Desabafar um bocadinho...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
DiCat
Membro Veterano
Registado: quinta jan 17, 2008 12:17 am
Luna
Duyska
Lola

quarta abr 20, 2011 11:23 pm

Boa noite.

Bem, quando parecia estar tudo normal, hoje, pelas 19h30 chego a casa da faculdade e noto que o Toy encolhia a patinha ao andar...

Tinha algo estranho, uma "bola". Associei às "calcadelas" que a Lola gorda e desastrada lhe dá a brincar ou a saltar.

Vet, logo, sem pensar em mais nada.

Primeiro, o Dr disse-me que ele tem um sopro no coração, terá de tomar uma medicação para sempre para controlar, mas pelo que percebi, era uma medicação fraca só para controlar, porque o sopro deve ser recente.

Depois, voltando ao assunto da pata...

Tiveram que a lancetar para espremer a porcaria e tentar perceber o que ele tinha, e eu, fraquinha como sou, quase desmaiei ao ver o corte e aquele sangue todo a sair. :|

Os problemas agora são imensos. Se quando trouxe a Lola para casa o problema era tê-los juntos, agora o problema é tê-los separados! Como não posso ter o Toy dentro de casa, está na garagem. =x E cada um chora no seu canto, pelo outro...

Estou neste momento ao pé dele para não estar sozinho, mas não sei como fazer quando for dormir e trabalhar! Ele não está nada habituado a estar sozinho, e fechado! Vou tentar todos estar com ele e passeá-lo em todos os minutos que tiver livres! Mas quando não puder... não queria nada que ele ficasse sozinho. :( :( Enfim, para já é a melhor solução que tenho, infelizmente.

Bem, quanto à pata, sei que se não passar dentro de uma semana, se a, inflamação não desaparecer, será operado e talvez se resolva (espero), agora, o sopro no coração, mete-me um medo desgraçado! Ouvir o Dr a dizer que deverá ter que tomar medicação para sempre assustou-me. Alguém que tem conhecimento acerca disto ou um cãozinho neste estado poderá dar-me umas luzes? :|

Daqui a uma semana vou ao VET de novo para mostrar a patinha e começar com a medicação para o sopro, e aí ficarei mais esclarecida, mas daqui até lá não vou descansar... E hoje o médico falou-me muito por alto, porque o que se estava a tratar naquele momento era da patinha dele, que também não deixa de me preocupar e assustar bastante... :(

Enfim...
MissDays
Membro Júnior
Registado: domingo mar 08, 2009 2:40 pm

quinta abr 21, 2011 12:08 am

Tudo depende do tipo de sopro. Não sou minimamente experiente com vivência com cães com sopros cardíacos, por isso certamente muitos outros foristas poderão partilhar a sua própria experiência. No entanto, como diz o sopro parece ser recente e por isso não deve ser de um grau elevado (há 6 graus de sopro cardíaco, pode perguntar ao veterinário qual o do seu Toy). Alguns sopros tendem a evoluir para outros graus mais graves, mas parece que o do Toy foi apanhado bem cedinho =) A medicação é vitalícia porque é uma situação irreversível, mas a ideia que tenho é que, sendo bem feita, não afecta em demasia a qualidade de vida dos animais ;) Em princípio ele há-de se cansar um pouquinho mais que a colega.
O "sopro" cardíaco acontece nos cães muitas das vezes por insuficiência das válvulas cardíacas em fechar (estas válvulas servem para o sangue não voltar para trás; com insuficiência, quando o coração bombeia sangue para os grandes vasos há uma regurgitação do sangue porque essas tais válvulas não se fecham completamente). A longo prazo o que pode originar são alterações compensatórias do coração e que, ainda a mais longo prazo, podem favorecer insuficiência cardíaca. Consoante o tipo de sopro e de situação cardíaca as alterações compensatórias são diferentes. Muito provavelmente os medicamentos receitados servem para que esta situação nunca se chegue a verificar ;) Por outro lado, penso que também é bastante possível que o sopro nunca se chegue a agravar nem que ocorram este tipo de alterações. A ideia que tenho é, como referi, que os medicamentos são eficazes no controlo destes casos, mas como também já disse, não tenho experiência prática, por isso espero que alguém saiba confirmar ou desmentir! =)

