Caçadores? ou pc´s?

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

sábado nov 29, 2003 1:06 am

Comentário a Topddown!

A discussão acerca do que é ou não é natural pode ser muito interessante mas daria pano para mangas com certeza. Em ultima analise até se pode considerar que tudo o que o homem faz é natural.

A meu ver, o que interessa na relação com a natureza ( e na caça, neste caso) é que o Homem "lute" de igual para igual, de forma a, por um lado, não extinguir a natureza (os animais que caça), por outro a contribuir para a selecção natural das espécies. Ora isto não é fácil pois devido à grande quantidade de pessoas que há e ao desenvolvimento tecnológico que possuímos actualmente não nos encontramos em equilíbrio com as demais espécies.

As associações de caça e respectivas reservas pretendem exactamente que se cace de forma ordenada e controlada de forma a não extinguir as espécies, isto é, por exemplo, se na reserva há 200 lebres só se caçam 100 para não extinguir a espécie. Mas se essas 100 forem caçadas com armas de fogo (tecnologia evoluída) não são forçosamente as mais débeis que são caçadas, o que acontecerá se forem caçadas com galgos ou com aves de presa, por exemplo.

Com isto quero dizer que as formas de caça tradicionais ( arco e flecha, lança ou a ajuda de outros animais) são mais “justas” do ponto de vista da selecção natural.

É evidente que o uso de utensílios ou animais domésticos pode ser criticável (como tudo, aliás) mas o Homem sem estes meios já mais caçaria o que quer que fosse. Segundo investigações recentes com base no ADN a associação homem cão (inicialmente lobo) , para a caça, tem cerca de 130 mil anos, sendo assim mais antiga do que a formação do “ homo sapiens” moderno.

Outra discussão possível é a legitimidade (em termos ético-morais) que o homem tem para domesticar outros animais para usar na caça, ou qualquer outra função.
Sem entrar em grandes argumentações quero dizer que, pessialmente, a associação homem animal (domesticação) não me repugna se houver algum respeito quer pelos animais em termos de espécimes ( o que se chama geralmente direitos dos animais), quer pela forma de vida que as espécies têm na natureza. Não me repugna por exemplo, os rebanhos, as manadas de vacas, as varas de porcos no alentejo, etc.( o mesmo já não posso dizer da carne industrial, das aves de gaiola ou gatos de apartamento).
Pelo atras referido considero que a utilização do cão na caça, não só é uma forma ecológica ( no sentido da selecção natural) de caçar, como também é uma forma de respeitar o cão enquanto predador que é.

Nota: não é só o homem que faz associação com outros animais para caçar. Há mais alguns casos na natureza, por exemplo o Coiote e o Texugo norte americano (entre outros), embora de uma forma bastante diferente é claro.

Um abraço
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sábado nov 29, 2003 3:00 am

Só uma achega...

Os métodos tradicionais de caça, ferem mais do que matam ;)

Cumprimentos

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

sábado nov 29, 2003 11:31 pm

FBC Escreveu:
(...)
É evidente que o uso de utensílios ou animais domésticos pode ser criticável (como tudo, aliás) mas o Homem sem estes meios já mais caçaria o que quer que fosse. Segundo investigações recentes com base no ADN a associação homem cão (inicialmente lobo) , para a caça, tem cerca de 130 mil anos, sendo assim mais antiga do que a formação do “ homo sapiens” moderno.
(...)
Pelo atras referido considero que a utilização do cão na caça, não só é uma forma ecológica ( no sentido da selecção natural) de caçar, como também é uma forma de respeitar o cão enquanto predador que é.
(...)
Há-de concordar, pelo menos que, o conhecimento do terreno, do modo de vida das presas e o treino direccionado dos cães é uma vantagem para o Homem e uma desvantagem para o perseguido...????

É óbvio que o cão é um predador (afirma-o através das matilhas em que, por vezes, se constitui quando retorna ao «estado selvagem»), tanto quanto o Homem. O problema é que O HOMEM NÃO TEM PREDADORES!!!!!!!!! É esse domínio sobre a Natureza que me preocupa. :(

Bem haja

P.S. Têm-me agradado os seus comentários despretenciosos e argumentativos. Preocupa-me o fundamentalismo que, aos poucos, vai consubstanciando os argumentos de indivíduos e associações pouco respeitosas dos direitos dos animais.
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

segunda dez 01, 2003 3:49 am

Ó meu amigo tenha lá calma!
Eu não sou lá grande apologista que se andem por aí a matar animaizinhos só por diversão e até há quem cace e depois não coma a carne... Mas é impossivel legislar-se contra a caça porque a caça é um modo de controlo de populações! E agora pergunta e que mal tem haver coelhos a mais?? Tem, tem muito mal porque o "simpático" do homem já deu cabo dos seus predadores naturais agora está nas suas mãos não deixar que um excedente populacional deite a perder a natureza que abriga milhares de outras espécies dependentes dela!

