo curto pior porque se espeta muito mais em tudo.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
iDog

terça abr 05, 2011 4:22 pm

Terugkeren Escreveu:Muito sinceramente, com esse horário não aconselho. O passeio matinal depressa se vai transformar numa coisa de 10 a 15 minutos porque está atrasado, porque está frio ou porque está de chuva, e o passeio noturno depressa vai ser algo semelhante, porque já está cansado depois de um dia de trabalho, porque é inverno e às 19:30 já é muito tarde, etc., etc. Em suma, o exercício e o extravasar de emergias do cão no exterior rapidamente se vai resumir a dois passeios higiénicos por dia, com todas as consequências que isso poderá acarretar. O animal vai extravasar as energias no apartamento, e isso junto com muito pelo e alguns acidentes devidos a tantas horas fechado, é capaz de ser uma combinação desagradável, para si e para o cão.
Lamento ser aqui a voz mais pessimista, mas um cão destes em apartamento exige de facto muito sacrifício ao dono. E isso traduz-se em disponibilidade para passear várias HORAS por dia com ele, faça chuva ou faça sol, 365 dias por ano. Se está disposto a isto…força!

Antes de mais agradeço o comentário, não acho que seja pessimista, diria sim realista.

Relativamente ao "problema" que coloca dos passeios, concordo consigo no que diz respeito ao passeio matinal, pois os horários não são muito flexíveis e apesar de toda a boa vontade que possa ter neste momento acredito que com o tempo o passeio possa vir a encurtar substancialmente acabando nos 15 minutos que refere. Já o passeio da noite, penso que se consiga manter. Felizmente vivo numa zona muito calma e sem movimento, onde há muitos outros donos a passear os seus cães, pelo que já tive oportunidade de constatar criando-se um ambiente engraçado onde os donos acabam por socializar e conhecer-se enquanto os vários animais brincam livremente e gastam muita (Muita mesmo) energia, dado que têm amplas zonas com relva e sem movimento andando todos sem trela.

Relativamente ao porte da raça, não penso que seja um problema já que esta raça especifica não requer muito espaço no seu dia-a-dia (excepção aos passeios), mas como já disse é apenas o que consegui saber de alguns artigos e perguntas que tenho feito.

Uma vez mais, Obrigado
iDog

terça abr 05, 2011 4:29 pm

ZeFe Escreveu:
iDog Escreveu:

Obrigado,

Obrigado,
Vou-lhe dar um exemplo:
Por motivos de profissão vou muitas vezes à belissima cidade do Porto e nesses dias saio de Lisboa às 5 da manhã, pois nesses dias levanto-me às 03.45h para além de me preparar pessoalmente, dar à cadela pelo menos 45m a 1 hora de exercicio ( como vivo no sopé de uma pequena serra normalmente é por aí que vamos).
Para além de fazer 20km's de carro durante o almoço para ir novamente com ela à rua, é uma voltinha de 15 min, mas o suficiente para ela arejar e quando volto a casa às 19h ou 20h ando com ela na rua mais 1 hora e antes de me deitar, pelas 24.30, 01.00, levo-a para o jardim atrás de minha casa, onde são permitidos cães, tiro-lhe a trela e vou jogar à bola com ela.

Sinceramente a mim apetecia-me era estar deitado no sofá a ver tv ou ler um livro, mas optei por ter um cão ainda por cima cachorro e com uma energia inesgotável e tenho que fazer a minha parte para ele não descarregar a energia toda nos móveis, sofás, portas etc. pelo menos enquanto for cachorro.

Claro que cada cão é um cão e temos que adaptar a nossa vida às necessidades do bicho e tentar moldá-las ao nosso conforto diário, também já tive cães que se eu não os levasse a rua durante dias até me agradeciam, mas resumindo, em cada cão há um método diferente de ele e nós sermos felizes num apartamento.

Imagine que lhe calha um hiperactivo como a minha que se não anda uns bons km's/dia faz do corredor e dos sofás uma pista de agility (imagine uma cadela de 5 meses e 17kg's a saltar por cima dos sofás a toda a velocidade e a exercitar a capacidade de drible e de mudança de velocidade pelos abat-jours e pelo plasma de 48'')
Ahahah Sinceramente, é uma imagem que prefiro nem sequer imaginar! :)

Mas compreendo o que quer dizer, cada cão tem as suas necessidades e o seu temperamento, claro que as raças podem dar bons indícios do comportamento etc... mas continua a ser cada caso um caso.