Não hesite em perguntar ao veterinário todas as dúvidas que tiver! E agora vá prestando atenção ao Toy para ver se ele tem problemas em respirar, se tosse à noite, se se cansa muito, se ficar muito pálido ou azul... Isto são sinais que podem indicar algo relacionado com o coração (mas não exclusivamente!), o mais comum que encontra em animais com sopros pouco graves é a intolerância ao exercício (cansam-se muito). Se nunca reparou em nada disto então é bastante provável que o sopro seja apenas audível com o estetoscópio e nem sequer tenha afectado minimamente a vida do Toy :)

Em relação à situação de ter que o deixar sozinho, não terá um vizinho que possa ajudá-la com essa situação? Nem que seja ir fazer-lhe uma visitinha de vez em quando enquanto não está lá?

Esperemos que a situação da patinha se resolva por si só!!!

As melhoras para o Toy :)
DiCat
Membro Veterano
Luna
Duyska
Lola

quinta abr 21, 2011 12:33 am

MissDays Escreveu:Tudo depende do tipo de sopro. Não sou minimamente experiente com vivência com cães com sopros cardíacos, por isso certamente muitos outros foristas poderão partilhar a sua própria experiência. No entanto, como diz o sopro parece ser recente e por isso não deve ser de um grau elevado (há 6 graus de sopro cardíaco, pode perguntar ao veterinário qual o do seu Toy). Alguns sopros tendem a evoluir para outros graus mais graves, mas parece que o do Toy foi apanhado bem cedinho =) A medicação é vitalícia porque é uma situação irreversível, mas a ideia que tenho é que, sendo bem feita, não afecta em demasia a qualidade de vida dos animais ;) Em princípio ele há-de se cansar um pouquinho mais que a colega.
O "sopro" cardíaco acontece nos cães muitas das vezes por insuficiência das válvulas cardíacas em fechar (estas válvulas servem para o sangue não voltar para trás; com insuficiência, quando o coração bombeia sangue para os grandes vasos há uma regurgitação do sangue porque essas tais válvulas não se fecham completamente). A longo prazo o que pode originar são alterações compensatórias do coração e que, ainda a mais longo prazo, podem favorecer insuficiência cardíaca. Consoante o tipo de sopro e de situação cardíaca as alterações compensatórias são diferentes. Muito provavelmente os medicamentos receitados servem para que esta situação nunca se chegue a verificar ;) Por outro lado, penso que também é bastante possível que o sopro nunca se chegue a agravar nem que ocorram este tipo de alterações. A ideia que tenho é, como referi, que os medicamentos são eficazes no controlo destes casos, mas como também já disse, não tenho experiência prática, por isso espero que alguém saiba confirmar ou desmentir! =)

Não hesite em perguntar ao veterinário todas as dúvidas que tiver! E agora vá prestando atenção ao Toy para ver se ele tem problemas em respirar, se tosse à noite, se se cansa muito, se ficar muito pálido ou azul... Isto são sinais que podem indicar algo relacionado com o coração (mas não exclusivamente!), o mais comum que encontra em animais com sopros pouco graves é a intolerância ao exercício (cansam-se muito). Se nunca reparou em nada disto então é bastante provável que o sopro seja apenas audível com o estetoscópio e nem sequer tenha afectado minimamente a vida do Toy :)

Em relação à situação de ter que o deixar sozinho, não terá um vizinho que possa ajudá-la com essa situação? Nem que seja ir fazer-lhe uma visitinha de vez em quando enquanto não está lá?

Esperemos que a situação da patinha se resolva por si só!!!

As melhoras para o Toy :)
Obrigada MissDays!

