O Vicio do Tabaco

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Claudiaf7
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 8:14 pm

quarta abr 13, 2011 1:30 pm

Fumei o meu primeiro cigarro do dia, à hora do almoço.
Já estava a stressar 8) as mãos desocupadas são uma coisa que stressa, porque há sempre o habito do cigarrinho.
Agora só logo à noite no fim do jantar...Faltam muitas horas ainda :lol:
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

quarta abr 13, 2011 1:31 pm

mfpuscas Escreveu:O meu pai ja esteve mais de dois anos em fumar... Voltou, é um tonhó

A minha mãe já não devia fumar há mais de 20 anos... Voltou, é mais que tonhó :evil:

O que mais me preocupa é ter 17 anos e ver que grande parte das pessoas que conheço da minha idade já fuma desde os 14 ou 15, jogar futebol e ver os meus colegas de equipa não aguentarem nem sequer meia hora por causa do tabaco... E por falta de informação não é... Enfim, maldito vício :?
Também noto que os jovens começam a fumar muito cedo, sem razão alguma, pensam que é fixe :|
Enfim...o meu pai sempre fumou e a sua vontade de deixar é no máx de 1%, pois ele só tentou uma vez, aguentou uma semana, desistiu e nunca mais pensou em deixar, ja a minha mãe deixou mesmo e já na fuma a uns 9 anos e não sente vontade nenhuma de voltar...mas ela também nunca foi grande fumadora, um a dois cigarros por dia. O meu pai fumava aos maços, agora só fuma uns 5 cigarros por dia.

SEUS VICIADOS!!! :lol:
Tremelga
Membro Veterano
Registado: sexta mar 25, 2011 10:04 am

quarta abr 13, 2011 1:32 pm

Teffie Escreveu:SEUS VICIADOS!!! :lol:
:lol: :lol: :lol: :lol:
Claudiaf7
Membro Veterano

quarta abr 13, 2011 1:35 pm

Antes de ter deixado de fumar a primeira vez, fumava um maço por dia.
Agora fumo talvez 10, menos às vezes e mais outras...
É absurda a dependência que nos provoca...
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta abr 13, 2011 1:36 pm

Eis a minha grande dependência - eu, que tanto odeio depender, e que era profundamente anti-tabagista até aos 14 anos. Comecei a fumar por aí, no 9º ano... eram os anos 80 e quem não fumava era "betinho", ou "certinho", ou "tonhó". Fiz um grande esforço para me habituar a "travar", e inicialmente passei mal. Mas enfim... consegui viciar-me! :twisted: :roll:

O tabaco causa uma fortíssima dependência. Mais forte que o açúcar ou a heroína. É barato (relativamente...), acessível e socialmente aceite, o que promove o vício. E o pior não é a dependência física, que desaparece em menos de um mês, mas a dependência emocional. Eu não sei o que fazer depois de tomar um café, ou depois de uma refeição, ou depois de alguma actividade. O cigarro é o remate e o entertenimento... É um símbolo do ócio e, como dizia Oscar Wilde, "a súmula do prazer".

Quando abandonamos o tabaco, temos de nos consciencializar de que se tratará de um "divórcio litigioso". Deixa um vazio difícil de preencher, e assegura-nos uma série de novas dependências. Comer, dormir, rebentar bolhinhas de plástico... qualquer actividade que traduz, ao fim e ao cabo, uma neurose obsessivo-compulsiva, que é o tabagismo. Um fumador, como um alcoólico, será dependente até ao fim da sua vida e a única forma de se libertar é mudar vários hábitos e rotinas, de forma a que não associemos o cigarro às actividades diárias. Mas é mesmo para sempre; além do processo de desabituação, temos ainda o processo de aprendizagem, de forma a adquirir outros hábitos... É longo e doloroso, e requer uma eorme força de vontade. Uma força de vontade e disciplina que nos desabituámos de cultivar.

Lembremo-nos de que o tabaco era apenas usado em rituais de cura, para "contactar os antepassados" e alterar a consciência. Aliás, todas as drogas, agora massificadas e democratizadas, tinham usos medicinais e religiosos. Nós profanámos isso, e a consequência é o "vício"...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Tremelga
Membro Veterano

quarta abr 13, 2011 1:41 pm

Chamarrita Escreveu:Eu não sei o que fazer depois de tomar um café, ou depois de uma refeição, ou depois de alguma actividade.
Eu depois de uma refeição passo o fio dental e lavo os dentes!!!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

quarta abr 13, 2011 1:42 pm

hepa...raio de tópico :twisted:
Fumo +- desde os 12 anos...quando andava na universidade fumava à volta de 2maços por dia...agora fumo +- 15cigarros por dia. Se quero deixar? hepaaaaaaaaaa...não! Digam lá se não é tão bom depois de uma bela refeição fumar o belo do Garret?! :twisted:
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quarta abr 13, 2011 1:51 pm

