4º Calhau a contar do sol (um tópico para sociabilizar)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta abr 06, 2011 5:46 pm

Sentem-se aqui um bocadinho que o dia está tão bonito!

Imagem

Este tópico é dedicado a todos aqueles que habitam no 4º calhau a contar do sol. A todos aqueles que aprenderam a conviver com os outros, aceitando as diferenças e aceitando que há e, haverá sempre, quem não cumpra com as mínimas regras de educação e civismo. Podemos enveredar pelo conflito é um facto mas, neste tópico, optámos pela diplomacia. Seja lá a solução que tenhamos arranjado, ela foi diplomática e eficaz.

Este tópico é dedicado a quem gosta de conviver, não prejudicando ou menosprezando quem gosta de passar ao largo. É dedicado a quem se senta no jardim e fica babado a ver os cães brincar. É dedicado a todos aqueles que cumprem com educação, mesmo que os restantes não cumpram, mas não fazem disso um rosário de queixas para partilhar.

Dedicado a todos os cães maravilhosos que nos ensinam a conviver com alegria e simplicidade e a ser mais tolerantes, muito mais tolerantes.
Este tópico é para os nossos cães, enquanto parte de uma matilha muito grande, composta por todos os cães que coabitam o mesmo espaço.
Porque os cães são sociáveis e porque nós, dizem, também o somos.

Será que só há más experiências para contar? Será que estamos todos tão “azedos” que perdemos a capacidade de viver em conjunto? Mostrem que não. Mostrem que viver no 4º calhau é viver apenas em paz com a comunidade em que estamos inseridos e que isso é perfeitamente possível.

Quando descobri que a minha cadela mais velha mordia crianças, não as tolerava de todo, fiquei muito apreensiva. Complicado, num local onde há tantas e de tantas cores. Como resolver? Com a ajuda de crianças calmas e habituadas a animais. O resultado? Perfeito!

Imagem

Imagem

A minha cadela mais velha quase foi morta por um cão. Ganhei tal medo que não a deixava chegar a nenhum cão. Agarrava nela ao colo cada vez que percebia que não podia fugir dos animais. Andava em medo constante. Aqui na arca, na sua maneira peculiar, fizeram-me ver que estava totalmente errada e que tinha de superar, sob pena de tornar a minha cadela completamente intragável. Os vizinhos na sua simpatia, fizeram o resto. O resultado partilho abaixo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Porque os gatos também têm direito ao seu espaço e os canitos têm de perceber isso. E não é que percebem?

Imagem

Areias o tarado. Este cão é insuportável. Quando a minha cadela está com o cio nem consigo levá-la à rua. Desesperante. É um daqueles cães que passeiam sozinhos. Falei milhentas vezes com o dono. Chegámos a uma solução, cada vez que a minha cadela está com o cio, mando uma sms: Quero sair com as cadelas. Os donos calçam os sapatos e vêm buscar o cão. É estúpido? É. Eu sei. Mas funciona e ninguém se aborrece.

Imagem

Um dos muitos cães que pertencem à Cova da Moura e resolvem vir visitar as cadelas giras. Mete respeito? Ah se mete, mas… é um cão de feitio irrepreensível. Um espanto de cão. Este é um dos muitos metralhas que pertencem a tudo e todos e ninguém sabe dizer quem é o dono. É correcto? Não, claro que não. Será mais correcto chamar as autoridades e acabar com o cão ou aproveitar a companhia do bom gigante? Optámos pela companhia, pelo menos enquanto alguém não fizer queixa. Há sempre alguém que faz queixa, alguém que não vive no 4º calhau a contar do sol.

Imagem

Ficam agora convidados a mostrar fotos de amizade e dicas de como resolver problemas com vizinhos, canitos rebeldes e situações irritantes ou mesmo caricatas. Mas, soluções pacíficas, sem maldizer ninguém, ou só eu é que vivo no 4º calhau?
Última edição por LuMaria em sexta abr 08, 2011 6:02 pm, editado 3 vezes no total.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta abr 06, 2011 6:23 pm

Imagem
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Acaldeira
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

quarta abr 06, 2011 6:44 pm

LuMaria, embora tenha gostado do tópico (ainda tenha sido com o intuito que foi) os meus cães não toleram outros animais que sejam de fora da matilha.

E esses cães todos soltos era meio caminho andado para as coisas correrem mal!
&#9556;&#9552;&#9552;&#9559;
&#9562;&#9559;&#9556;&#9565;
&#9556;&#9565;(¯`v´¯)
&#9562;&#9552;&#9552;`. Amstaff &#9644;&#9829;&#9644;

Sub-F&oacute;rum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175

American Staff Terrier Clube de Portugal: http://www.astcp.pt/

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta abr 06, 2011 7:31 pm

Acaldeira, conhece os seus cães.

A meu ver, conhecer o próprio cão é condição básica para qualquer sociabilização.

O que vou dizer não é de experiência própria, mas roubado de vários 'site' americanos - os pit (referindo-se genéricamente ao cão tipo pit) não devem frequentar os parques para cães sem trela.
Qualquer incidente, que é normal com outras raças, para os pits é sentença de morte, mesmo que se prove culpa do outro cão.
É injusto mas é assim...

Além disso, o pit deve ser treinado (treino de sociabilização) não para gostar de estar com outros cães (missão impossível se for mesmo um pitbull) mas para os ignorar.

Este é um caso muito particular de dificuldade na socialbilização.

Mas suponho que haverá muitos outros donos - de cães fora da lista de PP - com o mesmo problema.
É possível educar estes cães para ignorarem os outros.
Mais não se pode exigir.

Conhecer o seu cão é extremamente importante.
Distingue o dono capaz do mero possuidor de cães.

Certos cães tem limites : não se dão com cadelas, com cães grandes ou com ladradores compulsivos, não gostam de ser cheirados, não suportam outros cães no seu território, não gostam de crianças ou de negros, etc.

Quem conhece o seu cão evita estas situações.
Ou avisa os outros dos limites...o que me parece mais justo do que achar que todos os cães são iguais e todos devem ser limitados à partida.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
LuMaria
Membro Veterano

quarta abr 06, 2011 7:35 pm

...
Última edição por LuMaria em sexta abr 08, 2011 10:00 am, editado 1 vez no total.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

quarta abr 06, 2011 7:37 pm

A LuMaria habita em Marte? :o
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta abr 06, 2011 7:39 pm

o dharma não se dá mal com todos os cães. Se for um cão da matilha não se dá mal. Mesmo que não o tenha visto nunca, se for na trela de uma pessoa amiga, fica todo contente.

Eu não tenho cães agressivos. Todos os meus cães são sociáveis, até a velha xyork desde que não esteja no seu território. Por opção minha não confraternizam com cão nenhum a não ser os que eu conheço e nem por isso deixam de estar bem sociabilizados.
Sei lá eu se os cães do parque têm vacinas, doenças e outras que tais. Isto não é só deixar cheirar traseiros porque os cães são assim. Nós somos responsáveis por eles e se os protejo de umas coisas também os protejo dessas. Matilhas sim, sociabilização sim, mas não preciso de deixar andar a cheirar tudo o que me aparece à frente.
LuMaria
Membro Veterano

quarta abr 06, 2011 7:57 pm

...
Última edição por LuMaria em sexta abr 08, 2011 10:26 am, editado 1 vez no total.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta abr 06, 2011 8:17 pm

Fazer parte de uma matilha não é sociabilização.
Sociabilização diz respeito ao convívio com cães estranhos, pessoas estranhas, ambientes diferentes.

Por algum motivo existem treinos de sociabilização...

Um cão bem sociabilizado não quer dizer que se entusiasme em contacto com outros cães ou adore toda a gente.
Quer dizer que se pode levar a qualquer lado sem problemas, apesar das pessoas estranhas, dos ruídos novos, dos outros cães.