Vou dar um exemplo... as ilhas galápagos estão a ser completamente arrasadas por um intruso lá deixado pelo Homem e que com a falta de predadores e com a abundancia de alimento floresceu demasiado rápido, esse intruso é a cabra agora para salavar toda a vida natural daquelas ilhas é mesmo muito necessário que se recorra à caça daquelas cabras selvagens!

è claro que isto dos cães tb me incomoda e muito e o que há a fazer não é acabar com a caça porque necessitamos dela mas sim mudar mentalidades!
Última edição por Megaran em domingo dez 14, 2003 11:24 pm, editado 1 vez no total.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

domingo dez 07, 2003 12:33 pm

Só há uma coisa no meio destas 4 páginas que eu ainda não sei: o que raio são os "pc's", no título?!
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado dez 20, 2003 1:12 pm

Quanto a este assunto, remeto para este tópico onde esta matéria foi largamente debatida:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... light=caca

...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
FBC
Membro Veterano

domingo dez 21, 2003 4:44 am

quote=fang]
Quanto a este assunto, remeto para este tópico onde esta matéria foi largamente debatida

http//arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=1260&highlight=caca

...
[/quote]

Fui ler o tópico e, salvo raras excepções, é um horror falta de educação, falta de argumentos; fala-se das coisas sem saber o que é, sem meditar minimamente no assunto, etc, etc...

vou dividir o assunto em vários topicos com o intuito de simplificar

DIREITOS DOS ANIMAIS

Vou repetir o que disse atras. O ideal do ponto de vista dos direitos dos animais era que todos os animais que matamos, seja por que razão for, fossem caçados. Era sinal que tinham vivido em liberdade e não debaixo do jugo humano.
A humanidade comete um grande pecado em relação à forma como trata os animais, mas não é pela caça, antes pelo contrário, é precisamente por aquilo que lhe permite que não cace vacarias, pocilgas, aviários... isto é a produção industrial de carne.

Outro assunto debatido em relação ao direitos dos animais é a forma como os caçadores tratam os cães.
Em principio um cão que cace é muito mais feliz do que um que não cace pela simples razão de que o cão é um predador e logo (dependendo da raça) com fortes instintos de caça. Se o caçador é um idiota e maltrata o cão isso é um assunto que tem a ver com as pessoas em causa e não com a caça. Infelizmente à muitas pessoas que maltratam os cães, caçadores ou não.

CONSERVAÇÂO DA NATUREZA

Um dos argumentos anti-caça é o facto de prejudicar a conservação da natureza e poder extinguir espécies. De facto, devido à grande quantidade de homens e às armas que utiliza, a caça pode pôr em causa o equilíbrio natural, mas por outro lado pode corrigir esse desequilibro (pois o desequilibro já existe em muitos locais). Por estes motivos é que hoje em dia se exige uma caça sustentada.

A caça contribui também de outra forma para a conservação da natureza.
Com o abandono da agricultura é, em muito graças às reservas de caça, que o nosso país não é apenas pinheiros e eucaliptos e portanto não arde ainda mais no verão.

É nas reservas de caça que nós naturalistas podemos observar maior quantidade de animais selvagens pois é aí que os caçadores se esforçam para manter boas condições naturais para que os animais se alimentem e se refugiem.

É devido ao grande implemento da caça maior, principalmente em Espanha, que o Lobo ibérico tem vindo recuperar as suas populações.

São os caçadores Espanhóis que estão a promover uma pesquisa para descobrir uma vacina para a micxomatose e para a febre Himorragica.

Foram estas duas doenças que quase extinguiram o coelho bravo e consequentemente grande parte dos seus predadores, entre os quais o famoso lince ibérico.
Etc, etc, etc

ETICA NA CAÇA

O facto de caçarmos com armas cada vez mais evoluídas tecnologicamente põe em causa a igualdade de armas entre nós e as nossas presas. É por isso(e também por contribuir para a selecção natural) que eu defendo as praticas ancestrais de caça.

