Quero ir buscar uma gata de rua para casa, mas...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

PedrocasPT
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am

sexta abr 15, 2011 7:30 pm

... tenho alguns receios, exactamente pelo facto de já ter uma gata em casa.

Acontece que, nos ultimos meses, tenho alimentado uma colónia de gatos aos quais me afeiçoei bastante. Infelizmente, esta colónia tem sofrido vários incidentes, quer pela sua localização, quer pelo rigoroso Inverno passado. Uma das gatas deve ter perto de 2 anos, é super-meiga, afeiçoou-se muito a mim, segue-me para todo o lado, deixa-me fazer-lhe festas, ela mesma pede-me festas, agarra-me na mão com as patinhas para a lamber. A gata não aparenta ter doenças, à excepção de espirrar de longe a longe, ter um olhinho muito ligeiramente avermelhado e miar baixo e rouco. Gostava mesmo muito de trazê-la para casa, mas tenho receio pelo facto de já ter uma gata em casa, com 2 anos feitos o mês passado, que sempre foi saudável. Esta gata veio para casa quando tinha semanas de vida, pelo que praticamente não teve contacto, quer com a rua, quer com outros gatos. Receio vir a expô-la a doenças desnecessárias ou outro tipo de maleitas ao introduzir em casa uma gata que viveu tanto tempo na rua.

A trazer a gata para casa, levá-la-ei primeiro ao veterinário para lhe dar um banho, desparasitá-la interna e externamente, vaciná-la e esterilizá-la.

Mesmo assim, continuo com receio.

Outra das minhas duvidas é em relação à alimentação. A gata come tudo o que lhe metem à frente, seja ração seca da mais barata, seja ração humida também de marca branca, seja restos de comida, como por exemplo, peixe grelhado ou carne cozida. Poderá isto vir a trazer problemas de saúde no futuro?

Quero mesmo muito trazer a gata para casa, sempre que a vou alimentar e tenho que ir embora, quase que se me parte o coração ao vê-la sentada a observar-me arrancar com o carro. Mas receio vir a fazer asneira e perder duas gatas.

O que me aconselham a fazer? :?
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta abr 15, 2011 8:06 pm

PedrocasPT, há animais de rua que são saudáveis, outros não.

Eu acho louvável a sua intenção. Já está afeiçoado à gatinha, e ela a si, e se tem oportunidade de lhe dar uma vida melhor, vá em frente.

Também compreendo as suas preocupações. Como diz, a passagem pelo veterinário, antes de a levar para casa, é obrigatória, e eu acrescentaria a esse rol o teste de FIV/FeLV. Convirá depois também desparasitar a gatinha já residente na mesma altura, mas sobre tudo isso o seu veterinário habitual lhe fará as devidas recomendações, de acordo com a avaliação que fizer. Pelos sintomas que descreve, é muito provável que tenha de fazer alguma medicação, e é tudo.

Quanto à alimentação, não creio que isso venha a ser um problema de maior. Quando sobrevivem, os gatos de rua são muito resistentes, e o que importa é que ela, a partir do momento em que sair da rua, vai passar a comer papinha da boa e a ter os cuidados que merece. :)

Tenho gatos que vieram da rua com idades diversas, desde os dois dias de vida aos já adultos. Com as devidas precauções, tudo correu bem. É claro que alguns têm tido problemas de saúde, mas o mesmo acontece com os que não vieram da rua.

Oxalá resolva pelo resgate da bichinha. Vá dando notícias, e muito boa sorte. :wink:
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
son1a
Membro Veterano
Registado: quinta abr 22, 2010 7:37 pm

domingo abr 17, 2011 6:28 pm

Essa gatinha está mesmo a pedir uma casa! 8) :P

<p>&nbsp;</p>
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

segunda abr 18, 2011 1:05 am

boa sorte em tudo e parabens PedrocasPT não hesite :wink: estou feliz por essa gatinha tenho seguido a sua protecção e carinho :wink:

A querida Zara entrou neste lar já com n de ninhadas nascidas na rua foi muito usada mesmo e com cerca de 6 a 7 aninhos é a mais maternal ,meiga e sempre foi saudavel, antes de entrar foi directa ao Vet observada e já com tudo em ordem nem quero pensar QUE um dia a Zara vai partir...mas todos se afastam de nós por algum tempo...

Podem aparecer alguns arrufos nos primeiros dias mas depois ficam amigas e companheiras decerto.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

segunda abr 18, 2011 6:04 pm

Tassebem Escreveu:PedrocasPT, há animais de rua que são saudáveis, outros não.

Eu acho louvável a sua intenção. Já está afeiçoado à gatinha, e ela a si, e se tem oportunidade de lhe dar uma vida melhor, vá em frente.

Também compreendo as suas preocupações. Como diz, a passagem pelo veterinário, antes de a levar para casa, é obrigatória, e eu acrescentaria a esse rol o teste de FIV/FeLV. Convirá depois também desparasitar a gatinha já residente na mesma altura, mas sobre tudo isso o seu veterinário habitual lhe fará as devidas recomendações, de acordo com a avaliação que fizer. Pelos sintomas que descreve, é muito provável que tenha de fazer alguma medicação, e é tudo.

