Boas
Eu tinha dois degus ha cerca de 1 ano. Eram da mesma ninhada e estiveram juntos desde que nasceram, numa gaiola espaçosa(75x40x75cm), sem nunca dar qualquer problema. Ha algumas semanas atrás encontrei um deles morto na gaiola, em "mau estado", logo penso que tenha sido disputa entre os dois, embora o sobrevivente não tenha qualquer marca ou ferida.
A minha questão agora é a seguinte: sendo animais gregários, não e muito saudável mante-lo sozinho. Posto isto deparo-me com 3 opções:
1. se juntar outro macho é altamente provavel que estes lutem até a morte.
2. se juntar uma fêmea, não só terei ninhadas para as quais não tenho condições para manter, como também não sera saudavel para a fêmea estar constantemente prenha.
3. posso mante-lo sozinho e tentar interagir mais com ele, embora não possa substituir o contacto que teria com outro degus.
Peço a opinião aos mais experientes, pois não sei qual a melhor opção para o animal.
Obrigado.
PS: Actualmente encontro-me sem acesso À internet, pelo que não poderei visitar o forum todos os dias. Obrigado
Octodon Degus sozinho
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm
Se realmente morreu por isso é complicado, mas pode ser que o problema fosse com aquele degu em especial, há degus mais conflictuosos. Pode tentar apresentar lhe outro degu, primeiro em gaiolas separadas para ver como reage. Portanto um macho, ou uma femea mas no caso da femea acabaria por ter que por uma rede a meio para não estarem sempre na 'festa', e separar ia tirar muito espaço, é melhor machos.
Já agora, lamento pelo seu degu.
EDIT: Se vir que o degu continua agressivo mesmo depois de algum tempo a tentar que se habitue (colocar as gaiolas perto, ir trocando os de gaiola, solta-los juntos, etc), talvez seja melhor deixa-lo sozinho, caso contrário por 2 degus numa situação de confronto constante não é bom nem para um nem para o outro.
Já agora, lamento pelo seu degu.
EDIT: Se vir que o degu continua agressivo mesmo depois de algum tempo a tentar que se habitue (colocar as gaiolas perto, ir trocando os de gaiola, solta-los juntos, etc), talvez seja melhor deixa-lo sozinho, caso contrário por 2 degus numa situação de confronto constante não é bom nem para um nem para o outro.
Última edição por FeelingNerD em domingo abr 10, 2011 11:10 pm, editado 1 vez no total.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
- Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P
Exacto, é o mais acertado a fazer.
Tambem lamento pelo degu
Tambem lamento pelo degu

-
- Membro
- Registado: quarta ago 18, 2010 1:55 pm
Obrigado pela resposta.
Também me parece a melhor opção. Vou tentar uma aproximação gradual durante algum tempo, e ver o resultado.
Mais uma vez obrigado.
Também me parece a melhor opção. Vou tentar uma aproximação gradual durante algum tempo, e ver o resultado.
Mais uma vez obrigado.