Gata gravida?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

MiguelCar
Membro Júnior
Registado: sábado abr 16, 2011 11:17 am

sábado abr 16, 2011 11:27 am

Bom dia, eu hoje de manhã fui ver a minha gata e reparei que ela estava com a barriga grande, ela tem 6anos e o seu companheiro é um siâmes com 8meses, ela pode ter filhos com esta idade sem lhe acontecer nada de mal? E o gato pode ter filhos com apenas 8meses? E o que mais assusta é que a minha avó deu a pilula à gata ainda neste mês, eu bem lhe digo para não dar, só está a dar cabo dela. Ajudem por favor.

Obrigado, comprimentos.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado abr 16, 2011 11:33 am

Um gato com 8 meses já é fértil, sim.
Pode muito bem estar grávida. Deviam ter tomado medidas para que isso não acontecesse... tal como castrar o macho ou esterilizar a fêmea. A pílula é falível e acima de tudo PERIGOSA, as gatas que tomam regularmente acabam por desenvolver cancro mamário.

Miguel, ainda pode fazer alguma coisa. Leve a gatinha ao vet para ser esterilizada, dessa forma evita o nascimento desta ninhada e fica com o problema resolvido de forma definitiva, a gata não voltará a engravidar mesmo que o macho continue inteiro. Há imensos gatinhos para adopção e dá-los não é nada fácil...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado abr 16, 2011 11:39 am

Ia a responder quando vi que a Dinodane já o tinha feito, e ia dizer praticamente a mesma coisa.

Esteja a gata grávida ou não (e o mais certo é estar, se não apresenta sintomas de doença), deve levá-la ao veterinário, e esterilizá-la, se estiver. Evita-se assim o nascimento desta e de futuras ninhadas, e é um bem enorme para a saúde dela. A pílula para gatas é para dar em situações de último recurso, não por hábito.

Seguidamente, deve também castrar o macho; caso contrário, não tarda tem aí comportamentos indesejáveis em casa, como micções extremamente malcheirosas por todo o lado.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
MiguelCar
Membro Júnior

sábado abr 16, 2011 11:53 am

Muito obrigado, mas se os gatos nascerem teram problemas por causa da pilula?
dinodane
Membro Veterano

sábado abr 16, 2011 12:08 pm

Não, terá problemas é em dá-los bem, em arranjar donos capazes que os estimem toda a vida e que sobretudo não os deixem reproduzir-se à toa. :|

MiguelCar
Membro Júnior

sábado abr 16, 2011 12:29 pm

dinodane Escreveu:Não, terá problemas é em dá-los bem, em arranjar donos capazes que os estimem toda a vida e que sobretudo não os deixem reproduzir-se à toa. :|
O mais chato é que depois quero ficar com eles, mas nesta altura ficar com uma ninhada mais os pais dos gatos (siâmes e a menina gravida)mais os meus cães!!!

Já agora, quanto tempo demoram a nascer?
mafia69
Membro Veterano
Registado: domingo mai 16, 2004 10:32 am

sábado abr 16, 2011 1:41 pm

dinodane Escreveu:Um gato com 8 meses já é fértil, sim.
Pode muito bem estar grávida. Deviam ter tomado medidas para que isso não acontecesse... tal como castrar o macho ou esterilizar a fêmea. A pílula é falível e acima de tudo PERIGOSA, as gatas que tomam regularmente acabam por desenvolver cancro mamário.

