Muitos parabens pela atitude!
Já estive na mesma situação 1 vez e tenho aqui um gatão, mas não se iluda, a taxa de sucesso é baixa...
Pontos muito importante:
-Alimentaçao com leite especifico para gatinhos bebes, de 3 em 3 horas, convem que seja mesmo de 3 em 3 horas, pelo menos até ele ter 15 dias. Depois vá aumentando de 4 em 4, 5 em 5, etc...
-Temperatura corporal, sempre com uma botija de agua morna, muito importante.
-Estimulaçao dos genitais com uma compressa ou algodao embebido em agua morna, antes e após ele comer, isto não é facil, nem bonito de se ver. Fazer chichi é facil, defecar é que tem que insistir mais, se nao defecar em 24 a 36 horas, deve ir ao vet.
-Posiçao de alimentaçao, se voce estiver sentada, pegue-lhe de forma a que ele fique com as patas de tras apoiadas na sua perna e as da frente levantadas(apoiadas na sua mao por exemplo), ele deve mamar direito e nunca com a cabeça inclinada para trás.
Boa sorte e vá dando noticias!
Ajuda - Gatinho recém-nascido
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi
<p><strong> "A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais são tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a União Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ração)</strong></p>
<strong>
<p class="title">Número Solidário Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (€ 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
<p><strong>Linha de apoio a União Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ração)</strong></p>
<strong>
<p class="title">Número Solidário Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (€ 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm
O gatinho acabou por falecer esta madrugada
Quando me levantei por volta das 6h para lhe dar leite, estava morto. Não sei o que se passou, ele estava bem, tinha mamado bem e fez um xixi. Fiquei sem reacção mesmo. Nada fazia prever este final
Obrigado a todos pela ajuda, foram muito prestáveis e esclarecedores.

Quando me levantei por volta das 6h para lhe dar leite, estava morto. Não sei o que se passou, ele estava bem, tinha mamado bem e fez um xixi. Fiquei sem reacção mesmo. Nada fazia prever este final

Obrigado a todos pela ajuda, foram muito prestáveis e esclarecedores.

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Lamento imenso.
Custa muito, mas é extremamente difícil conseguir que gatinhos tão pequenos sobrevivam, sobretudo depois de tanto tempo sem a mãe, e nas condições em que foi encontrado.... Mas teve o consolo de partir aconchegado e acarinhado. Há seres que só cá vêm para experimentar o amor, o seu gatinho foi saciado e partiu em paz... um grande, grande abraço.

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am
Lamento muito 
Tal como disse a Chamarrita, ele veio experimentar o Amor...

Tal como disse a Chamarrita, ele veio experimentar o Amor...
<p>"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." Leonardo da Vinci</p>
-
- Membro Veterano
Acreditem que pensei o mesmo.
Onde quer que ele esteja, as suas últimas horas foram passadas com muito amor e carinho, coisa que não teve até ser encontrado. E morreu Feliz , eu acredito que sim
E como o meu pai disse, se calhar estava mesmo à espera de ser encontrado para conseguir descansar em paz. E isso deixa-me com um sentimento de dever cumprido, apesar da tristeza da sua partida :')
Onde quer que ele esteja, as suas últimas horas foram passadas com muito amor e carinho, coisa que não teve até ser encontrado. E morreu Feliz , eu acredito que sim

E como o meu pai disse, se calhar estava mesmo à espera de ser encontrado para conseguir descansar em paz. E isso deixa-me com um sentimento de dever cumprido, apesar da tristeza da sua partida :')
Coitado do gatinho!
Quando disse que cheirava mal achei muito mau sinal. Quem sabe antes de ir para ali não teria caido e magoado algo internamente? Ou então esteve muito tempo sem comer e o organismo não resistiu a muito tempo sem glicose.
Enfim....que tristeza, chorei muito quando há muitos anos apanhei aqueles dois na rua, na altura a minha mãe disse logo que estavam muito frios apesar e estarem vivos.
Foi um desapontamento vê-los morrer.
Quando disse que cheirava mal achei muito mau sinal. Quem sabe antes de ir para ali não teria caido e magoado algo internamente? Ou então esteve muito tempo sem comer e o organismo não resistiu a muito tempo sem glicose.
Enfim....que tristeza, chorei muito quando há muitos anos apanhei aqueles dois na rua, na altura a minha mãe disse logo que estavam muito frios apesar e estarem vivos.
Foi um desapontamento vê-los morrer.
-
- Membro Veterano
moslie,
penso que cheirava mal porque estava literalmente "preso" aos 2 irmãos que já estavam mortos e cheios de formigas e larvas
estavam presos a algo que parecia ser a placenta, não sei, e pelo estado de putrefacção em que se encontrava a mesma, penso que já estariam ali à uns 2 dias
É revoltante saber que se calhar alguém já os tinha visto antes e nada fez. Se calhar tinha-se conseguido salvar os 3, mas enfim
penso que cheirava mal porque estava literalmente "preso" aos 2 irmãos que já estavam mortos e cheios de formigas e larvas

É revoltante saber que se calhar alguém já os tinha visto antes e nada fez. Se calhar tinha-se conseguido salvar os 3, mas enfim

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 14, 2011 1:32 pm
- Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe
Telma, um gato recem nascido resistiria no máximo umas horas antes de sucumbir, no meio do ambiente contaminado do lixo. o cheiro a putrefacção é relativamente normal pois tens tecidos moles (placenta, cordões umbilicais e sangue) e decomporem-se rapidamente. se estava calor então, o processo de degradação das células seria ainda mais rápido!