Passear com o cão ou ser passeado pelo cão!!! SOCORRO!!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

isab
Membro
Mensagens: 180
Registado: terça mai 28, 2002 4:56 pm
Localização: 2 Caes: Malamute do Alaska e Pinscher

quinta dez 05, 2002 4:02 pm

Não tive tempo de ler as mensagens todas, por isso talvez me repita, mas ao ler as suas só me fez lembrar o meu Malamute que também veio para minha casa com dois anos. Felizmente que eu tenho bastante força, mas mesmo assim já me arranjou uma tendinite grave no braço direito. No entanto, penso que melhorou quando lhe arranjei um peitoral. Consigo controlá-lo melhor. Outra táctica é levar sempre uns biscoitos nos bolsos e quando perceber que anda cão nas redondezas tente distraí--lo com os biscoitos ou oferecer-lhos mesmo quando acha que ele lhe vai dar um esticão. Em último caso ralhe alto com ele, dizendo sempre a mesma frase, tipo "deixa" ou"fica", dando-lhe biscoitos e em caso extremo dê-.lhe umas palmadas no focinho ralhando ao mesmo tempo com ele. à parte disso e se não pode frequentar uma escola de treino, tente ensiná-lo num local com pouco movimento, a sentar e parar e andar atrás de si. Faça-o todos os dias de início, sempre com os famosos biscoitos como recompensa. Teimoso é o meu cão e está bastante melhor.
Boa sorte.
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

quinta dez 05, 2002 4:06 pm

acho mesmo que a melhor solução é recorer a um especialista, isto é, a um treinador. não só pelo puxar mas por outras questões. o max que pesa uns 25 kg fazia o mesmo. agora, parece outro. ele começou os treinos com cerca de 6 meses. a carlota vai começar perto dos 2.5 anos. tenho-a desde os 8 meses e também não conheço o "passado dela". apesar de tudo, o treino dela não parece desanimador. eu sozinha é que não dava conta do recado.
anjaazul
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

quinta dez 05, 2002 6:37 pm

A minha cachorra também é Labrador e está conosco desde os 4 meses que foi a idade com a adquiri.
Ainda é cachorra e porta-se mal na rua.Atira-se a toda a gente a pedir festas e quer brincadeira com tudo o que é bicho.(deviam ver o ar perplexo dela quando ia aos pulos e a banar a cauda ter com um gato e ele, sensatamente, fugiu) !
Comigo tem dado resultado a tática da recompensa.
Quando obedece, biscoito e festinha.
Assim consegui que ela obedeça (a maioria das vezes) á ordem "senta".
O que é muito útil, pois quando se excita muito dou a ordem e ao obedecer, acalma.
A minha sugestão é esta.
Tente fazer com ele obedeça a uma instrução simples e use-a para o acalmar.
Se ele obedecer dê-lhe sempre um prémio (mais tarde uma festa chega).
Sabe-se lá que hábitos tinha esse cão !
Pelo que conta calculo que das duas uma - ou esteve sempre fechado, isolado de pessoas (quiça dos próprios donos) e de outros cães ou era daqueles que os donos largam na rua para se orientarem.
Bibocas
Membro Veterano
Mensagens: 618
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quinta dez 05, 2002 10:46 pm

Olá

Vou tentar também lhe dar uma pequena ajuda...

Eu tenho um Labrador e, sei o que a casa gasta. Apesar de, o meu cão ter sido ensinado a andar à trela, por vezes também este tentava puxar, mas, quando isto acontecia, gritava-lhe "ao pé", e ele colocava-se imediatamente ao meu lado. Estes cães são teimosos por natureza e, como todos os outros, se não forem devidamente habituados (embora sejam de fácil adestramento) desde pequenos a andarem ao nosso lado, tem tendência para irem à nossa frente e, quanto maiores e mais pesados, mais é a sensação de "puxar".

Não consegui perceber se ele sabia ou não andar à trela ou simplesmente "corria"...!? (Desculpe este pormenor em falta)... ou talvez estivesse habituado a andar à solta!?

Além de tudo, tem que ter em conta que, o cão tem passado e, se voçê não o habituar a novas rotinas, ele vai continuar a adoptar as que tinha.

