Torre dos Tombos

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Tremelga
Membro Veterano
Registado: sexta mar 25, 2011 10:04 am

sexta abr 08, 2011 3:15 pm

"Tragedia no brasil" -----»»»»» Errado!!!!!!!!
"Tragédia no Brasil" «««««----- Correcto!!!!!!!!
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta abr 08, 2011 5:07 pm

darkleD Escreveu:Mais ou menos andei pouco tempo na escola.... :cry:
Mas por opçao propria deixei para ir trabalhar ganhar o meu...
Por isso o meu portugues escrito nao é grande coisa....
Está muito a tempo de melhorar o seu português: leia, leia muito. E enquanto o faz preste atenção à maneira como as palavras estão escritas e como os escritores utilizam as palavras.

Mas atenção: escolha bons autores, não vá pelos escritores da moda, sobretudo ao princípio de começar a ler... :wink:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
anioska
Membro Veterano
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

sexta abr 08, 2011 5:28 pm

Ena!

Só agora abri este tópico e vi do que se tratava.Excelente ideia!
Abri a primeira página e logo no primeiro comentário augurava-se que não teria longevidade, mas eis que saltei para a página 38 :wink:

Também sou alérgica a erros (especialmente se forem meus), e portanto estou sempre pronta a aprender.

Tinha aqui uns bons para postar da minha autoria, não só ortograficamente, mas também de dicção!!! :oops: :oops: Mas vou deixar que me apanhem as minhocas a cada cavadela... :oops:
Não vos desejo boa caça :lol:
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

domingo abr 10, 2011 7:49 pm

Uma dúvida, as unidades de medida devem dizer-se/escrever-se sempre no singular, por exemplo, um grama, dois grama, três grama ou no plural?
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

domingo abr 10, 2011 7:58 pm

No plural, sempre que superiores a uma unidade.
minay
Membro
Registado: quarta jun 24, 2009 7:14 pm

domingo abr 10, 2011 8:06 pm

Podem - me dizer quando se escreve com "-se" ou "..sse" , é que eu já não me lembro de nada disto :o :oops:

Por exemplo: compra - se ou comprasse e etc etc.
luna_popas
Membro Júnior
Registado: terça set 05, 2006 5:04 pm
Localização: Popas, Bia, Mini, Daisy, Leão, Lassie, Rex, Iris, Lua

domingo abr 10, 2011 8:22 pm

Quando a última sílaba é a sílaba tónica, a palavra ganha "força e consegue manter-se junta". Quando esta não é a primeira, a palavra precisa de recorrer ao uso do hífen, porque não tem "força para se manter junta".

Não sei se está perceptível, mas decorei assim.
minay
Membro
Registado: quarta jun 24, 2009 7:14 pm

domingo abr 10, 2011 8:25 pm

Ora ai esta, simples e facil de lembrar :D
Devia de ir para professora :wink:
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo abr 10, 2011 8:33 pm

luna_popas, não é bem assim...

A questão é que «compra-se», para além de ser um tempo verbal diferente, é a conjugação reflexa do verbo:

«O azeite compra-se lá.»

«Comprasse» é o pretérito imperfeito do conjuntivo (tive de ir ver, porque nunca me lembro dos nomes dos tempos verbais :oops: ):

«Se comprasse o azeite lá, ficava mais barato.»

Este erro, de confusão na escrita entre a forma reflexa e o conjuntivo, é, pelo que vejo, cada vez mais comum. Mas ajuda se nós, ao escrevermos, nos lembrarmos de como dizemos. Se a palavra termina com o som «asse» (comprasse), «esse» (pusesse), «isse» (fugisse)ou «osse» (fosse) (não me lembro de nenhuma conjugação verbal acabada em «usse» :roll: ), então nunca leva tracinho. :wink:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

domingo abr 10, 2011 8:35 pm

Bingley Escreveu:No plural, sempre que superiores a uma unidade.
Obrigada! uma professor fa Física e Química disse-me, no básico, que se escreviam sempre no singular independentemente de serem ou não superiores a uma unidade. Fiquei para sempre na dúvida.
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo abr 10, 2011 8:38 pm

joana_boris Escreveu:
Bingley Escreveu:No plural, sempre que superiores a uma unidade.
Obrigada! uma professor fa Física e Química disse-me, no básico, que se escreviam sempre no singular independentemente de serem ou não superiores a uma unidade. Fiquei para sempre na dúvida.
Que estranho... Será que essa professora se referia às abreviaturas? Essas sim, não levam plural: 1 km, 2 km, 3 km...
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

domingo abr 10, 2011 8:38 pm

Tassebem Escreveu: (não me lembro de nenhuma conjugação verbal acabada em «usse» :roll: ),
Esmiuçar. :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Tassebem
Membro Veterano

domingo abr 10, 2011 8:40 pm

nicasxi Escreveu:
Tassebem Escreveu: (não me lembro de nenhuma conjugação verbal acabada em «usse» :roll: ),
Esmiuçar. :lol:
Esse acaba em «asse»: esmiuçasse.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

domingo abr 10, 2011 8:41 pm

:oops: :oops:
Fica esmiuçasse.
:oops: Tenho que ir esmiuçar... :roll: :roll:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo abr 10, 2011 8:42 pm

é "esmiuçasse" :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”