O meu cavalo não gosta da cilha...ajuda!!!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
CRISSANTOS
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: terça jun 14, 2005 12:26 pm

sábado abr 09, 2011 10:47 pm

Olá a todos :)
Finalmente tenho o meu menino junto de mim e agora estou a precisar de umas dicas, é o seguinte;
Ele deixa colocar bem o suadoro e selim, mas quando vou apertar a cilha é uma carga de trabalho, ele simplesmente recusa enão pára quieto...enfim, demoro uma eternidade... :(

Já vos aconteceu algo semelhante????

Dicas????
Rita964
Membro Veterano
Mensagens: 228
Registado: quinta ago 26, 2010 3:23 pm

domingo abr 10, 2011 9:43 am

Sim, isso já me aconteceu e acontece. A minha menina quando lhe aperto a cilha ela tenta "morder". Simplesmente não deixa, mas estou a tentar resolver esse problema, dando uma chapadinha com as costas da mão perto do focinho (como já escreveram aqui no fórum) ;)
Mas mexer-se e não deixar, isso não :?
Penso que só uma chapadinha com as costas irá ajudar a que ele perceba que está a fazer mal.

Espero ter ajudado, alguma coisinha ;)
CatarinaLuz
Membro Veterano
Mensagens: 487
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

domingo abr 10, 2011 10:01 am

Olá, tambem tenho um caso identico, mas é com a cabeçada. O cavalo que eu monto agora no centro hipico onde eu ando, tem a mania de morder, mas quando lhe meto a cabeçada ele começa a fugir e a recuar... São manias, e por o cavalo ser muito forte tenho de pedir ajuda ao meu professor de equitação. Como o cavalo nao é meu nao posso fazer nada, nao é?! Mas tu podes ensinar o teu cavalo a nao fazer isso. mostra-lhe que ele está a proceder mal, faz o que a rita te disse. Tens de ter calma e com paciencia ele ira deixar de fazer isso :D
Rita964
Membro Veterano
Mensagens: 228
Registado: quinta ago 26, 2010 3:23 pm

domingo abr 10, 2011 10:45 am

Exactamente :)
Os cavalos são animais de hábitos e ganham manias, umas boas outras más.
Basta ensinar-lhes que estão a proceder mal e eles mudam de atitude ;)
Mas nunca com violência, sempre com calma e paciência :)
Rita964
Membro Veterano
Mensagens: 228
Registado: quinta ago 26, 2010 3:23 pm

domingo abr 10, 2011 10:47 am

Se procurares o tópico "Morder" vais lá encontrar vários comentários de pessoas aqui do fórum, com esse problema da cilha e que escreveram lá dicas ;)
MissDays
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: domingo mar 08, 2009 2:40 pm
Localização: Gato amarelo e gordinho x3

domingo abr 10, 2011 3:53 pm

Não tenho experiência com este tipo de assuntos, o que sei é que há muitos cavalos que não gostam nada da cilha. Compreendo porquê, não deve ser nada agradável ter um arreio em cima que vai ser ajustado como um cinto demasiado apertado... Tenho a ideia que esse trabalho deve ser realizado na fase de desbaste (mas não sei a fase do seu cavalo). Há sempre cavalos com manias que fixam a cilha, outros que não param quietos, outros que tentam morder... Pelo que vi há um tópico já com algumas dicas que lhe aconselharam.
CRISSANTOS
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: terça jun 14, 2005 12:26 pm

domingo abr 10, 2011 8:24 pm

Olá a todos...
Antes de mais obrigado pelas dicas.
O meu menino já tem 15 anos, motivo pelo qual já sei que vai levar mais tempo a mostrar que é errado fazer isso, mas com muita paciencia e tempo pode ser...
Hoje, eu e um amigo meu com muitos anos de experiência tivemos quase 1hora para colocar, fiz tudo com muita calma e paciência (mostrando sempre que não lhe ia fazer mal), é que o problema é que mal me sente a colocar a cilha não pára quieto (literalmente).
Ele não tem maldade nenhuma, é um querido, super calmo, mas vê a cilha e pronto muda de personalidade...
minay
Membro
Mensagens: 127
Registado: quarta jun 24, 2009 7:14 pm

domingo abr 10, 2011 8:29 pm

Pode ser muito parvo o que vou dizer, mas deixe o cavalo cheirar a cilha antes de a tentar pôr :wink:
Conheço casos que foi remédio santo :D
CatarinaLuz
Membro Veterano
Mensagens: 487
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

domingo abr 10, 2011 9:04 pm

Concordo! Se nao passar já sabe o que tem a fazer... :)
sara__sfmr
Membro Veterano
Mensagens: 1425
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

segunda abr 11, 2011 8:32 am

minay Escreveu:Pode ser muito parvo o que vou dizer, mas deixe o cavalo cheirar a cilha antes de a tentar pôr :wink:
Conheço casos que foi remédio santo :D
Não precisa de fazer isto, um cavalo com 15, já deve ter sido minimamente montado para entender "o que é a cilha".

O meu cavalo, vinha com um trauma da cilha, era um problema para apertar! Desisti de apertar a cilha no pátio (durante uns tempos) onde aparelhamos, mas sim no picadeiro, ele aí não puxa para trás... mas é que o meu cai mesmo naquelas 4 patas.
Actualmente, deixa-se apertar com a maior das facilidades. :wink:
Insista, mas não insista em demasia, é essa a dica. :wink:
Boa sorte e muita paciência, que isso não vai ser pêra doce.
Eis a questão..
CRISSANTOS
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: terça jun 14, 2005 12:26 pm

segunda abr 11, 2011 8:43 am

Ontem já tentei fazer isso ;)
Sem resultado, pensei que fora da box e junto ao picadeiro se iria acalmar mas não...nada disso.
Ele não tenta morder, fica é muito agitado tornando-se perigoso pois habilitamo-nos a levar com um pezinho ou uma pancada...
Porque é só mesmo na altura de colocar a cilha :(
anasabreu
Membro Veterano
Mensagens: 462
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

segunda abr 11, 2011 11:52 am

E é só mesmo a apertar a cilha ou ele também não tolera que lhe toques na zona?
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
CRISSANTOS
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: terça jun 14, 2005 12:26 pm

segunda abr 11, 2011 1:40 pm

É só mesmo quando lhe vou apertar a cilha, ele fica logo extremamente nervoso... :(
minay
Membro
Mensagens: 127
Registado: quarta jun 24, 2009 7:14 pm

segunda abr 11, 2011 7:05 pm

Está complicado :|
CRISSANTOS
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: terça jun 14, 2005 12:26 pm

segunda abr 11, 2011 8:38 pm

mesmo
Responder

Voltar para “Cavalos”