Acontece que, nos ultimos meses, tenho alimentado uma colónia de gatos aos quais me afeiçoei bastante. Infelizmente, esta colónia tem sofrido vários incidentes, quer pela sua localização, quer pelo rigoroso Inverno passado. Uma das gatas deve ter perto de 2 anos, é super-meiga, afeiçoou-se muito a mim, segue-me para todo o lado, deixa-me fazer-lhe festas, ela mesma pede-me festas, agarra-me na mão com as patinhas para a lamber. A gata não aparenta ter doenças, à excepção de espirrar de longe a longe, ter um olhinho muito ligeiramente avermelhado e miar baixo e rouco. Gostava mesmo muito de trazê-la para casa, mas tenho receio pelo facto de já ter uma gata em casa, com 2 anos feitos o mês passado, que sempre foi saudável. Esta gata veio para casa quando tinha semanas de vida, pelo que praticamente não teve contacto, quer com a rua, quer com outros gatos. Receio vir a expô-la a doenças desnecessárias ou outro tipo de maleitas ao introduzir em casa uma gata que viveu tanto tempo na rua.
A trazer a gata para casa, levá-la-ei primeiro ao veterinário para lhe dar um banho, desparasitá-la interna e externamente, vaciná-la e esterilizá-la.
Mesmo assim, continuo com receio.
Outra das minhas duvidas é em relação à alimentação. A gata come tudo o que lhe metem à frente, seja ração seca da mais barata, seja ração humida também de marca branca, seja restos de comida, como por exemplo, peixe grelhado ou carne cozida. Poderá isto vir a trazer problemas de saúde no futuro?
Quero mesmo muito trazer a gata para casa, sempre que a vou alimentar e tenho que ir embora, quase que se me parte o coração ao vê-la sentada a observar-me arrancar com o carro. Mas receio vir a fazer asneira e perder duas gatas.
O que me aconselham a fazer?