Este tópico é dedicado a todos aqueles que habitam no 4º calhau a contar do sol. A todos aqueles que aprenderam a conviver com os outros, aceitando as diferenças e aceitando que há e, haverá sempre, quem não cumpra com as mínimas regras de educação e civismo. Podemos enveredar pelo conflito é um facto mas, neste tópico, optámos pela diplomacia. Seja lá a solução que tenhamos arranjado, ela foi diplomática e eficaz.
Este tópico é dedicado a quem gosta de conviver, não prejudicando ou menosprezando quem gosta de passar ao largo. É dedicado a quem se senta no jardim e fica babado a ver os cães brincar. É dedicado a todos aqueles que cumprem com educação, mesmo que os restantes não cumpram, mas não fazem disso um rosário de queixas para partilhar.
Dedicado a todos os cães maravilhosos que nos ensinam a conviver com alegria e simplicidade e a ser mais tolerantes, muito mais tolerantes.
Este tópico é para os nossos cães, enquanto parte de uma matilha muito grande, composta por todos os cães que coabitam o mesmo espaço.
Porque os cães são sociáveis e porque nós, dizem, também o somos.
Será que só há más experiências para contar? Será que estamos todos tão “azedos” que perdemos a capacidade de viver em conjunto? Mostrem que não. Mostrem que viver no 4º calhau é viver apenas em paz com a comunidade em que estamos inseridos e que isso é perfeitamente possível.
Quando descobri que a minha cadela mais velha mordia crianças, não as tolerava de todo, fiquei muito apreensiva. Complicado, num local onde há tantas e de tantas cores. Como resolver? Com a ajuda de crianças calmas e habituadas a animais. O resultado? Perfeito!

A minha cadela mais velha quase foi morta por um cão. Ganhei tal medo que não a deixava chegar a nenhum cão. Agarrava nela ao colo cada vez que percebia que não podia fugir dos animais. Andava em medo constante. Aqui na arca, na sua maneira peculiar, fizeram-me ver que estava totalmente errada e que tinha de superar, sob pena de tornar a minha cadela completamente intragável. Os vizinhos na sua simpatia, fizeram o resto. O resultado partilho abaixo.

Porque os gatos também têm direito ao seu espaço e os canitos têm de perceber isso. E não é que percebem?

Areias o tarado. Este cão é insuportável. Quando a minha cadela está com o cio nem consigo levá-la à rua. Desesperante. É um daqueles cães que passeiam sozinhos. Falei milhentas vezes com o dono. Chegámos a uma solução, cada vez que a minha cadela está com o cio, mando uma sms: Quero sair com as cadelas. Os donos calçam os sapatos e vêm buscar o cão. É estúpido? É. Eu sei. Mas funciona e ninguém se aborrece.

Um dos muitos cães que pertencem à Cova da Moura e resolvem vir visitar as cadelas giras. Mete respeito? Ah se mete, mas… é um cão de feitio irrepreensível. Um espanto de cão. Este é um dos muitos metralhas que pertencem a tudo e todos e ninguém sabe dizer quem é o dono. É correcto? Não, claro que não. Será mais correcto chamar as autoridades e acabar com o cão ou aproveitar a companhia do bom gigante? Optámos pela companhia, pelo menos enquanto alguém não fizer queixa. Há sempre alguém que faz queixa, alguém que não vive no 4º calhau a contar do sol.

Ficam agora convidados a mostrar fotos de amizade e dicas de como resolver problemas com vizinhos, canitos rebeldes e situações irritantes ou mesmo caricatas. Mas, soluções pacíficas, sem maldizer ninguém, ou só eu é que vivo no 4º calhau?