O GOSTO DE CAÇAR

É o gosto de caçar (e não o direito dos animais e a conservação da natureza) que incomoda verdadeiramente os críticos da caça. É ideia de que alguém gosta de matar que tanto revolta algumas pessoas.

Em primeiro lugar quero referir que para o animal que é caçado é totalmente indiferente que o seu predador tenha prazer ou não.
Quero também referir que, ao contrário do que muitos argumentam, prazer de caçar não é igual a prazer de matar. Se assim não fosse era ver os caçadores irem oferecer-se como voluntários para trabalhar no matadouro municipal.

O Homem desde que é conhecido como tal ( Homo Sapiens) viveu cerca de 90% da sua existência como caçador, portanto, por selecção natural, foi ganhando paixão pela caça (como todos os predadores). Este gosto pela caça não é bom nem é mau, pura e simplesmente é uma lei da natureza. O instinto pela caça não se manifesta só na paixão pela caça mas está também está disfarçado em muitos jogos e brincadeiras de crianças e adultos.

Fazer juízo de valores sobre o gosto pela caça é como fazer juízo de valores sobre outro qualquer gosto baseado nos instintos básico do homem. É condenável. Os instintos básicos não se racionalizam.

As criticas ao gosto pela caça baseia-se no simplismo ideológico do pensamento imperialista ocidental que se caracteriza por uma incapacidade para compreender o mundo que não encaixe nos seus padrões primários de analise.
Foi este pensamento simples e imperialista (de nos acharmos culturalmente e moralmente superiores) que nos levou a destruir a cultura e a ocidentalizar os povos que colonizamos, com o argumento de que eram bárbaros e selvagens.
É este pensamento simples e imperialista (de nos acharmos culturalmente e moralmente superiores) que nos leva a massacrar outras formas de cultura, como é a cultura muçulmana.
É este pensamento simples e imperialista (de se acharem culturalmente e moralmente superiores) que leva a sociedade ocidental urbana a massacrar a sua própria ruralidade, pois esta já não encaixa nos seus padrões primários de analise, também é considerada bárbara e selvagem.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo dez 21, 2003 11:47 am

CONSERVAÇÂO DA NATUREZA

Um dos argumentos anti-caça é o facto de prejudicar a conservação da natureza e poder extinguir espécies. De facto, devido à grande quantidade de homens e às armas que utiliza, a caça pode pôr em causa o equilíbrio natural, mas por outro lado pode corrigir esse desequilibro (pois o desequilibro já existe em muitos locais). Por estes motivos é que hoje em dia se exige uma caça sustentada.

A caça contribui também de outra forma para a conservação da natureza.
Com o abandono da agricultura é, em muito graças às reservas de caça, que o nosso país não é apenas pinheiros e eucaliptos e portanto não arde ainda mais no verão.

É nas reservas de caça que nós naturalistas podemos observar maior quantidade de animais selvagens pois é aí que os caçadores se esforçam para manter boas condições naturais para que os animais se alimentem e se refugiem.

É devido ao grande implemento da caça maior, principalmente em Espanha, que o Lobo ibérico tem vindo recuperar as suas populações.

São os caçadores Espanhóis que estão a promover uma pesquisa para descobrir uma vacina para a micxomatose e para a febre Himorragica.

Foram estas duas doenças que quase extinguiram o coelho bravo e consequentemente grande parte dos seus predadores, entre os quais o famoso lince ibérico.
Etc, etc, etc
E a quantidade de animais protegidos que aparece chumbado e que por nós recolhido durante a época cinegética deve-se a quê?

Eu só acredito na mais valia da caça em termos de conservação da natureza, quando esta for realmente vista como um recurso renovável dentro do próprio ecossistema e não apenas como uma actividade meramente lúdica.
E cá em Portugal, na maioria dos casos, ainda se pensa assim.
Começamos agora a dar os 1ºs passos. Mal seria, com os enormes erros e alarvidades do passado... de que a “campanha dos nocivos” foi apenas um pequeno exemplo...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
FBC
Membro Veterano

terça dez 23, 2003 12:48 am

Comentarios a Fang

Tem toda a razão quando diz que se encontram muitos animais chumbados que são protegidos. É evidente que há muitos erros: muitos matadores que se dizem caçadores, muito abuso no controlo de predadores, etc, etc.. abusos estes que me indignam. Mas gente desonesta há em todas as actividades. No entanto não é justo argumentar-se contra a caça dando como exemplo os prevaricadores. A estes à que combate-los, e pelo que me tenho apercebido as coisas, neste aspecto, têm vindo a melhorar.
Contudo, não tenho qualquer duvida que a caça, neste momento, contribui mais para a conservação da natureza do que a prejudica. Com o progressivo abandono da agricultura a caça é uma mais valia para a conservação do mundo rural e dos abitats naturais, caso contrário o interior do país tornar-se-á num deserto de monoculturas do império das celuloses.

