Ajuda urgente

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

vitorina
Membro Veterano
Registado: quarta abr 29, 2009 4:41 pm
Localização: duas cadelas Pura e Becas. Duas caturras o Zé e a Rosa

quarta abr 20, 2011 5:37 pm

E uma escola de treino ou um bom treinador :?:
MRJN
Membro Veterano
Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa

quarta abr 20, 2011 6:48 pm

AlexandreMqs Escreveu:
MRJN Escreveu:O meu pai costumava dizer que deveria ter lido sobre a raça antes de ter ido buscar o cão mas nós também adoptámo-lo por pena de o ver a passar fome onde estava.
Aqui é onde bate o ponto. Mais de 90% das pessoas, não faz. E depois dá maus resultados.
Confesso que mesmo depois de o marido ter tido boxers eu tive de ler imenso sobre a raça com medo de cair na asneira do meu pai.

Mas que aquele cão era um doce, isso era! Nunca vi animal mais meigo para todos nós!
Gato escaldado bebe agua da sanita...Ou aprende a usar a torneira da agua fria!
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quarta abr 20, 2011 8:38 pm

Eu via casas em que tinham rafeiros á vontade no pátio com a criação toda solta, os cães no meio e não ligavam nenhuma e podiam ser de todos os tamanhos.
Outros se pudessem matavam tudo.
Com gado já é mais complicado porque tem de ser um cão já com uma certa dimensão e capacidade de ataque mas até vitelinhos pequenos os cães conseguem matar.
Uns tem este instinto, outros canalizam só para a caça, outros não tem e de repente há algo que dispara a vontade. Uma perseguição, um animal ferido.
Acho que animais criados de muito cedo no meio dos bichos que se quer guardar, não tem este instinto porque é o que os pastores fazem, metem os cães de gado bebés, sózinhos com o gado. Acho que o problema daquele PA é que ele foi novo mas já crescidito, uns 9 meses.
MRJN
Membro Veterano
Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa

quarta abr 20, 2011 9:16 pm

moslie Escreveu:Acho que animais criados de muito cedo no meio dos bichos que se quer guardar, não tem este instinto porque é o que os pastores fazem, metem os cães de gado bebés, sózinhos com o gado. Acho que o problema daquele PA é que ele foi novo mas já crescidito, uns 9 meses.
Moslie, os cães dormem com o gado para que quando um lobo ou outro predador tente chegar-se perto, eles possam atacar sem serem sentidos.

Eu vejo aqui os rafeiros alentejanos, super doceis quando estão sozinhos ou com os donos mas quando se encontram em matilha e a guardar gado, pernas para que vos quero! Enfio logo os meus cães no carro e arrancamos porque atiram-se ao carro se assim for necessário! :o

Bom os animais habituam-se. Tanto que tivemos uma porca criada com os cães e ladrava como eles. Não tão bem mas fazia "rnhão rnhão" em vez do normal "ão ão" enquanto corria atrás da minha avó e do resto do cachorros da idade dela. Tipo Babe... Mas versão 'Tuga... E sem concursos...
Gato escaldado bebe agua da sanita...Ou aprende a usar a torneira da agua fria!
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta abr 20, 2011 11:10 pm

MRJN Escreveu:
moslie Escreveu:Acho que animais criados de muito cedo no meio dos bichos que se quer guardar, não tem este instinto porque é o que os pastores fazem, metem os cães de gado bebés, sózinhos com o gado. Acho que o problema daquele PA é que ele foi novo mas já crescidito, uns 9 meses.
Moslie, os cães dormem com o gado para que quando um lobo ou outro predador tente chegar-se perto, eles possam atacar sem serem sentidos.

...
Não, os cães de pastoreio são postos logo em cachorros junto dos animais que virão a guardar para que criem com eles aquele laço especial, uma identificação, que depois os leva a protegê-los.

É o imprinting de que falam os etólogos e que os homens aprenderam empiricamente ao longo de milénios. :wink:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta abr 21, 2011 11:40 am

Têm um exemplo, o cão de gado transmontano:
Os cachorros são integrados pelos pastores nos rebanhos aos 2 meses e lá andam atrás dos cordeiros monte acima, monte abaixo, a aprenderem com eles e com as mães o que devem fazer. O relacionamento com os homens é escasso, como é também ténue o relacionamento com o pastor. Cedo aprendem a valerem-se por si próprios, a tomar decisões importantes sem ajuda, numa selecção natural onde prevalece a lei do mais forte e só sobrevive o mais resistente. Muitas vezes atingem a idade adulta sem saber que têm um nome ao qual devem responder, e muito menos que existe uma voz de homem a quem devem obedecer!
http://www.caodegadotransmontano.org.pt/

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

quinta abr 21, 2011 12:48 pm

O caso é sobre um Samoiedo.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta abr 21, 2011 12:51 pm

AlexandreMqs Escreveu:O caso é sobre um Samoiedo.
Eu sei, eu li, estava apenas a seguir o assunto.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”