curiosidade porquinha grávida
Sobre a rejeição dos bébés pela mãe, por nós humanos tocar-mos neles, isso não existe nos porquinhos-da-índia, por isso não há que temer tocar neles. Os bébés costumam ser muito activos e andam sempre atrás da mãe, não dando muitas hipóteses a que ela por vezes esteja descansada.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Olá,
Partilho a minha experiência: já tive 2 porquinhas grávidas, e as mães não rejeitaram os filhos pelo facto de serem manuseados. Tudo correu bem, excepto com uma porquinha que teve 4 filhotes e perdeu pêlo na barriguinha, hoje precisamente os filhotes completam 4 semanas e a mãe já tem o pêlo a nascer. Incluí na alimentação pequenas quantidades de salsa (rica em vitamina C, mas tóxica em grandes quantidades), ela gostou muito e agora está a ficar muito bonita novamente, sem qualquer tratamento. Como eram muitos a pele esticou muito, pode ter sido factor influente na perda de pêlo.
Partilho a minha experiência: já tive 2 porquinhas grávidas, e as mães não rejeitaram os filhos pelo facto de serem manuseados. Tudo correu bem, excepto com uma porquinha que teve 4 filhotes e perdeu pêlo na barriguinha, hoje precisamente os filhotes completam 4 semanas e a mãe já tem o pêlo a nascer. Incluí na alimentação pequenas quantidades de salsa (rica em vitamina C, mas tóxica em grandes quantidades), ela gostou muito e agora está a ficar muito bonita novamente, sem qualquer tratamento. Como eram muitos a pele esticou muito, pode ter sido factor influente na perda de pêlo.
olá. Obrigada mais uma vez pelas respostas.
Posso dar-lhe salsa durante a gravidez? É que eu li que não se devia dar... mesmo assim eu tenho dado 1 raminho pequenino de 2 em 2 semanas mais ou menos porque é uma coisa que ela adora mas como li aquilo fiquei com medo...
Posso dar-lhe salsa durante a gravidez? É que eu li que não se devia dar... mesmo assim eu tenho dado 1 raminho pequenino de 2 em 2 semanas mais ou menos porque é uma coisa que ela adora mas como li aquilo fiquei com medo...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
- Contacto:
A porquinha pode gostar, mas de certeza que gosta de outras coisas, e nao vai ficar infeliz por nao ter salsa durante uns tempos... mais vale ser restrito pela seguranca deles, do que dar e depois haver problemas.
Nao convem dar. Imagino que pequenas doses nao faca mal, mas eh sempre um risco...
Existem muitos outros vegetais ricos em vitamina C: broculos, pimento verde, e na fruta o kiwi (sem casca). A salsa e os coentros tambem sao ricos em calcio, o que pode provocar pedra. Por isso devem ser dados moderadamente, sempre. Moderacao, variedade, nada de excessos e tudo corre bem
Nao convem dar. Imagino que pequenas doses nao faca mal, mas eh sempre um risco...
Existem muitos outros vegetais ricos em vitamina C: broculos, pimento verde, e na fruta o kiwi (sem casca). A salsa e os coentros tambem sao ricos em calcio, o que pode provocar pedra. Por isso devem ser dados moderadamente, sempre. Moderacao, variedade, nada de excessos e tudo corre bem

<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
para já acho que está a correr tudo bem. tenho os meus pequenotes à cerca de 7 meses e ainda não tive doenças, diarreias, peladas, faltas de apetite, nem nada que se pareça!Acho que estou a dar bem conta do recado
. Em relação à salsa, eu dou sempre com muita moderação pois sei que esta tem muito cálcio e pode provocar-lhes problemas nos rins (acho que era isso). Desde que ela engravidou, a salsa foi quase cortada da alimentação dela, apenas dou como goluseima tipo de 2 em 2 semanas (como já disse antes).
Espero que continue a correr tudo bem como até agora e que ela tenha os bebés dentro em breve
! É que tenho mesmo que lhe cortar as unhas... já parecem sachos! O problema é que desde o final da semana passada já lhe encontrei 2 ou 3 feridinhas muito pequenas no pescoço e eu acho que é de quando ela se coça... já não lhas corto há quase 2 meses (pouco depois de ela engravidar). Nunca teve as unhas tão grandotas!