Miguel, ainda pode fazer alguma coisa. Leve a gatinha ao vet para ser esterilizada, dessa forma evita o nascimento desta ninhada e fica com o problema resolvido de forma definitiva, a gata não voltará a engravidar mesmo que o macho continue inteiro. Há imensos gatinhos para adopção e dá-los não é nada fácil...
Existem alguns sintomas do cancro mamário nas gatas, ou para se diagnosticar tem de se fazer exames no vet?
ChipMix
Membro
Registado: domingo jan 09, 2011 12:47 am

sábado abr 16, 2011 2:25 pm

O tempo de gestação é de cerca de 57 a 64 dias. :)
dinodane
Membro Veterano

sábado abr 16, 2011 2:28 pm

mafia69 Escreveu:

Existem alguns sintomas do cancro mamário nas gatas, ou para se diagnosticar tem de se fazer exames no vet?
Claro que sim, nódulos nas maminhas que se sentem à palpação.

mafia69
Membro Veterano
Registado: domingo mai 16, 2004 10:32 am

sábado abr 16, 2011 2:41 pm

dinodane Escreveu:
mafia69 Escreveu:

Claro que sim, nódulos nas maminhas que se sentem à palpação.
Em tempos utilizei pilula numa gata que tenho e na altura o vet avisou-me que o uso continuado podia provocar o cancro. Mas realmente nunca notei nada, em todo o caso, hoje vou fazer uma palpação a ver se noto alguma coisa estranha.
Obrigado.
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado abr 16, 2011 4:47 pm

miguel, o mais acertado é mesmo esterilizar já a gata!
Você vai levar meses e meses para arranjar donos. E não é fácil dar gatos, há milhares por aí a pedir dono.
Já viu em que situação fica com a casa cheia de gatinhos para dar?
E a aflição de nunca se saber se se deu a pessoas certas?

E a despesa de os alimentar, areia, vet. etc.?

Não dê ouvidos a quem se puser com mariquices de coitadinhos, aborto, etc.

O melhor para eles e para os gatos no geral é essa ninhada não nascer.
MiguelCar
Membro Júnior

sábado abr 16, 2011 5:55 pm

moslie Escreveu:miguel, o mais acertado é mesmo esterilizar já a gata!
Você vai levar meses e meses para arranjar donos. E não é fácil dar gatos, há milhares por aí a pedir dono.
Já viu em que situação fica com a casa cheia de gatinhos para dar?
E a aflição de nunca se saber se se deu a pessoas certas?

E a despesa de os alimentar, areia, vet. etc.?

Não dê ouvidos a quem se puser com mariquices de coitadinhos, aborto, etc.

O melhor para eles e para os gatos no geral é essa ninhada não nascer.
Os gatos vão ser meus na mesma, arranjamos uma coisa para eles, e eles não se vão sentir mal. E eu não quero matar animais, ia-me dicar na cabeça para sempre. :(
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado abr 16, 2011 6:02 pm

Miguel, não se trata de matar animais.

Diga-me uma coisa: imagine que nascem quatro gatos. Vai ficar com os quatro? E quando esses mais os que têm em casa começarem todos a procriar? Ou vai ter possibilidades de, daqui para a frente, castrar todos os gatos e esterilizar todas as gatas?

Além de que não sei se será aconselhável a sua gata fazer uma gestação e parir e amamentar, aos seis anos. É quase uma gata sénior.

Tudo ponderado, faça o mais correcto, que é esterilizar já.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado abr 16, 2011 6:34 pm

Miguel o que lhe vai ficar na cabeça é que esses animais vão nascer e você vai-se meter numa carga de sarilhos: acha com consciência que vai ter possibilidade de vacinar, desparasitar, alimentar e esterilizar todos?
Pense bem.
É para ter animais com condições ou para os ter a comer restos e a andar na rua a fazer mais gatos?
E se nascerem tudo fêmeas, você vai ter como esterilizar todas ou vão ser mais gatas a parirem de seguida?
Oxalá você tenha um bom orçamento disponível, eu espero que sim, porque vai precisar de uma nota para tratar tanta gataria como deve de ser.
Porque animais maltratados a encherem-se de doenças e a ser atropelados, isso já vimos que há muito quem saiba! Agora donos como deve ser, há poucos.
Desculpe mas já se está a ver que não é um dono responsável.
Deixou a gata emprenhar e agora vem mais a caminho...
son1a
Membro Veterano
Registado: quinta abr 22, 2010 7:37 pm

sábado abr 16, 2011 6:45 pm

:|

<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”