Ajuda a identificar espécie

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta abr 20, 2011 12:57 pm

Ora acabei de me cruzar com este amiguinho morto na calçada, a poucos passos de minha casa... Queria pedir a vossa ajuda a identificar a espécie, para saber o que fazer se numa próxima vez o encontrar vivo ;)

Não sei se será a mesma espécie com a qual o meu pai já teve vários encontros... vivemos muito perto de pelo menos um ninho, os encontros são comuns aqui. Se for a mesma espécie, o bicho cresce até à largura do braço do meu pai.

Imagem

Imagem
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

quarta abr 20, 2011 1:03 pm

Parece-me uma elaphe scalaris.
<p><strong>
</strong></p>
marianamar
Membro Veterano

quarta abr 20, 2011 1:03 pm

Estive a consultar uma lista de répteis que podem ser encontrados em Portugal e parece-me uma cobra-de-escada... espécie protegida.

Isto estará correcto?

*edit*
Não tinha lido a resposta do joaoplscosta! Sim, também me parece, mas como não percebo nada de cobras... obrigada ;)
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quarta abr 20, 2011 1:08 pm

É uma cobra de escada e como qualquer outro animal endémico é protegido.

Essa ainda é juvenil, mas ficam grandinhas e com especial mau feitio :lol:
marianamar
Membro Veterano

quarta abr 20, 2011 1:14 pm

Poooois... com mau feitio e com o hábito de nos entrar casa dentro :|

Então o que fazer para afastar o bicho sem ter de o "agredir"? É que vem aí o verão... e se esta é a mesma espécie de sempre, já é certo que os encontros vão aumentar de frequência. Esta pequenita estava morta junto ao portão de uma casa, de certeza que foi morta pelos meus vizinhos...
jamerico
Membro Veterano
Registado: segunda ago 17, 2009 3:29 pm
Localização: Pantherophis Guttatus; Lampropeltis Californiae; Lampropeltis Nigritus; M. Musculus; Rattus Norvegic

quarta abr 20, 2011 1:30 pm

Em teoria a melhor maneira de tirar as cobras de casa era ligar para o ICNB mas se vais ficar a espera isso é coisa para demorar muito !!!
Na pratica faz um gancho para conseguires mexer na cobra a distancia sem seres ferrada e tenta por a cobra dentro de um saco de pano ! depois deixa a cobra longe das pessoas !

Quanto ao gancho é relativamente facil de fazer basta um pau relativamente comprido, pode ser cabo de uma vassoura e o gancho pode ser a parte metálica de uma cruzeta ! depois de bem juntos o pau ao gancho já consegues mexer na cobra a uma boa distancia sem levar uma dentada !
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

quarta abr 20, 2011 7:49 pm

a melhor maneira de nao ter cobras em casa em pleno verao é fazer esconderijos nas redondezas onde a temperatura seja fresquinha,escava tocas e tapa com telhas, caixas de madeira etc etc etc, elas entram de casa para fugir ao calor
marianamar
Membro Veterano

quinta abr 21, 2011 11:00 am

Obrigada!
Boas dicas ;)
mafia69
Membro Veterano
Registado: domingo mai 16, 2004 10:32 am

sexta abr 22, 2011 5:35 pm

Já agora, referiste que vives perto de um ninho. Calculo que te referisses a um 'ninho de cobras'. Devo dizer que tal coisa não existe. As cobras não se juntam em ninhos como diz o conhecimento popular. São animais bastante solitários, com territórios muito grandes e mutáveis. Abrigam-se em tocas ou qualquer tipo de buraco durante a noite e as horas de maior calor, saindo apenas de manhã e ao final da tarde, em ambos os casos para se alimentar.

Se alguma vez tiveres um encontro indesejavel com uma na rua, prossegue o caminho ou simplesmente desvia o percurso, pois ela irá concerteza tentar fugir sempre antes de tentar atacar. Caso seja em casa, se se tratar de um exemplar maior (já me deparei com uma que media cerca 140cm) tenta cobrir a cobra com um lençol, e depois apanhar o lençol. Se for um exemplar pequeno, uma luva chega, apanha sempre perto da cabeça.

Devo dizer que já apanhei e libertei várias dezenas de cobras, de várias espécies e tamanho, e se fui mordido foi por eu sempre as ter apanhado com as mãos nuas. As mordeduras não doem e se desinfectadas não geram nenhum problema.
marianamar
Membro Veterano

sábado abr 23, 2011 2:14 am

Bem, essa ideia do ninho era sobre um amontoado de lenha que havia atrás da casa do meu pai... no verão encontravam-se sempre imensas cobras por ali, naquele sítio em específico. Se isso se chama um ninho ou não, não faço ideia... mas que se concentrava ali muita cobra, se bem que não todas ao mesmo tempo, era verdade.

Pois, eu por mim sigo caminho na boa... o problema é consciencializar as pessoas mais velhas (e os garotos assustados), que vão logo de pá em riste dar cabo do bicho... o meu pai chegou a matar uma, essa tal da grossura do braço, que lhe entrou casa dentro há uns anos.

Há uma grande falta de informação sobre o que fazer no caso de encontros assim... a sabedoria popular entra logo a matar :/

Obrigada pela dica do lençol! Espero que não venha a ser necessária, mas estarei mais preparada ;)
fabiog
Membro Júnior
Registado: sexta mai 14, 2010 10:42 am

sábado abr 23, 2011 3:05 pm

ja tive uma desta dentro de casa sao muito giras mas uma pequenas feras... mas soltei .
I_Pereira
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 1:42 am

sexta abr 29, 2011 9:15 pm

joaoplscosta Escreveu:Parece-me uma elaphe scalaris.
Correcto só com uma pequena correcção, desde há uns anos para cá (não muito tempo) foram reclassificadas, agora são Rhinechis scalaris :wink:
<p>Ivo Pereira</p>
<p><a href="http://fibus12.blogspot.com">http://fibus12.blogspot.com</a></p>
rafa07
Membro
Registado: quinta mar 24, 2011 3:04 pm

sábado abr 30, 2011 3:49 am

são das mais lindas cobras que podes encontrar em portugal
marianamar
Membro Veterano

sábado abr 30, 2011 11:29 am

Vi mais outra ontem... morta atropelada, no meio da estrada. O padrão parecia igual, mas era um bocadinho maior e mais amarelada que cinzenta.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”