Ainda estou para ver quem vai salvar o coelho bravo (pilar fundamental de toda a fauna iberica) se os ecologistas se os caçadores. E olhe que me encontro mais no meio dos primeiros do que dos segundos. Até ao momento nunca disparei uma arma de fogo.

Quanto à dualidade caça como actividade lúdica versos caça como meio de conservar a natureza. A caça, hoje em dia, tem que ser as duas coisas.
A caça é, antes de tudo, uma actividade lúdica (quanto a isso não deve haver preconceitos) mas tem que ser ordenada de forma a que não só não prejudique a natureza como contribua para a sua conservação.

Cumprimentos
Francisco Bica
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

terça dez 23, 2003 1:53 am

Daan Escreveu:
Por outro lado, os menos informados que me perguntaram se comia carne...e o que raio isso tem a ver?

Como carne por uma questão de alimentação ( e nao me venham com tretas vegetarianas - q nesses nem acredito ), agora nao ando, é a matar pelo prazer de matar, ou ver sofrer...disso podem ter a certeza...
Ainda nao tive tempo de ler todas as mensagens deste post, mas fica aqui a minha opinião... Daan, morte é morte. Estás tão revoltado com o prazer que os caçadores sentem ao caçar os animais, mas vou dar-te uma novidade: isso do prazer pela morte é só um pormenor sem importancia aos olhos dos animais. Estes estao-se literalmente borrifando se vao morrer nas maos de caçadores (que se divertem a ve-los estrebruchar na boca de um cao) ou se vao ser mortos para ser comidos!

O resultado final é o mesmo: vao morrer! E por isso acho descabida a tua indignação, porque disseste que comes carne e que és contra o vegetarianismo. Se tens uma postura tao frontal contra os caçadores, acho que devias reavaliar os teus ideais e perceber que estas a ser muito sensivel numa questao, mas depreciando o outro lado (a carnificina que acontece todos os dias nos matadouros)

Garanto-te que, se comes carne, nao és assim tao diferente de um caçador. A unica diferença entre voces é o facto dele se divertir a matar; mas para o animal que vai morrer isso nao tem absolutamente significado nenhum.

Pela tua logica (da batata), só os seres que matam animais por diversao sao alvo de recriminaçao; os outros que quando matam nao tiram daí prazer estao desculpados e entao temos aí uma longa lista de gente: comerciantes de peles, de carne, etc,etc. Nao estou a ver um tipo que dá pauladas a uma foca bebe a gostar do que faz (pelo menos quero pensar que nao tem prazer nisso, livra :cry: ) Essa pessoa está a cumprir um trabalho (sujo), mas é um oficio. E isso nao lhe tira culpabilidade pela monstruosidade que fez...
FAbarm
Membro Veterano

quarta dez 24, 2003 4:50 am

[/quote]
E a quantidade de animais protegidos que aparece chumbado e que por nós recolhido durante a época cinegética deve-se a quê?
[/quote]

A alguns caçadores... e mais não digo ;)

Feliz Natal

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

domingo dez 28, 2003 3:15 pm

Olá
Depois de ler os prós e contras sobre a caça, e de muito meditar, resolvi tirar a carta de caçador!
Obrigado por me ajudarem ;)
Um abra&ccedil;o
FAbarm
Membro Veterano

terça dez 30, 2003 6:32 pm

gary Escreveu: Olá
Depois de ler os prós e contras sobre a caça, e de muito meditar, resolvi tirar a carta de caçador!
:D
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda jan 05, 2004 11:51 pm

Ò Gary, diga-me uma coisa, e carta de motorista profissional, já tem?
Isabel
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

terça jan 06, 2004 8:56 am

Pedra Escreveu:
Ò Gary, diga-me uma coisa, e carta de motorista profissional, já tem?
Isabel
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”