No meu caso, e comprando-o com o seu que aqui descreve, o passeio matinal e ao final do dia serão certamente possíveis, já o da hora de almoço é totalmente impossível e já nem conto com ele.
Ainda assim, e considerando que "normalmente" esta é uma raça calma e com uma necessidade de exercício reduzida penso que os dois passeios (o da noite bem mais prolongado) possam ser suficientes.

Alguém tem ou conhece alguém que tenha Bouviers em apartamento? isso sim seria uma óptima ajuda já que teria algum "conhecimento" das necessidades da raça.

Muit Obrigado pela participação de todos.
ZeFe
Membro Veterano

terça abr 05, 2011 4:34 pm

Fale com criadores, eles terão uma noção muito mais exacta do que nós em relação a esses matulões num apartamento e as suas necessidades e normalmente gostam de falar acerca da sua raça de paixão.

P.S. A voltinha do almoço infelizmente não é todos os dias, mas pelo menos 2 a 3 vezes por semana ( dias uteis).

Boa sorte!
<strong>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
mistyfog
Membro
Registado: segunda out 25, 2010 1:54 pm

terça abr 05, 2011 4:36 pm

Há outra questão bastante importante.
Se lhe calha na rifa um cão que ladre ou uive muito... com esse tempo todo sozinho em casa... pode ter sérios problemas com os vizinhos.
Conheço um caso concreto de uns vizinhos terem chegado ao limite de ameaçar formalmente com tribunal.
iDog

terça abr 05, 2011 4:41 pm

mistyfog Escreveu:Há outra questão bastante importante.
Se lhe calha na rifa um cão que ladre ou uive muito... com esse tempo todo sozinho em casa... pode ter sérios problemas com os vizinhos.
Conheço um caso concreto de uns vizinhos terem chegado ao limite de ameaçar formalmente com tribunal.
Concordo consigo que todo este tempo sozinho pode ser um problema, no entanto penso que se bem exercitado e estimulado o cão pode reagir bastante bem.
Uma vez mais recorrendo à minha experiência, o tempo que os meus cães costumavam ficar sozinhos era o mesmo e nunca tive problemas de barulho, mas lá está... era uma vivenda!

Tenho ainda a me favor, e uma vez mais, a raça que pelo que li é bastante calma e MUITO pouco "barulhenta"; se realmente o conseguir exercitar e estimular nos passeios e nos momentos que posso partilhar com ele penso que não se tornará um problema.
iDog

terça abr 05, 2011 4:45 pm

ZeFe Escreveu:Fale com criadores, eles terão uma noção muito mais exacta do que nós em relação a esses matulões num apartamento e as suas necessidades e normalmente gostam de falar acerca da sua raça de paixão.

P.S. A voltinha do almoço infelizmente não é todos os dias, mas pelo menos 2 a 3 vezes por semana ( dias uteis).

Boa sorte!
Essa foi a minha primeira ideia, quem melhor do que os criadores para me dar a conhecer mais pormenores desta raça?
O único problema é que criadores em Portugal de Bouviers neste momento só consigo encontrar 1.
O feed-back que me deu foi óptimo, sendo que ele próprio tem um exemplar em apartamento, fácil de treinar, muito calmo, pouco activo quando esta em casa e muito "caladinhos" :)

A minha única reserva, e não costumo ser assim, tem a ver com o facto de ser apenas UMA opinião, e um pouco ... nem sei como dizer, mas o objectivo dele aqui é que eu fique com o cão...
Marco99
Membro Veterano
Registado: sábado dez 20, 2008 2:06 pm

terça abr 05, 2011 8:34 pm

eu não sou adepto nem nunca teria um cão num apartamento por mais pequeno e sossegado que ele fosse, agora entendo que alguns cães se adaptam bem a apartamentos e que há donos que têm uma vida que conseguem fazer conciliar com a responsablidade de ter um cão fechado em casa dependente deles.
se acho que os cães nasceram para viver em apartamentos? tenho a certeza absuluta que não, mas tambem prefiro um cão num apartamento bem tratado do que um cão numa quinta amarrado ao cadeado ou a sofrer maus tratos, por isso se acha que vai conseguir conciliar a sua vida com um cão, e não tem problemas nenhuns em o ter no apartamento acho que tem condições para ter um cão.
agora não se esqueça que num apartamento fica voçe ainda mais refem do cão e ele ainda mais refem de si do que numa dita casa com o tradicional patio ou quintal.
boa sorte
Responder

Voltar para “Cães”