Espero que continue a correr tudo bem como até agora e que ela tenha os bebés dentro em breve

Última edição por sofassis em segunda abr 18, 2011 10:40 am, editado 2 vezes no total.
boas.
Venho eu mais uma vez com as minhas preocupações de avó de 1ª viagem
. Esta é mais em tom de desabafo
Hoje é o dia 65 da gravidez da Pandora... ela está muito calma e os bebés também não se mexem muito (pelo menos à vista dos olhos pois não lhe tenho posto muito a mão). Sei que até ao dia 68 é normal e que só devo ir com ela para o veterinário se até ao dia 72 ele não tiver os bebés... mas eu acho que não vou esperar tanto tempo... se até 5ª feira eles não nascerem, ao fim da tarde vou com ela ao vet.
Não sei se é panca ou não, mas se é, nem quero pensar quando for mãe de 1ª viagem

Venho eu mais uma vez com as minhas preocupações de avó de 1ª viagem

Hoje é o dia 65 da gravidez da Pandora... ela está muito calma e os bebés também não se mexem muito (pelo menos à vista dos olhos pois não lhe tenho posto muito a mão). Sei que até ao dia 68 é normal e que só devo ir com ela para o veterinário se até ao dia 72 ele não tiver os bebés... mas eu acho que não vou esperar tanto tempo... se até 5ª feira eles não nascerem, ao fim da tarde vou com ela ao vet.
Não sei se é panca ou não, mas se é, nem quero pensar quando for mãe de 1ª viagem

Olá, e se te enganas-te nas contas ? Por vezes podem nascer 1 ou 2 semanas depois do tempo que realmente pensamos, por isso se está tudo normal levá-la ao vet só vai originar stress.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
- Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P
miklos Escreveu:Olá, e se te enganas-te nas contas ? Por vezes podem nascer 1 ou 2 semanas depois do tempo que realmente pensamos, por isso se está tudo normal levá-la ao vet só vai originar stress.
Concordo com o Miklos, levares a tua PDI ao veterinário só lhe vai causar muito stress. E se calhar nem há razão para te preocupares e para a levares. Aguarda mais uns dias, tem calma, tudo vai correr bem.
Depois dá novidades aqui ao pessoal

Bom dia.
Claro que há sempre a possibilidade de me ter enganado nas contas mas eu vi o macho cobri-la e tenho a ideia de que elas só se deixam cobrir uma vez (corrijam-me se estiver enganada
) que foi no dia 12 de Fevereiro.
E ela parece que vai rebentar, parece uma bola! Hoje, quando lhe fui "arrumar a casa" até tirei uma foto

Uploaded with ImageShack.us
Há alguma forma de saber se o parto está a chegar? É que pela táctica dos ossos eu não vou lá, tenho medo de lhe fazer mal
Claro que há sempre a possibilidade de me ter enganado nas contas mas eu vi o macho cobri-la e tenho a ideia de que elas só se deixam cobrir uma vez (corrijam-me se estiver enganada

E ela parece que vai rebentar, parece uma bola! Hoje, quando lhe fui "arrumar a casa" até tirei uma foto

Uploaded with ImageShack.us
Há alguma forma de saber se o parto está a chegar? É que pela táctica dos ossos eu não vou lá, tenho medo de lhe fazer mal

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am
Ela deve estar quase quase a ter as crias! A tática principal é não lhe mexer muito
vá estando sempre atenta se vê que há corrimentos vaginais se a femea fica demasiado tempo imovel, se a vê com dores ou contracções abdominais!... é estar atenta se algo de mal estiver para acontecer facilmente vai perceber (falo por experiencia própria - antes de ter a primeira ninhada da minha porquinha era uma leiga em completo mas facilmente percebi que ela depois de ter as crias não estava muito bem e o resultado foi uma conta de 100€ no vet porque a menina não tinha conseguido explir toda a placenta dos bebes e ganhou uma infecção grave
que recuperou muito bem diga-se de passagem
)
Boa sorte para essa criançada!