O Toy, assim muito pelo contrário, está sempre a correr de um lado para o outro, sempre a saltar e a ladrar, sempre mesmo!!
Nunca o vi cansado!! Por isso até pensei para mim "Quem diria, o Toy com um sopro no coração...!" Nunca lhe encontrei sintoma nenhum, nem do sopro nem de nada!!
:|
Mas pronto... Espero que tudo se resolva, e em relação ao sopro que nunca avance nem lhe tire anos / qualidade de vida! É tudo o que mais desejo neste momento.

Irei informar-me melhor sobre o sopro juntamente com o VET daqui a uma semana!

Obrigada, mais uma vez. :wink:
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

quinta abr 21, 2011 12:53 am

Olá Dicat,

Como já lhe disseram depende do tipo de sopro mas, por aquilo que diz, o do Toy deve ser bem recente pelo que, com medicação, certamente poderá fazer a vidinha normal dele.

Tenho um canito, o Sebastião (BI) ao qual lhe foi diagnosticado um sopro há mais de 5 anos (tem 13 actualmente) e desde essa altura que está medicado que faz a sua vida perfeitamente normal. :wink: Corre, pula, ladra, brinca ... sem qualquer tipo de problema. Claro que é vigiado mas até agora a única coisa que notamos é que talvez se canse um pouquito mais mas também é normal pois ele já é velhotinho. :wink:

As melhoras do Toy e depois dê notícias. :wink:
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quinta abr 21, 2011 1:29 am

Se queres que o teu cão se torne independente, não deves ir à beira dele quando geme, com o tempo, 2 a 3 dias, ele habitua-se e cala-se.
Um abraço
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
bonekxita
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 6:07 pm

quinta abr 21, 2011 8:32 am

O cão da minha mãe tem um sopro, que foi descoberto logo na primeira visita ao veterinário, ele não faz qualquer medicação porque o vetenário pensa que não há necessidade, neste momento ele tem 6 anos e o sopro nunca evoluiu, ele tem uma vida completamente normal, a unica coisa é que sempre que vai ao vet ele tem em atenção isso, pra ver como está, tirando isso correr e fica cansado com a lingua de fora como todos os cães :D .

Espero que corra tudo bem,
Beijinhos
Bennie1
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:03 am

quinta abr 21, 2011 8:42 am

Olá,

Tive um caniche que lhe foi diagnosticado aos 6 meses um sopro cardiaco.

Sempre teve uma vida normal e saudável.
Deixou-nos em 2010, com 13 anos.
Lunabloom
Membro Veterano
Registado: quinta jan 27, 2011 7:15 am

quinta abr 21, 2011 9:03 am

Olá :D ,
Tive uma cadelinha(Princesa) que tinha 2sopros bastante grandes e que tb teve que fazer medicação diária :( , cansava-se imenso, tossia não subia as escadas como fazia antes...mas tb já tinha 16anos, começou a ter uns "ataques" em que não se conseguia mexer :cry:, ficava meio sentada e toda contraída, ficavamos ao lado dela para se sentir confortada :cry: :cry:
Mas não havia nada que pudessemos fazer a não ser estar com ela e não a deixar só nesses momentos, foi muito doloroso :cry: :cry: :cry: mas nunca ficou sozinha :cry: :cry: acabou por ser um estrelinha no Verão passado e faleceu nos braços da minha mãe :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: mas é como disse já tinha 16 anos e uma vida feliz e completa :cry: :cry: :cry:
Não quer dizer que sejam todos iguais :wink: :wink: cada caso é um caso :wink:
DiCat
Membro Veterano
Luna
Duyska
Lola

quinta abr 21, 2011 9:17 am

Arguida Escreveu:Olá Dicat,

Como já lhe disseram depende do tipo de sopro mas, por aquilo que diz, o do Toy deve ser bem recente pelo que, com medicação, certamente poderá fazer a vidinha normal dele.

Tenho um canito, o Sebastião (BI) ao qual lhe foi diagnosticado um sopro há mais de 5 anos (tem 13 actualmente) e desde essa altura que está medicado que faz a sua vida perfeitamente normal. :wink: Corre, pula, ladra, brinca ... sem qualquer tipo de problema. Claro que é vigiado mas até agora a única coisa que notamos é que talvez se canse um pouquito mais mas também é normal pois ele já é velhotinho. :wink:

As melhoras do Toy e depois dê notícias. :wink:
Muito obrigada, começo a ficar mais descansada.