Dê noticias.
Aby
Membro Veterano
Mensagens: 405
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm
Localização: Gatos abissínios, Domésticos e 1 Boxer

quinta dez 05, 2002 11:24 pm

Eu tenho há 2 meses um Boxer que veio parar às minhas mãos já com 8 meses.
Nos dois primeiros dias ele parecia um tonto na rua, até parava a olhar para os carros, tudo era novidade, ficava estérico ao ver outro cão, sinal típico de cão que não foi habituado a sair a não ser para fazer as necessidades.
Quer eu quer o meu marido já tivemos muitos cães e sabemos treiná-los, o meu marido já entrou em provas de obediência, por isso, hoje, o nosso cão já anda ao nosso lado, fica sentado quieto á porta das lojas e podemos soltá-lo (em sítios sem carros) que ele não se afasta. Foram precisos só 2 meses.
O meu conselho é que tenha um pouco mais de paciência e avance logo que possível para as aulas. O treino correcto opera maravilhas. Os nossos cães são inteligentes estão é confusos.
Depois, aquilo que aprenderem (dono e cão) na escola já vai servir para outro cão que venhas a ter no futuro.
rlscardoso
Membro
Mensagens: 152
Registado: segunda out 28, 2002 4:54 pm
Localização: Labrador (Zorba)

sexta dez 06, 2002 10:04 am

Olá,

Para responder a algumas questões. Eu também acho que o meu cão não devia ter sido habituado a andar de trela. Julgo que o comportamento dele é o comportamento tipico de um cão de vivenda que dormia em casa e lhe abriam a porta do quintal para ele fazer as necessidades. Daí também o ladrar e o saltar para cima de tudo quanto mexe lá fora. :o . Um dia devem ter deixado o portão aberto e... :o :o :o :o . Isto sou eu a fazer o filme.... Já fiz tantos... é mais um. Mas acho que deve ter sido isso, pois ele não está de forma alguma habituado a andar de trela. Corre à minha frente e enrola-se nas minhas pernas, feito uma barata tonta... só pode! Ontem e hoje de manhã tentei adoptar uma das técnicas que me foi sugerida que foi o de parar e mandá-lo estar quieto cada vez que ele puxava. Demorei meia hora para fazer um percurso de 10 metros... Dava um passo e parava. Dava um passo e parava... só passado bastante tempo é que ele compreendia que para andar não podia puxar... mas pouco tempo depois lá se esquecia e começava no mesmo... :oops: pelo menos uma vantagem.... cansei-me muito menos... :D ;) .
Aby
Membro Veterano
Mensagens: 405
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm
Localização: Gatos abissínios, Domésticos e 1 Boxer

sexta dez 06, 2002 12:19 pm

Riscardoso,
Isso mesmo, tenta ir á rua com ele sempre com algum tempo. Eles aprendem pela repetição, logo, nesta fase inicial é muito importante não ir uma vez a poder puxar e outra a ter que se comportar. Aí ias aumentar a confusão na cabeça do pobre cão que só deve estar a saber o que é passear agora. Daí ele ser bem comportado em casa.
Não esquecer o biscoito no bolso. Sempre que ele andar alguns metros sem puxar deves dar-lhe uma recompensa. Sempre que ele puxar, voz zangada.
Tu disseste que tens medo que ele um dia te fuga.
Se isso acontecer, não entres em pânico. Primeiro chama-o, 2 ou 3 vezes com autoridade, pronunciando o nome rápidamente, depois corre em sentido contrário sempre a chamá-lo. Vais ver que de imediato ele pára e começa a correr na tua direcção. Depois é só dar biscoito e muitas festas.
Gil
Membro
Mensagens: 103
Registado: quarta fev 13, 2002 11:17 pm
Localização: Cão: Rottweiler

sexta dez 06, 2002 2:27 pm

Biba,

URGENTE: Escola

Se vai só começar para o próximo mês, vá visitanto a escola (e outras) para ver como fazem, e como os treinadores corrigem os donos... há coisas q só mesmo vistas.

Normalemente estão abertas aos fs.
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo dez 08, 2002 12:35 am

Use biscoitos, os que forem precisos. Era irá preferir ficar perto de si com os biscoitos do que longe. E se está perto, não está a puxar.
rlscardoso Escreveu: Olá,

Para responder a algumas questões. Eu também acho que o meu cão não devia ter sido habituado a andar de trela. Julgo que o comportamento dele é o comportamento tipico de um cão de vivenda que dormia em casa e lhe abriam a porta do quintal para ele fazer as necessidades. Daí também o ladrar e o saltar para cima de tudo quanto mexe lá fora. o . Um dia devem ter deixado o portão aberto e... o o o o . Isto sou eu a fazer o filme.... Já fiz tantos... é mais um. Mas acho que deve ter sido isso, pois ele não está de forma alguma habituado a andar de trela. Corre à minha frente e enrola-se nas minhas pernas, feito uma barata tonta... só pode! Ontem e hoje de manhã tentei adoptar uma das técnicas que me foi sugerida que foi o de parar e mandá-lo estar quieto cada vez que ele puxava. Demorei meia hora para fazer um percurso de 10 metros... Dava um passo e parava. Dava um passo e parava... só passado bastante tempo é que ele compreendia que para andar não podia puxar... mas pouco tempo depois lá se esquecia e começava no mesmo... oops pelo menos uma vantagem.... cansei-me muito menos... D ;) .
Elsa
Membro Veterano
Mensagens: 818
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 cão d'água português; 1 Castro-Weiler e 3 gatos.

