O Vicio do Tabaco

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda abr 18, 2011 4:01 pm

Charlie2 Escreveu:
Chamarrita Escreveu:
cockinhas Escreveu:Fumo porque gosto mas como consigo fumar o nº de cigarros que decido, sem entrar em stress por aí além, vou sempre adiando a decisão de deixar de vez. Tanto posso estar dois dias sem fumar como fumar um maço de seguida.

E não vos acontece o cigarro saber mal e, em vez de o apagarem, persistirem?

Ó Chimarrita, então o tabaco causa uma dependência mais forte que a heroína? :)
Tal como há pessoas que não ficam "agarradas" à heroína ou a droga alguma, também há quem controle o consumo do tabaco sem chegar a criar grande dependência. Mas a maioria das pessoas que fumam sofre de elevada dependência, e esta torna-se mais forte do que a causada pela heroína pelos motivos que já expus. Acho que falamos da gravidade da dependência, não dos sintomas de privação...
eu nunca conheci ou soube de nenhum caso de alguém que consumisse heroína de forma compulsiva e conseguisse, sozinho e sem qualquer ajuda, largar o vício. Além segundo que sei, os efeitos da heroína são muito mais imediatos que os do tabaco, logo a dependência ocorre de fora muito mais rápida.
Tem tudo a ver com a intensidade do prazer e a estimulação do sistema límbico. Não é comparável o efeito de um cigarro ao de uma dose de heroína (ou crack, ainda mais aditivo). O tabaco não aliena nem anestesia; um tipo que acabou de dar um xuto pode ter uma perna amputada a frio, que pouco sentirá. Os efeitos de um são muito diferentes dos efeitos de outro. Já a cocaína, que não provoca dependência física, provoca uma imensa dependência pasicológica. Dizem os que a usam (ou usaram) que o problema é que é "demasiado bom". Já a heroína e o tabaco são consumidos não apenas pelo prazer, mas para evitar os sintomas de privação.

Por isso o nível de dependência física e psicológica é comparável. Já não sei quem foi que referiu acontecer o cigarro estar a saber mal e mesmo assim não ser apagado: é um caso em que se fuma pela dependência, e não pelo prazer. Aliás, quem não está fisicamente dependente do tabaco e fuma um cigarro de vez em quando, costuma até sentir-se um bocado mal.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
ZeFe
Membro Veterano
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am

segunda abr 18, 2011 4:25 pm

Pegando nos pedidos usuais da Arca resolvi tentar a minha sorte...aqui vai:

ADOPTO VOLUME DE CAMEL.

Sempre gostei de Camel, mas agora está carissimo, eu acho que quem fuma por prazer não devia pagar.

Prometo estimar os maços e fumar todos os cigarros até ao caramelo.

Estou disponível para uma demonstração e a assinar um termo de responsabilidade.

Mas não pago porque eu sou contra pagar para fumar.

Não estou interessado em cigarros sem marca, não tenho nada contra e até admiro quem fuma, mas desde pequeno (desde os 15 ou 16) que sonho em adoptar um maço de Camel.

Qualquer informação mandem mail.

P.S. se não for de muito longe posso pagar 50% dos portes.
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda abr 18, 2011 5:39 pm

Chamarrita Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
Chamarrita Escreveu:
cockinhas Escreveu:Fumo porque gosto mas como consigo fumar o nº de cigarros que decido, sem entrar em stress por aí além, vou sempre adiando a decisão de deixar de vez. Tanto posso estar dois dias sem fumar como fumar um maço de seguida.

E não vos acontece o cigarro saber mal e, em vez de o apagarem, persistirem?

