Venho aqui expor uma questão, pois um amigo meu aconselhou-me este fórum.
Aqui vai!
Faz exactamente 1 ano que adoptei o meu Kafka. É um cão muito irrequieto, SRD, e com uma energia imparável!
Ele está com 1 ano e 2 meses, e tem um comportamento normal.... à excepção de dois pequenos pormenores:
- É algo anti-social...
- Ainda faz xixi à "menina"!
Explicando, ele é um cão que socializa com quem já conhece, de amigos meus, etc. Mas com pessoas desconhecidas, que passam por ele na rua, é sempre um desatino!
Com outros cães, ainda é pior!!! Não se deixa cheirar, não deixa que os outros cães se aproximem, ladra insistentemente, e foge a sete pés!
Coloquei estas dúvidas ao veterinário que o acompanha, claro. Ele aconselhou-me a passear o Kafka no meio de multidões, barulho, etc. Mas a questão é que isso já eu faço desde que ele era pequeno! Ele anda sempre comigo! Já o levei a feiras, praia, viagens ao norte, aniversários, passeios no meio de Lisboa... Até quando saio à noite, faço questão de o levar (às poucas esplanadas que permitem animais). Mas sempre que alguém se aproxima para lhe dar um mimo ou algo do género, ele ladra insistentemente, e não deixa que se aproximem dele...
Começo a pensar que é normal... ou não?
Quando a outros cães, não consigo entender! Ele simplesmente não deixa que se aproximem! Apenas uma cadela consegue estar ao pé dele, e mesmo assim.... a 10 patas de distância: a mãe dele!
Não sei como contornar esta situação, como habituá-lo a outros animais/pessoas. Bem tento, mas é sempre um caos...
O veterinário disse-me que para ele aprender a "alçar a perna", tem de começar a ver os outros cães a fazer o mesmo. Mas ele nem olha para nada! Quer é ladrar aos cães, para eles virem a correr, e ele... fugir!!!
Alguém me pode dar algumas dicas?
Obrigada e até já!