Eu não estava assim muito por dentro do assunto e fiquei muito preocupada, mas começo a perceber que é possível ele viver normalmente com o tal sopro, mesmo que seja com medicação!
Vamos la ver o que diz o médico para a semana que vem. :wink:
DiCat
Membro Veterano
Luna
Duyska
Lola

quinta abr 21, 2011 9:22 am

jofelix Escreveu:Se queres que o teu cão se torne independente, não deves ir à beira dele quando geme, com o tempo, 2 a 3 dias, ele habitua-se e cala-se.
Um abraço
Jofelix, o problema não é ele ladrar ou chorar, é o facto de se sentir sozinho e fechado, coisa que nos 9 anos de vida dele nunca experimentou. Sei que não posso incentivar este sentimento dele, mas para mim também é complicado deixa-lo assim sozinho na garagem enquanto não puder estar com ele.
No entanto, vou vendo a melhor maneira de lidar com esta situação, agradeço o conselho! :wink:
DiCat
Membro Veterano
Luna
Duyska
Lola

quinta abr 21, 2011 9:29 am

Para não continuar a citar toda a gente, :P agradeço a todos pelas respostas que me consolaram por saber que o sopro não tem necessariamente de lhe tirar qualidade / anos de vida, ainda para mais não tendo ele qualquer sintoma (cansaço, tosse...), espero realmente que esteja num grau muito pequenino e que nunca avance!
Obrigado também pelos desejos de melhoras do Toyzinho! :wink:
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta abr 22, 2011 6:58 pm

Mais uma achega:

Tenho uma gata a quem foi dignosticado um sopro aos 2,5 meses de vida. Numa escala de 1 a 5, ela tem um sopro de grau 4.

Foi a minha primeira Persa e por causa do sopro tivemos que esperar dois anos para a esterilizar.

Tem hoje 11 anos, corre e salta como se fosse uma jovem e nunca teve um único problema de saúde, tirando ser uma chata que cria constantemente cera nos ouvidos. :lol: :lol:
DiCat
Membro Veterano
Luna
Duyska
Lola

sábado abr 23, 2011 2:42 pm

WaterMonitor Escreveu:Mais uma achega:

Tenho uma gata a quem foi dignosticado um sopro aos 2,5 meses de vida. Numa escala de 1 a 5, ela tem um sopro de grau 4.

Foi a minha primeira Persa e por causa do sopro tivemos que esperar dois anos para a esterilizar.

Tem hoje 11 anos, corre e salta como se fosse uma jovem e nunca teve um �nico problema de sa�de, tirando ser uma chata que cria constantemente cera nos ouvidos. :lol: :lol:
Boa tarde.

Obrigada pela achega!!! ;)

Fico contente pela sua gata e por ser mais um exemplo de um animal que tem uma vida normal apesar de ter um sopro no coração. ;)
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

sábado abr 23, 2011 7:25 pm

DiCat Escreveu:
jofelix Escreveu:Se queres que o teu cão se torne independente, não deves ir à beira dele quando geme, com o tempo, 2 a 3 dias, ele habitua-se e cala-se.
Um abraço
Jofelix, o problema não é ele ladrar ou chorar, é o facto de se sentir sozinho e fechado, coisa que nos 9 anos de vida dele nunca experimentou. Sei que não posso incentivar este sentimento dele, mas para mim também é complicado deixa-lo assim sozinho na garagem enquanto não puder estar com ele.
No entanto, vou vendo a melhor maneira de lidar com esta situação, agradeço o conselho! :wink:
Não te preocupes, que ele habitua-se, aliás, deve ser habituado à ausência do dono, assim será mais "feliz", caso contrário, sempre que o dono se afaste/ausente ele sentirá e agirá como está a fazer nesta altura.
A reacção que ele está a ter agora, é por culpa da DiCat que não o habituou quando devia, mas isso passa-lhe.

Um abraço
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Responder

Voltar para “Cães”