Equitação Natural

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
anasabreu
Membro Veterano
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

sexta abr 01, 2011 7:20 pm

A Equitação Natural ou Natural Horsemanship é o que se chama à relação entre humanos e cavalos quando esta envolve comunicação, respeito e confiança entre ambos!
Foi divulgada de forma mais intensa pelo Monty Roberts e pelo Pat Pat Parelli no entanto desde há muito tempo que o sistema é utilizado por todo o mundo... só que nunca ninguém tinha feito tanto por divulgar e passar a palavra que é uma forma eficaz de lidarmos com os cavalos e eles connosco.

Até há pouco tempo atrás a forma de trabalhar com cavalos era maioritariamente impondo o que se queria e exigindo que ele o fizesse, aplicando pressões, castigos e mesmo fome até que o animal cedesse sendo utilizados inumeros sistemas extremamente violentos para os quebrar. Felizmente esses sistemas estão a perder terreno para formas eficazes e sem qualquer violencia aplicada... apenas compreendendo a forma de um cavalo comunicar em manada, ganhando o nosso espaço como o alpha e comunicando com ele de forma a que ele nos compreenda.

Quem tiver conhecimentos e experiencia a este nivel será de certo vantajoso para todos partilharmos estas informações! :)
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
Rita964
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2010 3:23 pm

sábado abr 02, 2011 8:13 pm

Olá!
Bem, eu tenho feito algumas coisas com a minha égua, mas não sei se posso dizer que é natural horsemanship :wink:
De vez em quando vou passeá-la pela guia e passamos assim uma tarde juntas a correr, ela a comer erva aqui e ali xD mas tenho feito uns exercícios para saber se ela tem confiança em mim ou não. Por exemplo, mando a guia para cima do dorso e ela não se assusta, até fica quieta e calma, tento fazer que ela me siga, coisas assim básicas :wink:
Mas não sei se é considerado uma equitação natural
anasabreu
Membro Veterano
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

segunda abr 04, 2011 9:05 am

:)
é um principio, sim! Quando se fala em equitação natural entramos mais pelo ensino mesmo... as tecnicas utilizadas para desbastar um cavalo em todos os sentidos não devem implicar qualquer tipo de violencia. E existem diversas linhas já nesse sentido, muitas pessoas que concordam com a teoria mas que a aplicam à sua maneira mas que continua a ser natural, comunicando!
Vou tentar postar alguns videos...
http://youtu.be/O17230v82T0
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
omegaaa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 14, 2011 1:32 pm
Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe

segunda abr 04, 2011 12:24 pm

Quem já lida com animais há alguns anos (como o meu caso) sabe usar e aproveitar algumas das caracteristicas dos animais (como a curiosidade) em prol de uma boa relação dono/animal.

quando comprei a minha égua sabia muito pouco de cavalos, e via os cavalos dos meus colegas a interagir com os donos... e a Omega não fazia nada disso. simplesmente não me ligava nenhuma! Num dia em que eu era aluna de dia (ficava na zona do picadeiro e das boxes e não tinha que ir às aulas) decidi que ia passar a tarde na boxe da égua. cheguei lá, e ela não me ligou nenhuma. sentei me no canto da boxe e fiquei ali durante quase uma hora, a vê-la mastigar o feno. às tantas lá deve ter despertado a curiosidade e veio ver que raio estava eu ali a fazer. cheirou-me, mordiscou-me o casaco (e arrancou-me um bocado de manga, a primeira de muitas :lol: ). depois disso começou a prestar mais mais atenção :)
anasabreu
Membro Veterano
Contacto:

segunda abr 04, 2011 12:39 pm

uau, essa primeira interacção foi interessante... hihi
mas o que é certo é que esse tempo que passaste com ela serviu de base para começarem a comunicar!!! :)
A comunicação é a base de uma boa relação... qualquer que seja. Com amigos, namorados, familiares, cães, gatos ou cavalos, e a comunicação com os cavalos é menos divulgada e menos ensinada. Assim é mais dificil de quem não os conhece conseguir o que quer deles... e muitos grandes equitadores conseguem-no, impondo-se, e não comunicando.
<p>Ana Abreu</p>
<p>Sorrir sempre...</p>
Rita964
Membro Veterano

segunda abr 04, 2011 6:04 pm

Esse foi mesmo um começo de amizade diferente, mas significativo para ambas :)
Não há nada como um começo bom e depois desenrolar numa óptima amizade!
Tens razão Ana a comunicação é a base de qualquer amizade ou ligação, é preciso ouvir e saber entender e "digerir" o que nos foi dito :wink: e quem não respeita isso é porque não gosta de ouvir ou simplesmente não se dá ao trabalho de ter uma amizade, neste caso cavalo/cavaleiro!
Temos de lutar para ter amizade com a nossa cara metade ;)
Rita964
Membro Veterano

segunda abr 04, 2011 6:07 pm

Outra coisa, quem quer lutar pelo seu amigo, neste caso cavalo, tenta ao máximo ganhar a sua confiança e atenção. Por exemplo eu sei aquilo que a minha menina gosta, não gosta, tem medo ou não, mas também acredito que por este mundo fora há pessoas que só têm cavalos ou outro animal por ter, para mostrar que podem e simplesmente não lhe ligar nenhuma
CatarinaLuz
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

terça abr 05, 2011 9:48 pm

Existem muitos videos que alertam para este problema, da violencia que as pessoas cometem contra os cavalos, durante o desbaste! É horrivel, é de fazer chorar... No brasil existem cursos muito interessantes sobre a equitação natural. Tambem ha em portugal? O desbaste natural, está provado, que é muito mais eficaz que o que se utiliza a força!!! Claro, o cavalo confia muito mais em nós, e aprende a amar-nos.

