curiosidade porquinha grávida

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
sofassis
Membro
Registado: sexta set 24, 2010 8:35 am

quarta abr 06, 2011 4:51 pm

Boa tarde.
A minha porquinha está grávida (segundo as minhas contas deve ter os bebés dentro de 1 a 2 semanas). Começo a ficar um bocadinho ansiosa (acho que é natural! :oops: afinal, é a minha pequenita!). Foi uma decisão bem pensada e ponderada, recolhi informação em imensos sites e ainda antes de a juntar com o macho, já tinha donos para os bebés (mais donos que bebés :P ) É a minha 1ª ninhada e tenho alguns receios. Até agora tem corrido tudo muito bem, ela está de boa saúde e comecei esta semana a notar um maior cansaço na minha Pandorita! A minha pequena agora passa muito tempo deitadita com uma perna para cada lado, creio que seja normal, e continua muito calma e sociável.
Gostava de saber se alguém que já tenha passado pela situação alguma vez conseguiu sentir os bebés mexerem dentro da barriga.Ela está grávida de 7 semanas e 4 dias, ou seja, 53 dias e uma altura li num site (se não me engano, no panqueca) que por volta das 6 semanas já se conseguia sentir os bebés mexer mas eu ainda não consegui...

Agradeço desde já os vossos contributos.
Popcorn13
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am

quarta abr 06, 2011 5:18 pm

Olá sofassis,

Da experiência que tenho (2 ninhadas) os bebés começam a sentir-se na barriga da mãe cerca de uma semana antes de esta ter as crias. Se a porquinha tiver calma e aceitar que lhe faça festas coloque as suas duas mãos em forma de cestinho em torno da barriga dela e sem fazer força veja se sente alguma coisa. A minha primeira porquinha tinha ninhadas grandes (4 e 5 crias) sendo que da primeira vez só um bebé sobreviveu e na ultima sobreviveram todos. Para ela já estar cansadita e pachorrenta deve estar quase a ter os meninos. Tome atenção se corre tudo bem e se ela nao passa demasiado tempo em trabalho de parto. Caso haja alguma situação que não ache normal vá de imediato para o veterinário porque os porquinhos da india são frageis e não vá o diabo tece-las é melhor jogar pelo seguro.

Muito boa sorte avozinha :oops: :lol: :P
sofassis
Membro

quarta abr 06, 2011 5:29 pm

bem, eu vi-a no cio no 25 de Janeiro mas ela não esta grávida dessa altura mas sim do dia 12 de Fevereiro, dia em que os vi a consumarem o acto (eu não tinha bem a certeza se ela estava com o cio pois o himen não se dissolveu completamente). ela neste momento pesa por volta das 980gr e acho que só tem 2 bebés felizmente (não é que não tivesse donos para eles mas para ela seria ser muito mais desgastante e cansativo). ela deixa por a mão na barriga mas não quer que a pegue ao colo, começa a morder (quero cortar-lhe as unhas mas até tenho medo por causa do stress!) e sente-se tipo 1 ovo de cada lado!

Qual é o tempo médio de um parto para cada bebé?
Popcorn13
Membro Veterano

quarta abr 06, 2011 5:43 pm

O tempo de parto não faço ideia, a nossa menina (infelizmente já morreu) tinha sempre as crias após a nossa saída de manha para o trabalho. Fomos sempre brindados ao final da tarde...não lhe sei dizer se é rapido ou não.
Quanto ao corte das unhas, banhos, mudanças de gaiola, mudanças de ambiente e de alimentação e pegar ao colo é de evitar. ela sente-se desamparada e não gosta de ser incomodada. Agora mesmo é deixá-la estar!
sofassis
Membro

quarta abr 06, 2011 5:46 pm

pois... eu tenho evitado pegar nela mas de 2 em 2 dias não dá para evitar... tenho-a pesado em espaços curtos de tempo para poder detectar situações anormais atempadamente!
sofassis
Membro

quinta abr 07, 2011 10:28 pm

boa noite.
alguém me pode dizer se já teve alguma porquinha a fazer ninho? eu li em vários sites que elas por norma, não o fazem mas de há uns 3, 4 dias atrás tenho reparado que a minha porquinha tira o feno do suporte e mete-o no chão... já experimentei deixar de um dia para o outro a ver se era "panca" dela mas quando fui ver de manhã ela não tinha comido nenhum pelo que acabei por tirá-lo e quando coloquei um novo no suporte ela foi logo comer :?
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

quinta abr 07, 2011 10:42 pm

deixe a menina fazer o que quiser e nao ande muito perto dela, para nao a stressar ainda mais, ela saberá o que fazer
Popcorn13
Membro Veterano