Este tópico apareceu mesmo na altura certa :? , ainda ontem eu disse "Não quero deixar de fumar, mas se com as medidas do FMI eu for uma das "dispensadas/despedidas" da função publica, vou ter que deixar de fumar custe o que custar".
Já me ando a mentalizar disso, mas a verdade é que em situações de crise, o vicio torna-se ainda mais insuportavel :?
Vou ver se pelo menos vou reduzindo a quantidade de cigarros, mas a verdade é que todos os dias chego ao fim do dia com o mesmo nº de cigarros fumados :x
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
mfpuscas
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 4:29 pm

quarta abr 13, 2011 1:51 pm

Resumindo e concluindo o melhor é nem começar
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quarta abr 13, 2011 1:53 pm

mfpuscas Escreveu:Resumindo e concluindo o melhor é nem começar
Sem duvida! é por isso que me apetece "espancar" os putos que se vêem fumar ás escondidas. :evil:
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Tremelga
Membro Veterano

quarta abr 13, 2011 1:54 pm

:wink: :wink: :wink: :wink:

Não posso ajudar quem pretende deixar o vício com conselhos porque nunca fumei, mas existem umas empresas que ajudam a deixar de fumar, além dos médicos, que também podem ajudar!!!!!!!!
Claudiaf7
Membro Veterano

quarta abr 13, 2011 1:55 pm

Minuxa Escreveu:Este tópico apareceu mesmo na altura certa :? , ainda ontem eu disse "Não quero deixar de fumar, mas se com as medidas do FMI eu for uma das "dispensadas/despedidas" da função publica, vou ter que deixar de fumar custe o que custar".
Já me ando a mentalizar disso, mas a verdade é que em situações de crise, o vicio torna-se ainda mais insuportavel :?
Vou ver se pelo menos vou reduzindo a quantidade de cigarros, mas a verdade é que todos os dias chego ao fim do dia com o mesmo nº de cigarros fumados :x
Poupar é um bom motivo minuxa. Por dia no nosso caso lá em casa, poupar-se-ia 7.40 por dia. Ora:
7.40*7= 51.80 ( ao fim duma semana!! dez contos!)
e 7.40*365= 2'701 EUROS ( ao fim dum ano...epah, isto dava para irmos para as caraibas!)
Última edição por Claudiaf7 em quarta abr 13, 2011 1:59 pm, editado 1 vez no total.
Tremelga
Membro Veterano

quarta abr 13, 2011 1:58 pm

Claudiaf7 Escreveu:
Minuxa Escreveu:Este tópico apareceu mesmo na altura certa :? , ainda ontem eu disse "Não quero deixar de fumar, mas se com as medidas do FMI eu for uma das "dispensadas/despedidas" da função publica, vou ter que deixar de fumar custe o que custar".
Poupar é um bom motivo minuxa. Por dia no nosso caso lá em casa, poupar-se-ia. 7.40 por dia. Ora:
7.40*7= 51.80 ( ao fim duma semana!! dez contos!)
e 7.40*365= 2'701 EUROS ( ao fim dum ano...epah, isto dava para irmos para as caraibas!)
O meu tio e a minha tia deixaram de fumar e compraram a primeira máquina fotográfica, nos idos (e bons) anos 80!!!!!!!!
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

quarta abr 13, 2011 1:58 pm

Minuxa Escreveu:
Sem duvida! é por isso que me apetece "espancar" os putos que se vêem fumar ás escondidas. :evil:
a verdade &#233; que eu j&#225; fiz isso, no 8&#186; ou 9&#186; ano, e nao gostei, mas uma colega minha gostou e continua a fumar... :oops: e agora quando vejo tambem me apetece espancar ou ligar aos pais dos miudos....

Para nao viciar o melhor &#233; nem exprimentar... :wink: nisso concordo! mas a curiosidade &#233; muita, e depois as m&#225;s influencias, as series televisivas, os adultos e pais...a muitos factores que fazem os joven exprimentar...
mfpuscas
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 4:29 pm

quarta abr 13, 2011 2:07 pm

Minuxa Escreveu:
Á porta do meu liceu toda a gente fuma e ninguém diz nada, já vi um pai a dar "lume" a um filho (de 15 ou 16 anos) à porta da escola :evil:
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”