horselover3,
quase todos os iniciantes na arte equestre acabam por passar por essa fase de algum "medo" em relação às atitudes, por vezes imprevisíveis, dos cavalos.
Até o cavalo mais calmo e manso pode assustar-se e em sua defesa mandar um coice. Pode não gostar de uma certa atitude e morder. Mas há maneiras de "prevenir" esses acidentes, como por exemplo, aprender a linguagem corporal do cavalo.
Como já foi dito, não demonstrar medo nem apreensão na presença dos cavalos é meio caminho andado. Sempre confiante e positiva. Mas não adianta tentar "enganar" o cavalo ao pensar: "eu estou calma", se afinal está uma pilha de nervos. Os receptores sensoriais que os cavalos possuem, captam logo se a pessoa está confiante ou com medo, se vem por bem ou por mal.
Comece por lidar com os cavalos com outra pessoa por perto (se se sentir mais confiante). Evite entrar sozinha na boxe se estiver com medo ou receio, se algum acidente acontecer, pode ficar encurralada entre a parede e o cavalo. Leve sempre alguém até conseguir ultrapassar o medo.
Coice nunca levei (graças a Deus), mas já fui pisada e mordida várias vezes, nunca nada de grave e felizmente nunca ganhei medo. Porque na altura exacta da mordida, soube aplicar-lhes uma palmada no focinho de que nunca mais se esqueceram
E apanhar estes pequenos sustos faz parte da vida de quem lida com estes fantásticos animais. Não se pode ganhar medo nem desanimar