quinta abr 07, 2011 11:04 pm

Pois sofassis, deve evitar agora aproximar-se depois ou andar sempre em cima da menina, pode stressar! Agora só o tempo o dirá e quando ela tiver pronta terá os bebés. Quanto à questão de pesar de dois em dois dias, eu tenho uma opinião contrária...penso que se deve controlar o peso mas com muita conta e medida, porque ela já deve estar bem pesadota e com a barriga bem cheia e é extremamente desconfortavel estar-lhe a pegar!
sofassis
Membro

quinta abr 07, 2011 11:24 pm

eu só pego nela para a pesar e em relação à palha, a questão não é andar sempre em cima dela mas como ela está gravidona e é de pelo comprido, tenho que zelar ainda mais do que o costume pela higiene dela, pelo que lhe limpo a gaiola dia sim, dia não (era impossível não lhe mexer na palha)...mas eu não pego nela para o fazer, apenas abro a gaiola e ela sai sozinha e para ela entrar ponho legumes no fundo da gaiola e quando ela entra para comer, eu volto a montá-la. Em relação ao pesá-la, já não o tenho feito tão amiúde por causa disso mesmo...

Agradeço desde já as respostas.
Popcorn13
Membro Veterano

sexta abr 08, 2011 11:37 am

Quando os meninos nascerem informe logo e ponha fotos :) Tenho saudades dos bebezinhos :oops: :P
sofassis
Membro

sexta abr 08, 2011 3:05 pm

fica prometido :D(não sei é se sei postar as fotos...) :oops:
sofassis
Membro

quarta abr 13, 2011 8:08 pm

Boas noites!

Estava para aqui a ler mais qualquer coisa sobre porquinha grávidas, gestação e parto e fiquei confusa... :?:
Em alguns sites li que se deve começar a manusear os bebés desde cedo para que se habituem a nós. Noutros li que nunca, jamais, alguma vez se deve pegar nos porquinhos antes de estes terem 2, 3 semanas pois a mãe pode rejeitá-los :o .

Estou confusa! Alguém me pode ajudar?
CatarinaLuz
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

quarta abr 13, 2011 8:30 pm

A segunda informação é a correcta. Nunca deves tocar nos bebes ate eles atingirem um certo tempo de vida , pois a mae pode rejeita-los e eles correm o risco de morrer...

Boa sorte :D a minha coelha também vai ser mãe, dentro de 2 dias *.* :D
sofassis
Membro

quarta abr 13, 2011 8:56 pm

A minha deve ser mamã lá para o fim-de-semana :D .

Os coelhos eu sei que não se pode pegar mas os porquinhos pensei ser diferente pois eles já nascem "prontos" para a vida. No site da panqueca até diz que podemos ajudar no parto se houver essa necessidade

"Algumas vezes pode ocorrer de dois filhotes nascerem muito rapidamente, e a porquinha precisará de agilidade para livrar os bebês da bolsa amniótica. Caso ela não consiga fazer isso a tempo, ela concentrará sua atenção e cuidados ao filhote que tiver mais probabilidade de vida, pois se dividir a atenção entre os dois filhotes, poderá perder ambos. Neste caso, é sábio intervir, apenas rompendo a bolsa amniótica do filhote ao qual ela não esteja limpando. Pegue uma toalha limpa, envolva o bebê com cuidado, dê um pequeno beliscão na película que está envolvendo o bebê, rompendo a bolsa amniótica perto da boca do filhote, permitindo que ele respire. Esfregue o bebê na toalha cuidadosamente para remover a película que o envolve, com cuidado especial com a área dos olhos, pois estarão abertos, podendo ser feridos pelo tecido."

"Se o filhote não começar a respirar imediatamente, faça o procedimento abaixo com cuidado e firmeza: - Coloque o bebê entre suas mãos, com a cabeça voltada para seus dedos; - Mantenha seus braços retos, e com o bebê seguro entre suas mãos, balance os braços em um arco de 180 graus por algumas vezes (formato de U) A força centrífuga ajudará a limpar as vias aéreas do bebê, que emite uma espécie de tosse ou libera muco, e passa a respirar. Coloque o filhote imediatamente com sua mãe, que irá continuar a limpá-lo como se nada de anormal tivesse acontecido."

Se mais alguém puder ajudar, agradeço.
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

quarta abr 13, 2011 9:00 pm

Este link tambem pode ser util (foi escrito pela criadora que faz parte do CAPI):
http://porquinhos.no.sapo.pt/meer_zucht.htm

Mas a ideia que tenho eh que se pode mexer nos bebes, no caso dos porquinhos a mae nao os rejeita. Agora, nao convem eh mante-los longe da mae.
E nao eh preciso manusea-los logo logo desde bebes para se habituarem a nos. nao sao como a chinchilas, por exemplo :)
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Responder

Voltar para “Exóticos”