Ó Chimarrita, então o tabaco causa uma dependência mais forte que a heroína? :)
Tal como há pessoas que não ficam "agarradas" à heroína ou a droga alguma, também há quem controle o consumo do tabaco sem chegar a criar grande dependência. Mas a maioria das pessoas que fumam sofre de elevada dependência, e esta torna-se mais forte do que a causada pela heroína pelos motivos que já expus. Acho que falamos da gravidade da dependência, não dos sintomas de privação...
eu nunca conheci ou soube de nenhum caso de alguém que consumisse heroína de forma compulsiva e conseguisse, sozinho e sem qualquer ajuda, largar o vício. Além segundo que sei, os efeitos da heroína são muito mais imediatos que os do tabaco, logo a dependência ocorre de fora muito mais rápida.
Tem tudo a ver com a intensidade do prazer e a estimulação do sistema límbico. Não é comparável o efeito de um cigarro ao de uma dose de heroína (ou crack, ainda mais aditivo). O tabaco não aliena nem anestesia; um tipo que acabou de dar um xuto pode ter uma perna amputada a frio, que pouco sentirá. Os efeitos de um são muito diferentes dos efeitos de outro. Já a cocaína, que não provoca dependência física, provoca uma imensa dependência pasicológica. Dizem os que a usam (ou usaram) que o problema é que é "demasiado bom". Já a heroína e o tabaco são consumidos não apenas pelo prazer, mas para evitar os sintomas de privação.

Por isso o nível de dependência física e psicológica é comparável. Já não sei quem foi que referiu acontecer o cigarro estar a saber mal e mesmo assim não ser apagado: é um caso em que se fuma pela dependência, e não pelo prazer. Aliás, quem não está fisicamente dependente do tabaco e fuma um cigarro de vez em quando, costuma até sentir-se um bocado mal.
afinal é comparável ou não?
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda abr 18, 2011 5:42 pm

o grau de dependência é comparável, a intensidade dos efeitos não é.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Charlie2
Membro Veterano

segunda abr 18, 2011 5:58 pm

Chamarrita Escreveu:o grau de dependência é comparável, a intensidade dos efeitos não é.
já viu muita gente desgraçar a vida por completo por um maço de tabaco, a ponto de roubar/agredir familiares para obter um cigarro?
Há um filme que espelha bem a realidade da droga e a evolução de uma dependência, e que leva a ela. Mexe um bocado com as tripas, mas vale a pena ver.

http://www.imdb.com/title/tt0180093/
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Chamarrita
Membro Veterano

segunda abr 18, 2011 6:03 pm

isso é um efeito, uma consequência da dependência, não é a dependência em si. Ou seja, não é por o vício da heroína ser maior do que o do tabaco, mas pelas características das substâncias e pelas suas diferentes intensidades a nível de prazer (do consumo)/dor (pela privação). Já experimentou ler os links que deixei atrás? ;)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Charlie2
Membro Veterano

segunda abr 18, 2011 6:10 pm

Chamarrita Escreveu:isso é um efeito, uma consequência da dependência, não é a dependência em si. Ou seja, não é por o vício da heroína ser maior do que o do tabaco, mas pelas características das substâncias e pelas suas diferentes intensidades a nível de prazer (do consumo)/dor (pela privação). Já experimentou ler os links que deixei atrás? ;)
Chamarrita, embora concorde consigo em alguns pontos, neste discordo.
De qualquer maneira vou ver os links e agradeço a disponibilidade para me responder :)
e convém ter sempre em mente que o tabaco é legal e socialmente aceite, já a heroína não.
Mas precisamente pelo que escreveu acima é que acho que não se pode comparar uma adição com outra.
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quinta abr 21, 2011 1:33 pm

Arguida Escreveu:
Claudiaf7 Escreveu:Também tenho "terror" de ficar sem tabaco...é impressionante a forma como a nicotina e o alcatrão nos controlam a cabecinha.
E quando vem um momento de stress, meu deus...uma pessoa ve-se e deseja-se por um cigarro :(

Um aparte, como é que se arranja tempo para se fumar 3 maços por dia?? :o
Foi na altura em que ainda se podia fumar nos locais de trabalho. :cry: Quando começava a trabalhar (9H00) já tinha seguramente uns 7/8 cigarros fumados pois a 1ª coisa que fazia quando me levantava ... era acender um cigarro. :twisted:
Li algures, que a pior altura para fumar é logo imediatamente a seguir ao levantar. Dizia que se deve aguardar 20 a 30 minutos antes do 1º cigarro.
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quinta abr 21, 2011 2:19 pm