Eu adorava ter um cavalo para experienciar todas essas coisas que voces falam, as relações que têm com eles/as. É tão bonitooooo!
Mas um dia tambem terem essas experiencias e esses prazeres, e nessa altura vou poder oferecer as melhores condições ao meu cavalo. E garanto que vou ter a maior paciencia do mundo a cria-lo e a treina-lo!

Temos que acabar com o treino com violencia, é cruel, é terrivel... Expliquem-me porque é que tratar mal os animais, neste pais, ainda não é crime? Expliquem-me....
anasabreu
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 06, 2011 8:35 am

Ainda não é crime porque "andamos" preocupados com outras coisas "mais importantes" como:
A Lei de Protecção dos Animais vigente data de 1995. Rita Silva adiantou que da proposta da nova lei constam, entre outros, "a alteração do estatuto jurídico dos animais, a inclusão de despesas, médico-veterinárias e de alimentação, com animais no IRS, a proibição das touradas, de circos com animais, de tiros a alvos vivos, de 'rodeos' e dos carrosséis com animais, bem como a criminalização dos maus tratos a animais".
conforme noticia do JN http://www.jn.pt/blogs/osbichos/archive ... abril.aspx

Quando se usa o "tempo de antena" com temas como a proibição das touradas, rodeos (que mal existem em portugal) e caça quando existem outros assuntos que deveriam ser resolvidos antes disso faz com que o assunto dos direitos dos animais não seja levado tão a sério na devida altura!

O radicalismo e protecção extrema aos animais que se tenta demonstrar nos dias de hoje fazem com que o que está ainda por fazer e de grande importancia como penalizar os maus tratos, permitir que um animal seja retirado do "dono" se se justificar, criar uma associação nacional de defesa e protecção dos animais que funcione efectivamente e que tenha meios de se sustentar à semelhança da RSPCA no Reino Unido (utilizando como braços todas as outras associações existentes actualmente) uma regulamentação nacional de como deveriam funcionar estas associações (porque cada pessoa pensa da sua maneira e gere a sua associação como bem lhe apetece)...

Isso sim são temas para serem debatidos e ser feita uma proposta de lei... agora preocuparem-se com a tourada e caça quando ainda há tanto para trás por fazer?!! Nunca vão ser ouvidos por todo o pais...
<p>Ana Abreu</p>
<p>Sorrir sempre...</p>
CatarinaLuz
Membro Veterano
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

quarta abr 06, 2011 3:43 pm

Pois é ana, talvez um dia pensem de forma correcta, e que ainda seja possivel nesse dia, podermos mudar o nosso mundo...
Rita964
Membro Veterano

quarta abr 06, 2011 7:28 pm

É mesmo isso :?
Custa bastante ver pessoas a abandonar animais ou a tratá-los mal, é uma crueldade neste mundo
CatarinaLuz
Membro Veterano

quarta abr 06, 2011 9:17 pm

O pior é ver as pessoas a fazer isso, e ver que elas nem ficam com peso na consciencia...

gostava de poder ajudar todos os animais mas infelizmente... :(
Rita964
Membro Veterano

quarta abr 06, 2011 9:46 pm

Eu pelo menos nunca vi :? nem quero ver, deve ser traumatizante e estou a falar aserio :?
Gostava de ter uma enorme casa, ou várias para por todos os animais maltratados e abandonados! :) dar-lhes um lar onde possam receber muitos mimos :D
Ana77
Membro Júnior
Registado: domingo jun 20, 2010 8:21 pm

quinta abr 14, 2011 6:07 pm

Oi!

Retornando um pouco ao tema da Equitação Natural, que me parece basear-se em princípios completamente correctos,
tenho duas questões para vos colocar, caso saibam e queiram responder-me:

- onde se pode praticar Equitação Natural em Portugal? Aulas? Workshops? Palestras?...

- pelo que li, a Equitação Natural começa no desbaste; será que é possível converter um cavalo adulto, maduro, completamente adaptado à Equitação Clássica ou Tradicional, num cavalo que responda à "subtileza" usada na Equitação Natural? Alguém conhece situações assim?
anasabreu
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 14, 2011 6:21 pm

Sim, é possivel... eles estão sempre dispostos a aprender e úma vez que é uma prática que para eles é benéfica vão adaptar-se perfeitamente!
Se for aplicada desde poldros será mais fácil no entanto qualquer cavalo pode ser trabalhado nesses moldes.

De vez em quando existem workshops mas são poucos... confesso que me tenho dedicado muito ao youtube e tenho aprendido muito!
Sempre que souber de alguma coisa vou postar aqui!!!
<p>Ana Abreu</p>
<p>Sorrir sempre...</p>
Responder

Voltar para “Cavalos”