Quanto à alimentação, não creio que isso venha a ser um problema de maior. Quando sobrevivem, os gatos de rua são muito resistentes, e o que importa é que ela, a partir do momento em que sair da rua, vai passar a comer papinha da boa e a ter os cuidados que merece. :)

Tenho gatos que vieram da rua com idades diversas, desde os dois dias de vida aos já adultos. Com as devidas precauções, tudo correu bem. É claro que alguns têm tido problemas de saúde, mas o mesmo acontece com os que não vieram da rua.

Oxalá resolva pelo resgate da bichinha. Vá dando notícias, e muito boa sorte. :wink:
X2 :D
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

terça abr 19, 2011 9:52 am

Eu trouxe o meu Fellini dum P. Campismo e com muito receio pq tinha outro gato.
Quando o levei ao vet ele fez-lhe uma análise daquelas rápidas e acusou Sida dos gatos e que só duraria 3 meses a 3 anos. Foi um falso teste porque nunca contagiou o outro e passado algum tempo, desconfiada daquele teste, ele e o outro fizeram de novo e acusou negativo.
O outro, nascido em casa, aos nove anos passou a sofrer de insuficiencia renal e morreu aos 12, e este que veio da rua já tem 13...
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

terça abr 26, 2011 5:45 pm

E já temos novidades quanto a este assunto?

Espero que sim 8) :wink:
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
PedrocasPT
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am

sábado abr 30, 2011 9:45 pm

martasal Escreveu:E já temos novidades quanto a este assunto?

Espero que sim 8) :wink:
Ainda não, esta decisão a ser tomada tem que ser unânime e a restante familia ainda está muito reticente em relação a introduzir mais uma gata em casa, principalmente porque não sabemos como vai a Yuffie reagir, tendo em conta que ela é muito mimada, possessiva e ciumenta. Depois também eu fico com duvidas sobre se será o melhor para a gata que quero resgatar da rua, isto porque ela tem um irmão ao qual é muito apegada. Por mim, levava os dois para casa, como é óbvio, mas se levar uma já é complicado, mais dificil ainda será levar dois. São estes os gatinhos de que falo:

Imagem
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

sábado abr 30, 2011 10:19 pm

são lindos :) e têm escrito all over : "dá-me um lar por favor :) "

girissímos!!!
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado abr 30, 2011 10:26 pm

Netherwing Escreveu:são lindos :) e têm escrito all over : "dá-me um lar por favor :) "

girissímos!!!

sem dúvida... eu levava os dois!! :D
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

domingo mai 01, 2011 6:01 pm

Se são assim tão pegados um ao outro, acho que separa-los talvez não seja o melhor... não sei...
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
CONCHAM
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 2:39 pm

domingo mai 08, 2011 3:55 pm

Confesso que à uns meses atrás, a adopção não era algo com que eu me sentisse muito às vontade, talvez pela paranóia das raças,ou não sei...Mas adoptei! E senti-me tão bem, adoro a minha gatinha (pepsi) tanto como adoro o meu gato (Strauss) e estou super feliz com os dois.

A adopção deve ser pensada e bem gerida, mas é um prazer enorme!
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>S&oacute; poder&aacute;s ecrever sobre um gato, quando conviveres com um.</p>
<p>S&oacute; poder&aacute;s escrever sobre um Dogue Alem&atilde;o, quando fores completamente babado por um :D </p>
godita
Membro Veterano
Registado: sexta out 07, 2005 8:06 pm

domingo mai 08, 2011 7:36 pm

O melhor que fiz até hoje, foi adoptar a Sininho, que foi atirada da janela de um carro. Já tinha a Kity com 2 anos, muito ciumenta e territorial. Nessa mesma noite fui dar com as 2 enroladinhas à lareira e a partir daí não vivem uma sem a outra.
Se puder fique com ela, não se vai arrepender, como eu já li por aqui...."melhor do que ter um gato é mesmo ter 2..."
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo mai 08, 2011 10:29 pm

godita Escreveu:O melhor que fiz até hoje, foi adoptar a Sininho, que foi atirada da janela de um carro. Já tinha a Kity com 2 anos, muito ciumenta e territorial. Nessa mesma noite fui dar com as 2 enroladinhas à lareira e a partir daí não vivem uma sem a outra.
Se puder fique com ela, não se vai arrepender, como eu já li por aqui...."melhor do que ter um gato é mesmo ter 2..."
permita-me a correcção, mas o melhor é mesmo ter 3! 8)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
godita
Membro Veterano
Registado: sexta out 07, 2005 8:06 pm

domingo mai 08, 2011 10:39 pm

Claro que concordo, eu tenho 3, e não são só 3 GATAS, mas também 3 CADELAS, e não tenho mais pk o meu marido e o FMI, não me deixa :wink: :P :P :P
Responder

Voltar para “Gatos”