Olá,
Se fosse hoje, o meu vício do tabaco (na época não era vício) provavelmente teria destruído a vida do meu pai, já que seria acusado de violência contra menores (educação à moda antiga).
Hoje acho piada, rio-me, recordamos este episódio várias vezes, etc.
Mas foi um episódio marcante, para a mente que ainda hoje não esqueço, e para o corpo que andou marcado e dorido durante uma semana :lol:
E tudo por causa da minha irmã mais nova, "rafeirita" com 12 ou 13 anos, que descobriu um maço de tabaco que eu tinha escondido( tinha que ser!) e de onde tirou um cigarro, que foi fumar para a casa de banho, despreocupadamente.
O meu pai ao chegar a casa, cheirou-lhe a tabaco, e com a sua voz de trovão ( igual à minha, hoje) perguntou "quem é que fumou" e a "rafeirita" prontamente respondeu " foi ele", apontando para mim.
O meu pai aproximou-se de mim, e por momentos, ainda acreditei que as calças lhe caíssem ao retirar o cinto, mas...
Fiquei de tal maneira dorido que fugi pelos campos abaixo, não sem antes levar comigo o maço de cigarros, para anestesiar a dor, com o prazer de uma boas baforadas do meu SG Filtro... :lol:

Um abraço

Edit: Podem rir, que eu , hoje, também me rio... :lol:
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quinta abr 21, 2011 3:08 pm

só se perderam as que cairam ao chão!!! :twisted: :lol: :twisted: :twisted:
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta abr 21, 2011 3:25 pm

E as que não caíram não serviram de nada, pelos vistos. :lol:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quinta abr 21, 2011 3:30 pm

Tassebem Escreveu:E as que não caíram não serviram de nada, pelos vistos. :lol:

foi uma tareia vã!!! :lol: :lol:
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Chamarrita
Membro Veterano

quinta abr 21, 2011 4:27 pm

Netherwing Escreveu:
Tassebem Escreveu:E as que não caíram não serviram de nada, pelos vistos. :lol:

foi uma tareia vã!!! :lol: :lol:
Pelas que levei... poderia dizer que todas as tareias são vãs! :lol:
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

quinta abr 21, 2011 5:17 pm

jofelix Escreveu:
Arguida Escreveu:
Claudiaf7 Escreveu:Também tenho "terror" de ficar sem tabaco...é impressionante a forma como a nicotina e o alcatrão nos controlam a cabecinha.
E quando vem um momento de stress, meu deus...uma pessoa ve-se e deseja-se por um cigarro :(

Um aparte, como é que se arranja tempo para se fumar 3 maços por dia?? :o
Foi na altura em que ainda se podia fumar nos locais de trabalho. :cry: Quando começava a trabalhar (9H00) já tinha seguramente uns 7/8 cigarros fumados pois a 1ª coisa que fazia quando me levantava ... era acender um cigarro. :twisted:
Li algures, que a pior altura para fumar é logo imediatamente a seguir ao levantar. Dizia que se deve aguardar 20 a 30 minutos antes do 1º cigarro.
Pois eu sei ... :roll: :roll: :roll:
Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

quinta abr 21, 2011 5:24 pm

ZeFe Escreveu:Pegando nos pedidos usuais da Arca resolvi tentar a minha sorte...aqui vai:

ADOPTO VOLUME DE CAMEL.

Sempre gostei de Camel, mas agora está carissimo, eu acho que quem fuma por prazer não devia pagar.

Prometo estimar os maços e fumar todos os cigarros até ao caramelo.

Estou disponível para uma demonstração e a assinar um termo de responsabilidade.

Mas não pago porque eu sou contra pagar para fumar.

Não estou interessado em cigarros sem marca, não tenho nada contra e até admiro quem fuma, mas desde pequeno (desde os 15 ou 16) que sonho em adoptar um maço de Camel.

Qualquer informação mandem mail.

P.S. se não for de muito longe posso pagar 50% dos portes.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”