Ajuda urgente
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
- Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa
Confesso que mesmo depois de o marido ter tido boxers eu tive de ler imenso sobre a raça com medo de cair na asneira do meu pai.AlexandreMqs Escreveu:Aqui é onde bate o ponto. Mais de 90% das pessoas, não faz. E depois dá maus resultados.MRJN Escreveu:O meu pai costumava dizer que deveria ter lido sobre a raça antes de ter ido buscar o cão mas nós também adoptámo-lo por pena de o ver a passar fome onde estava.
Mas que aquele cão era um doce, isso era! Nunca vi animal mais meigo para todos nós!
Gato escaldado bebe agua da sanita...Ou aprende a usar a torneira da agua fria!
Eu via casas em que tinham rafeiros á vontade no pátio com a criação toda solta, os cães no meio e não ligavam nenhuma e podiam ser de todos os tamanhos.
Outros se pudessem matavam tudo.
Com gado já é mais complicado porque tem de ser um cão já com uma certa dimensão e capacidade de ataque mas até vitelinhos pequenos os cães conseguem matar.
Uns tem este instinto, outros canalizam só para a caça, outros não tem e de repente há algo que dispara a vontade. Uma perseguição, um animal ferido.
Acho que animais criados de muito cedo no meio dos bichos que se quer guardar, não tem este instinto porque é o que os pastores fazem, metem os cães de gado bebés, sózinhos com o gado. Acho que o problema daquele PA é que ele foi novo mas já crescidito, uns 9 meses.
Outros se pudessem matavam tudo.
Com gado já é mais complicado porque tem de ser um cão já com uma certa dimensão e capacidade de ataque mas até vitelinhos pequenos os cães conseguem matar.
Uns tem este instinto, outros canalizam só para a caça, outros não tem e de repente há algo que dispara a vontade. Uma perseguição, um animal ferido.
Acho que animais criados de muito cedo no meio dos bichos que se quer guardar, não tem este instinto porque é o que os pastores fazem, metem os cães de gado bebés, sózinhos com o gado. Acho que o problema daquele PA é que ele foi novo mas já crescidito, uns 9 meses.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
- Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa
Moslie, os cães dormem com o gado para que quando um lobo ou outro predador tente chegar-se perto, eles possam atacar sem serem sentidos.moslie Escreveu:Acho que animais criados de muito cedo no meio dos bichos que se quer guardar, não tem este instinto porque é o que os pastores fazem, metem os cães de gado bebés, sózinhos com o gado. Acho que o problema daquele PA é que ele foi novo mas já crescidito, uns 9 meses.
Eu vejo aqui os rafeiros alentejanos, super doceis quando estão sozinhos ou com os donos mas quando se encontram em matilha e a guardar gado, pernas para que vos quero! Enfio logo os meus cães no carro e arrancamos porque atiram-se ao carro se assim for necessário!

Bom os animais habituam-se. Tanto que tivemos uma porca criada com os cães e ladrava como eles. Não tão bem mas fazia "rnhão rnhão" em vez do normal "ão ão" enquanto corria atrás da minha avó e do resto do cachorros da idade dela. Tipo Babe... Mas versão 'Tuga... E sem concursos...
Gato escaldado bebe agua da sanita...Ou aprende a usar a torneira da agua fria!
Não, os cães de pastoreio são postos logo em cachorros junto dos animais que virão a guardar para que criem com eles aquele laço especial, uma identificação, que depois os leva a protegê-los.MRJN Escreveu:Moslie, os cães dormem com o gado para que quando um lobo ou outro predador tente chegar-se perto, eles possam atacar sem serem sentidos.moslie Escreveu:Acho que animais criados de muito cedo no meio dos bichos que se quer guardar, não tem este instinto porque é o que os pastores fazem, metem os cães de gado bebés, sózinhos com o gado. Acho que o problema daquele PA é que ele foi novo mas já crescidito, uns 9 meses.
...
É o imprinting de que falam os etólogos e que os homens aprenderam empiricamente ao longo de milénios.

<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

Têm um exemplo, o cão de gado transmontano:
http://www.caodegadotransmontano.org.pt/Os cachorros são integrados pelos pastores nos rebanhos aos 2 meses e lá andam atrás dos cordeiros monte acima, monte abaixo, a aprenderem com eles e com as mães o que devem fazer. O relacionamento com os homens é escasso, como é também ténue o relacionamento com o pastor. Cedo aprendem a valerem-se por si próprios, a tomar decisões importantes sem ajuda, numa selecção natural onde prevalece a lei do mais forte e só sobrevive o mais resistente. Muitas vezes atingem a idade adulta sem saber que têm um nome ao qual devem responder, e muito menos que existe uma voz de homem a quem devem obedecer!
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm
O caso é sobre um Samoiedo.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography