Campanha de esterilização arranca em freguesias de Lisboa

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado abr 09, 2011 9:11 pm

Está a ser elaborado um regulamento para a admissão de voluntários, cockinhas? Por quem?

Se a obra ainda não foi adjudicada, não ficará pronta este ano. O prazo de execução é de 9 meses.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado abr 09, 2011 9:14 pm

Eu gostava de acreditar nisso, mas de promessas não cumpridas estamos nós todos fartos. :twisted: Só acreditarei quando vir.

Também não é absolutamente verdade que eles não tenham a colaboração de voluntários. Lembro que a SOS Animal de há muito que leva os cães do canil de Lisboa a campanhas de adopção.

O que eu disse (porque o ouvi presencialmente, há poucos anos) é que alguém se lamentou porque devia haver ali voluntários - leia-se: gente a limpar m**** e a fazer o trabalho dos tratadores -, mas que não há porque não aparecem.

Ora este "lamento" não passava de uma desculpa de quem lá "trabalha" e nada faz pelo tratamento mais humano dos animais. Entretanto, e pela pressão pública, algumas coisas terão mudado desde então, mas a verdade é que, pelo que se lê aqui, mudaram muito pouco.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

sábado abr 09, 2011 9:22 pm

Dez trabalhadores no canil, não são suficientes para limpar? Os voluntários deveriam ser para mimar, cuidar, passear...
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado abr 09, 2011 9:28 pm

São mais do que suficientes, e cumprem escrupulosamente a tarefa, a mangueira da água é a sua melhor amiga. :evil:

Mas a tradição do trabalho dos voluntários nos canis associativos criou imagens feitas.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sábado abr 09, 2011 9:28 pm

Tassebem Escreveu:Está a ser elaborado um regulamento para a admissão de voluntários, cockinhas? Por quem?

Se a obra ainda não foi adjudicada, não ficará pronta este ano. O prazo de execução é de 9 meses.
O regulamento está a ser elaborado pela Câmara. Dito pela deputada do PSD, nessa reunião da Assembleia Municipal. Ou seja, o assunto já não está na fase de sensibilização para a sua necessidade, está em andamento.

A Tassebem sabe que a obra não está adjudicada?
cockinhas
Membro Veterano

sábado abr 09, 2011 9:32 pm

LuluB Escreveu:Eu gostava de acreditar nisso, mas de promessas não cumpridas estamos nós todos fartos. :twisted: Só acreditarei quando vir.
Sendo a versão de uma deputada da oposição que faz parte do "grupo de trabalho" (nao sei qual o nome formal da sua nomeação para acompanhar o assunto), desta vez o regulamento sai. esperemos que brevemente.
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado abr 09, 2011 9:37 pm

perapado Escreveu:Dez trabalhadores no canil, não são suficientes para limpar? Os voluntários deveriam ser para mimar, cuidar, passear...
... divulgar...

Até a esta notícia da cockinhas, nas reuniões com a vereação e a directora do canil, esta informou que estaria aberta à admissão de voluntários de associações, mediante a celebração de protocolos que deveriam ser propostos pelas associações. Portanto, este regulamento é uma (boa) novidade.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano

sábado abr 09, 2011 9:40 pm

cockinhas Escreveu:
Tassebem Escreveu:Está a ser elaborado um regulamento para a admissão de voluntários, cockinhas? Por quem?

O regulamento está a ser elaborado pela Câmara. Dito pela deputada do PSD, nessa reunião da Assembleia Municipal. Ou seja, o assunto já não está na fase de sensibilização para a sua necessidade, está em andamento.

Não, não sei, por isso disse o que disse acima. Já está?
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
cockinhas
Membro Veterano

sábado abr 09, 2011 9:43 pm

Tassebem Escreveu:
cockinhas Escreveu:

Não, não sei, por isso disse o que disse acima. Já está?
Não sei, tassebem, se souber de algo "formal", digo.
Tassebem
Membro Veterano

sábado abr 09, 2011 9:45 pm

OK, cockinhas, obrigada.
Tassebem
Membro Veterano

sexta abr 15, 2011 7:11 pm

Hoje houve nova audiência, durante todo o dia. Foram ouvidas cinco testemunhas indicadas pela CEAA.
A próxima sessão será no dia 2 de Maio, com audição de testemunhas arroladas pela CML.
Ficou ainda por ouvir uma testemunha da CEAA, o que acontecerá a 11 de Maio.

Pequebrado, obrigada por teres estado presente. :)
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

sexta abr 15, 2011 11:49 pm

Gostava de ir a todas mas não vou conseguir :cry:
Relatos impressionantes e que batem bem fundo, as lágrimas tiveram de ser contidas a muito custo...
Mas vais tu e depois actualizas a informação :D :wink:
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
Tassebem
Membro Veterano

sábado abr 16, 2011 12:05 pm

Barreiro – Intervenção do Grupo do Barreiro na Assembleia Municipal

O Grupo do Barreiro entregou anteontem, dia 14 de Abril, na Assembleia Municipal, uma petição a favor da campanha de esterilização no concelho, apoiada por 1285 assinaturas de munícipes.

(Ao que parece, a gravação da intervenção da representante do Grupo poderá ser ouvida no site da CMB, cujas assembleias são agora transmitidas on-line e gravadas para observação posterior. Eu não consegui ouvir, parece-me que deve ter sido antes do início da gravação: http://www.cm-barreiro.pt/pt/conteudos/ ... 0Abril.htm).
Tassebem
Membro Veterano

domingo abr 17, 2011 3:39 pm

«Lisboa,providência cautelar – Prossegue a audição das testemunhas

Abril 17, 2011

A sessão de dia 15/4 foi integralmente preenchida com os depoimentos das testemunhas indicadas pelo Grupo de Lisboa.Durante quase seis horas, foram descritas minuciosamente as condições em que se encontram os gatos e cães detidos no canil de Lisboa.Contendo, por vezes a custo, a emoção, os voluntários que corajosamente vão ao canil de Lisboa com o objectivo de daí retirar o maior número possível de animais, falaram dos cães, grandes e pequenos, da ala 1, acorrentados pelo pescoço, em espaços que não têm sequer 1m2, molhados em pleno inverno, uns enroscados, quase sem sinais de vida, outros ganindo desesperadamente para que os salvem. Aí podem ficar um tempo indeterminado, como os cães trazidos pelas autoridades, se a resistência natural lhes permitir vencer as doenças que grassam no canil, como a esgana, a tosse do canil, as diarreias e doenças de pele.

Nas exiguas gaiolas dos gatos, de chão em malha de arame, amontoam-se numa gaiola todos os animais capturados nesse dia, podendo estar assim 10 gatos, como só 1, misturados gatos silvestres com mansos, fêmeas grávidas e parturientes com as crias no meio dos outros gatos, sem água nem comida nem areia, completamente aterrorizados.Vários testemunhos indicaram ter visto, recorrentemente, gatos mortos ou moribundos no meio dos outros. A maior parte dos gatos retirados pelas voluntárias vêm posteriormente a morrer, sobretudo vitimas de panleucopénia.

Foram testemunhos que nunca mais sairão da memória de quem os ouviu e que, se preciso fosse, vieram confirmar que esta providência cautelar interposta pelo Grupo de Lisboa, e tudo o mais que este venha a fazer para pôr fim ao horrivel sofrimento infligido aos animais no canil de Monsanto, é justificado e tem o mais alto valor moral.

As audiências prosseguem dia 2 de Maio às 14h e dia 11 de Maio às 10h (todo o dia) para audição das testemunhas do canil ( a responsável pelo canil, Drª Luísa Costa Gomes, o director do departamento de HURS e duas veterinárias; a presidente da LPDA ,Maria do Céu Sampaio, inicialmente indicada como testemunha pela CML, foi prescindida por esta na primeira audiência).

De notar que o tribunal ordenou a comparência, para audição, de outros funcionários do canil não indicados como testemunhas pela CML. A Drª Juiza disse, ainda que o tribunal irá deslocar-se ao canil/gatil.»

in http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

domingo abr 17, 2011 10:05 pm

Então, mas a juíza avisa que vai ao canil? Deveria ter ído, de surpresa, sem avisar :|
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”