desinfectar gaiola de coelho

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
tralhas
Registado: terça abr 19, 2011 8:28 pm

terça abr 19, 2011 8:40 pm

olá! tive um coelho que ficou doente e morreu! :( pesquisei na net e descobri que o virus permanece durante meses na gaiola.gostaria agora de adoptar outro coelho e preciso de saber uma maneira MUITO eficaz de desinfectar a gaiola. NÃO QUERO CORRER QUALQUER RISCO.
AGRADEÇO UMA RESPOSTA
CatarinaLuz
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

terça abr 19, 2011 9:15 pm

Olá! Lamento pelo facto do teu coelhito ter morrido....
Pois, os virus podem ficar muito tempo nas gaiolas e pode infectar os coelhos seguintes :(
Eu também já passei por essa experiência, e antes de comprar outro coelhito, tratei de dar uma passagem com agua normal primeiro, para tirar as primeiras sujidades, e os eventuais restos de fezes do coelhos anterior. De seguida, podes ferver muito mesmo uma grande quantidade de água, e deitas para a gaiola. E deixas estar a água quente na gaiola durante algum tempo!
Podes comprar também produtos proprios para desinfectar gaiolas de coelhos, estes produtos compram-se nas lojas dos animais.

Cuidado, depois de usares produtos muito fortes de desinfecção, tens que lavar bem a gaiola a seguir, para não deixar restos dos produtos muito agressivos que podem fazer mal ao novo coelho.
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

terça abr 19, 2011 9:55 pm

Também pode usar vinagre, corrijam-me se estiver enganada. Deite vinagre no fundo da gaiola e pulverize as grades. De seguida deixe actuar e passe com água quente, lavando com bastante água. É assim que lavo a gaiola do meu Teco (o fundo é semanalmente). Não sei se nos coelhos pode ser feito o mesmo.

Lamento a perda do seu amiguito. :(
CatarinaLuz
Membro Veterano
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

terça abr 19, 2011 10:07 pm

Chinchilavis, o que tu disseste está metade correcto. O vinagre serve um pouco como desinfectante, por exemplo, quando não queremos que os coelhos façam xixi numa determinada zona dos sitios por onde ele anda, lavamos com vinagre para que ele não volte a fazer xixi nesse local.

Como desinfectante para eliminar bastérias muito agressivas e persistentes não serve. É muito pouco eficiente. O melhor mesmo são os produtos que eu falei, e a água a frever, também como ambas dissemos! :D
chinchilavis
Membro Veterano

terça abr 19, 2011 11:28 pm

CatarinaLuz Escreveu:Chinchilavis, o que tu disseste está metade correcto. O vinagre serve um pouco como desinfectante, por exemplo, quando não queremos que os coelhos façam xixi numa determinada zona dos sitios por onde ele anda, lavamos com vinagre para que ele não volte a fazer xixi nesse local.

Como desinfectante para eliminar bastérias muito agressivas e persistentes não serve. É muito pouco eficiente. O melhor mesmo são os produtos que eu falei, e a água a frever, também como ambas dissemos! :D
Pois, realmente não sabia, pois os chins não podem ter gaiolas lavadas com esses produtos. :wink:
CatarinaLuz
Membro Veterano

terça abr 19, 2011 11:49 pm

;) Lá está, eu não percebo nada ou quase nada de chinchilas, nunca tive chinchilas :)
tralhas

quarta abr 20, 2011 8:29 am

obrigada!como tenho IMENSO medo de que o meu próximo coelho morra acho que vou:
-dar uma lavagem normal para tirar as maiores sujidades
-borrifar tudo com vinagre
-deitar água a ferver
-usar desinfectantes próprios
-deitar água a ferver outra vez

espero que seja suficiente :?
tralhas

quarta abr 20, 2011 9:03 am

bem talvez seja um exagero --'
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

quarta abr 20, 2011 9:06 am

tralhas Escreveu:bem talvez seja um exagero --'

É melhor prevenir do que remediar... :D
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
chinchilavis
Membro Veterano

quarta abr 20, 2011 11:54 am

CataPetLover Escreveu:

É melhor prevenir do que remediar... :D
Nem mais. :wink:

Na última lavagem com água, lave mesmo abundantemente com água quente. :wink:
CatarinaLuz
Membro Veterano

quarta abr 20, 2011 12:00 pm

Não é exagero nenhum, porque há bastérias mesmo muito persistentes e agressivas. Faz exactamente o que disseste parece-me muito bem!
Se ainda tiveres com receio e achares que a gaiola ainda não está suficientemente bem desinfectada, podes sempre comprar outra.

Embora, eu acho que com esses tratamentos, a gaiola fique como nova! :D
Boa sorte com o novo coelhinho :D ;)
Responder

Voltar para “Exóticos”