Quer dizer que não salta para cima das pessoas, não ladra aos outros, não tenta montar outro cão, está sossegadinho junto do dono enquanto passam autocarros e eléctricos, bicicletas e outros cães.

Porque é um ser vivo nada disto é perfeito e sem falhas.
Basta que se consiga um comportamento geralmente aceitável...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

quarta abr 06, 2011 8:31 pm

A minha Kyara socializa com tudo: pessoas, cães, cadelas, gatos/as, lesmas, caracóis, borboletas, formigas, é de todo.
Não sei o que comeu hoje, mas está no sofá e veio-me um cheiroooooooooo.... Acho que acaba de adormecer para fingir que o perfume que anda no ar não é dela...Juro que meu não foi...

Aqui há vizinhos marados e parvos, mas são poucos, o resto é marado e porreiro. Na minha rua, há uma cadela braco que chora muito porque o dono só a leva para a caça. Tenho pena,mas não posso fazer nada. Ela está bem tratada à nível de comida/água...só não a vejo passear e brincar...enfim...depois temos a Biju, uma cadela minuscula cujo dono trata como se fosse uma princesa, muitas vezes ao colo a servir de malinha,lol (no, he's not gay and neither the Paris Hiltons' Brother), a Quimera (arraçada pai lab/mãe rott) é meiga,mas às vezes tem pessoas que passam e ela não gosta ou dá-lhe na veneta e ladra,rosna...feitio giro. A mim, ela obedece na hora e quando consegue abrir a porta de casa sem os donos estarem, eu mando "Quimera, volta pra casa", e lá vai ela de beiço amuado,lol...pena não aprender a fechar a mm dita porta. Havia um Golden,mas faleceu de velhice. Depois temos persas na esquina. Eu tenho a Tweenie rafeira cujo território é a casa e o jardim de casa + o jardim da vizinha. A Kyara ainda tem como amigo o Baco, cão Serra da Estrela de 1 ano e pouco dos vets da clínica do outro lado da rua, têm tb o Rex (podengo de 6 meses) e outros utentes de passagem :) Ah, e o Fusco, gato preto.

Jocas caninas do 4º calhau
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

quarta abr 06, 2011 8:32 pm

LuMaria Escreveu:
Babaorum Escreveu:A LuMaria habita em Marte? :o
É o que têm dito.

Buzio, todos estes cães moram aqui. Cheiram os traseiros uns dos outros há anos. A maioria deles não tem companheiros de matilha. A matilha encontra-se quando saiem à rua.

Por aqui também é assim. Com a diferença de que os meus, vivem no campo. Curiosamente, os animais que raramente, saem do jardim, porque os donos acham que lhes é suficiente, são os que não aceitam cão nenhum, nem suportam ver pessoas estranhas, à comunidade.
Há um ou outro cão, que os meus até deixam entrar no jardim (desde que não abusem, claro! :) ).
E se, por acaso, um dos animais for mordido? Um dos meus já foi - coisa mínima - mas ninguém vai ter com o dono, para ele pagar a conta do vet.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta abr 06, 2011 8:34 pm

lumaria e aisd. não gosto e não deixo. Falo no sentido de matilha, mas não dos cães de casa e sim de todos os cães no grupo de amigos. Chegam perfeitamente para que, na rua, se comportem devidamente.
LuMaria
Membro Veterano

quarta abr 06, 2011 8:54 pm

...
Última edição por LuMaria em sexta abr 08, 2011 12:01 pm, editado 1 vez no total.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta abr 06, 2011 11:47 pm

Aqui no 3º calhau não há confraternizações... Sou muito individualista, gosto dos meus cães, sabem viver em matilha entre eles e dispenso os cães dos outros, isso é coisa de marcianos... :lol:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta abr 07, 2011 12:30 am

Olha.... Moras no mesmo calhau que eu! Xiiii! Um calhau tão pequenino .... Ainda bem que a maioria mora no 4º. Pelas fotos parecem muitos... :lol: :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Responder

Voltar para “Cães”