Ajuda - Gatinho recém-nascido

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

terça abr 19, 2011 7:55 pm

Muitos parabens pela atitude!

Já estive na mesma situação 1 vez e tenho aqui um gatão, mas não se iluda, a taxa de sucesso é baixa...

Pontos muito importante:

-Alimentaçao com leite especifico para gatinhos bebes, de 3 em 3 horas, convem que seja mesmo de 3 em 3 horas, pelo menos até ele ter 15 dias. Depois vá aumentando de 4 em 4, 5 em 5, etc...

-Temperatura corporal, sempre com uma botija de agua morna, muito importante.

-Estimulaçao dos genitais com uma compressa ou algodao embebido em agua morna, antes e após ele comer, isto não é facil, nem bonito de se ver. Fazer chichi é facil, defecar é que tem que insistir mais, se nao defecar em 24 a 36 horas, deve ir ao vet.

-Posiçao de alimentaçao, se voce estiver sentada, pegue-lhe de forma a que ele fique com as patas de tras apoiadas na sua perna e as da frente levantadas(apoiadas na sua mao por exemplo), ele deve mamar direito e nunca com a cabeça inclinada para trás.

Boa sorte e vá dando noticias!
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

terça abr 19, 2011 11:03 pm

O gatinho acabou por falecer esta madrugada :cry:

Quando me levantei por volta das 6h para lhe dar leite, estava morto. Não sei o que se passou, ele estava bem, tinha mamado bem e fez um xixi. Fiquei sem reacção mesmo. Nada fazia prever este final :cry:

Obrigado a todos pela ajuda, foram muito prestáveis e esclarecedores.
:cry:
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça abr 19, 2011 11:56 pm

Lamento imenso. :( Custa muito, mas é extremamente difícil conseguir que gatinhos tão pequenos sobrevivam, sobretudo depois de tanto tempo sem a mãe, e nas condições em que foi encontrado.... Mas teve o consolo de partir aconchegado e acarinhado. Há seres que só cá vêm para experimentar o amor, o seu gatinho foi saciado e partiu em paz... um grande, grande abraço.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
gabri17
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:59 am
Gatos- Micas, Tarzá,Zaka, Bola, Teca

quarta abr 20, 2011 9:13 am

Lamente muito o que se passou....
custa muito eu sei mas temos que ser fortes e pensar que fizemos de tudo para o ajudar .....
:cry: :cry: :cry:
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

quarta abr 20, 2011 11:23 am

Lamento muito :(
Tal como disse a Chamarrita, ele veio experimentar o Amor...
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
CavaleiraVNF
Membro Veterano

quarta abr 20, 2011 12:26 pm

Acreditem que pensei o mesmo.
Onde quer que ele esteja, as suas últimas horas foram passadas com muito amor e carinho, coisa que não teve até ser encontrado. E morreu Feliz , eu acredito que sim :)

E como o meu pai disse, se calhar estava mesmo à espera de ser encontrado para conseguir descansar em paz. E isso deixa-me com um sentimento de dever cumprido, apesar da tristeza da sua partida :')
omegaaa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 14, 2011 1:32 pm
Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe

quarta abr 20, 2011 1:39 pm

beijinho Telma, tenho pena que não tenha corrido melhor.
djeiny
Membro
Registado: segunda jan 17, 2011 8:16 pm

quarta abr 20, 2011 4:44 pm

Lamento,ele agora deve estar a brincar com o djeiny, tem companhia :cry: :cry:
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quarta abr 20, 2011 10:04 pm

Coitado do gatinho!
Quando disse que cheirava mal achei muito mau sinal. Quem sabe antes de ir para ali não teria caido e magoado algo internamente? Ou então esteve muito tempo sem comer e o organismo não resistiu a muito tempo sem glicose.
Enfim....que tristeza, chorei muito quando há muitos anos apanhei aqueles dois na rua, na altura a minha mãe disse logo que estavam muito frios apesar e estarem vivos.
Foi um desapontamento vê-los morrer.
CavaleiraVNF
Membro Veterano

quarta abr 20, 2011 10:16 pm

moslie,

penso que cheirava mal porque estava literalmente "preso" aos 2 irmãos que já estavam mortos e cheios de formigas e larvas :| estavam presos a algo que parecia ser a placenta, não sei, e pelo estado de putrefacção em que se encontrava a mesma, penso que já estariam ali à uns 2 dias :(

É revoltante saber que se calhar alguém já os tinha visto antes e nada fez. Se calhar tinha-se conseguido salvar os 3, mas enfim :cry:
omegaaa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 14, 2011 1:32 pm
Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe

quinta abr 21, 2011 4:19 am

Telma, um gato recem nascido resistiria no máximo umas horas antes de sucumbir, no meio do ambiente contaminado do lixo. o cheiro a putrefacção é relativamente normal pois tens tecidos moles (placenta, cordões umbilicais e sangue) e decomporem-se rapidamente. se estava calor então, o processo de degradação das células seria ainda mais rápido!
Responder

Voltar para “Gatos”