Boa sorte para essa criançada!
ok. obrigada pelos conselhos.
Eu estou sempre atenta e como estou desempregada vou vê-la constantemente, mas sempre sem a incomodar. A porta da divisão onde eles estão é de vidro e eu aproximo-me em silêncio e espreito sem sequer a abrir
.
Já agora, desde ontem à noite, tenho reparado que o Orelhas (que está noutra gaiola mas ao pé da da Pandora) volta e meia começa a fazer os rituais do acasalamento (a dança da rumba, o prrrr) como se ela estivesse no cio. será algum cheiro relativo ao parto imperceptível para nós mas característico deles?
Eu estou sempre atenta e como estou desempregada vou vê-la constantemente, mas sempre sem a incomodar. A porta da divisão onde eles estão é de vidro e eu aproximo-me em silêncio e espreito sem sequer a abrir

Já agora, desde ontem à noite, tenho reparado que o Orelhas (que está noutra gaiola mas ao pé da da Pandora) volta e meia começa a fazer os rituais do acasalamento (a dança da rumba, o prrrr) como se ela estivesse no cio. será algum cheiro relativo ao parto imperceptível para nós mas característico deles?
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am
Não necessariamente! Eu tinha um casal sempre em gaiolas separadas e ele fazia sempre isso! Está a fazer a corte
Quando os soltava juntos, tentava sempre montar a femea mesmo quando esta não estava em cio! Isso sim deve ser tipo rito especifico deles, mas não necessariamente ligado a odores do parto.

loool! Como se costuma dizer, "Quem não sabe é como quem não vê!".
Ela anda é uma verdadeira comilona! E borrachona! Nós costumamos dar-lhe comida à noite e ontem de manhã, quando eu cheguei ao pé da gaiola, vi que ela não tinha feno, comida nem legumes. Como tinha sido o meu namorado a pôr a ração, pensei que ele pudesse ter-se esquecido de lha dar e só tivesse metido o feno. Com medo que a pequena estivesse a passar fome, meti-lhe mais uma colher e meia de ração. Quando perguntei ao meu namorado se ele se tinha esquecido de lhe dar comida, ele disse que não. À noite, o prato estava de novo vazio...
Resumindo, ela comeu o dobro da comida de um dia normal (+/- 4 colheres ao todo!) fora o feno, os legumes e a muita água que bebeu!
Um aparte, a tua Pipoka é lindissima! Aquela franja, é só estilo!
Ela anda é uma verdadeira comilona! E borrachona! Nós costumamos dar-lhe comida à noite e ontem de manhã, quando eu cheguei ao pé da gaiola, vi que ela não tinha feno, comida nem legumes. Como tinha sido o meu namorado a pôr a ração, pensei que ele pudesse ter-se esquecido de lha dar e só tivesse metido o feno. Com medo que a pequena estivesse a passar fome, meti-lhe mais uma colher e meia de ração. Quando perguntei ao meu namorado se ele se tinha esquecido de lhe dar comida, ele disse que não. À noite, o prato estava de novo vazio...

Resumindo, ela comeu o dobro da comida de um dia normal (+/- 4 colheres ao todo!) fora o feno, os legumes e a muita água que bebeu!
Um aparte, a tua Pipoka é lindissima! Aquela franja, é só estilo!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
- Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P
A tua porquinha parece mesmo que está a rebentar, deve ir ter imensos bébés
Boa sorte com o parto, porque deve estar bem bem para breve!