segunda dez 09, 2002 12:12 am

Olá,

Por acaso esta semana deu no BBC prime um caso de um dobermann já adulto que se comportava da mesma forma quando ia passear. Puxava imenso e era completamente desobediente para a dona. Ela chamou uma espécie de terapeuta comportamental de cães e o tratamento foi o seguinte:

- Usar o Halti ( espécie de cabresto para cães ao qual se liga a trela e quando eles puxam o Halti fecha-lhes a boca e puxa-lhes a cabeça para baixo, tornando-se muito desconfortável até que o cão pára de puxar.)
- Num lugar sossegado e sem distracções, andar á trela alguns passos e parar logo de seguida obrigando o cão a sentar-se, dizendo "senta". Fazer isso muitas vezes, mudando de direcção, voltando para trás e sempre que se recomeça a andar dizer "junto".
- O objectivo é o cão perceber quem é que está no comando, se ele, se a dona.
- Num descampado, ela prendia o cão a uma corda muito comprida e deixava-o á vontade. Depois chamava-o. Se ele não viesse ela puxava a corda.
- O objectivo era ele perder a independência e perceber que a dona o controla em qualquer situação, mesmo quando não está ao pé dele.

Passados alguns dias, o cão já obedecia á ordem senta e já não puxava. Também já respondia pelo nome.

A desobediência está muito associada á dominancia do cão sobre o dono. Eu tenho um cão dágua que é naturalmente muito submisso e nunca na vida ele puxou pela trela ou não respondeu quando o chamava. Nunca precisei de lhe ensinar nada, era natural para ele obedecer-me. O mesmo não acontece com a minha dobermann, que de vez enquando testa a minha dominância e puxa pela trela ou não responde a uma ordem. E ela andou 4 meses no treino. Como me relaxo um pouco com ela em casa, acabo por não ser coerente.. umas vezes ralho, outras vezes ignoro.. assim não dá, ela nunca sabe até onde pode ir e passa a vida a desobedecer.

O ideal é de facto ir a uma escola de treino com o seu cão, mas eu pela minha experiência, eles ás vezes portam-se muito bem na escola, mas depois chegam a casa e volta tudo ao mesmo. É fundamental que continue o treino em casa e em todas as situações, nem que seja 10 minutos todos os dias, vai ver obtem resultados mais rápidamente.
Tremelga
Membro Veterano
Mensagens: 413
Registado: sexta mar 25, 2011 10:04 am

sexta abr 15, 2011 10:22 am

Bom tópico!!!!!!!! Vou aplicar algumas dicas ao meu cão, porque também é ele que me passeia!!!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
Sallyloo
Membro
Mensagens: 199
Registado: quarta fev 10, 2010 12:47 pm
Localização: Sookie Sashimi & Sasha Maria

sexta abr 15, 2011 10:40 am

A minha sookie fazia o mesmo... passeava-me pela rua a toda a velocidade... entretanto troquei de coleira, passei a usar um halti/gentle leader:

Imagem

demorou uns 2 dias até ela se habituar a usa-la e também deixou de puxar, porque ela mesmo com estranguladora prefira sufocar que esperar.
princessa
Membro Veterano
Mensagens: 254
Registado: sábado mar 13, 2010 11:46 pm
Localização: Pongo, o meu pintas (dálmata)!

sexta abr 15, 2011 11:23 am

Eu também estou a ensinar ao meu dálmata de 7 meses a andar de trela sem puxar. É que foi de repente que ele se começou a comportar assim!! deve ser a adolescência... Mas para isso, antes de cada sessão de treimo certifico-me que ele se exercitou bastante. Para isso levo-o para um parque seguro, onde o posso soltar à vontade e deixo-o correr e brinco com ele ate gastar as energias.
Depois coloco-lhe novamente a trela, com muitas goluseimas posiciono-o no meu lado esquerdo, e dou alguns passos, premiando-o conforme ele me segue ou não. Essa fase já está bem inteorizada por parte dele. Assim que o cão percebe que deve andar ao nosso lado e não à nossa frente é necessário fazê-lo perceber que puxar a trela não é compensador. Como?! Parando bruscamente e não nos mexermos cada vez que ele começar a esticar a trela. É preciso é ter paciência, MUITA mesmo. Mas vale a pena o esforço. Ter o nosso cão a passear educadamente ao nosso lado é muito agradável :wink:
Responder

Voltar para “Cães”