Despistes de displasia da anca aos seis meses

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

sábado dez 20, 2003 6:10 pm

Boa tarde a todos :D
Por causa do tópico do "Masters" surgiu-me aqui uma dúvida.
Segundo o que tenho lido por aqui o despiste da displasia da anca com resultados definitivos (?) só é feito aos 18 meses.
Mas não é só ao "Masters" que lhe mandaram fazer o despiste nesta idade, sei de pessoas a quem os veterinários estão a mandar ( ou a fazer ) despistes aos 5/6 meses com a indicação de que se houver alguma anomalia nessa idade já é detectada e pode-se curar, e que se for mais tarde não terá cura.
Até que ponto isto é verdade? Será uma maneira de "extorquir" dinheiro e pegar numa doença que agora está na "moda"?

A minha juma tem 10 meses e o veterinário nunca me disse para fazer despiste nenhum, ela não tem sintomas de nada. E disse-me que quando chegar á altura o despiste deve de ser feito na Faculdade de Lisboa, porque lá eles teem muita experiencia, que basta uma pata mal colocada para levar a um diagnótico menos favorável.

Gostava de ler as vossas opniões. Porque me faz um pouco de confusão sujeitar um cachoro a uma anestesia geral sem ele ter qualquer sintoma, e para mais o exame não ser conclusivo, porque isso só aos 18 meses.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado dez 20, 2003 6:19 pm

susanasaraiva Escreveu:
despistes aos 5/6 meses com a indicação de que se houver alguma anomalia nessa idade já é detectada e pode-se curar, e que se for mais tarde não terá cura.

Até que ponto isto é verdade? Será uma maneira de "extorquir" dinheiro e pegar numa doença que agora está na "moda"?

Não me parece que a displasia da anca se possa curar.
Pessoalmente nunca faço antes dos 12/15 meses (mas os meus caes são de raça média), e apenas fiz num cão com 8 meses, pois tinha as minhas suspeitas. Suspeitas apenas pessoais, pois sintomas não os havia.
Se é moda ou não... se é uma forma de ganhar mais uns trocos á conta dos fregueses... enfim... não sei o que lhe diga. Pode ser, pode não ser... ;)
Isabel
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

sábado dez 20, 2003 6:22 pm

Olá susanasaraiva

O despite da displasia efectivamente deve ser feito mais ou menos aos 18 meses que é quando o esqueleto do cão atingiu a maturidade de crescimento todavia, no caso de uma displasia grave ( grau E por exemplo ) pode ser detectada aos seis meses. Porém, aos seis meses pode não se revelar de grau muito elevado e mais tarde sim.
O risco de RX aos seis meses, e admitindo que são bem feitos,e excluindo casos manifestos de displasia muito grave normalmente não são conclusivos.

Saudações
susanasaraiva
Membro Veterano
Contacto:

sábado dez 20, 2003 6:27 pm

Pedra Escreveu: e apenas fiz num cão com 8 meses, pois tinha as minhas suspeitas. Suspeitas apenas pessoais, pois sintomas não os havia. Se é moda ou não... se é uma forma de ganhar mais uns trocos á conta dos fregueses... enfim... não sei o que lhe diga. Pode ser, pode não ser... ;)
Isabel
Eu tambem estou a pensar fazer o despiste á Shiva porque me pareçe que ela coxeia um pouquito de uma das patas trazeiras :oops: , mas tambem tem dias :roll:
Eu quando disse "moda" não era no sentido figurativo :D , mas sim por as pessoas estarem mais informadas, e com receio, porque a displasia tambem segundo sei não tem cura ;)
susanasaraiva
Membro Veterano
Contacto:

sábado dez 20, 2003 6:31 pm

boerboelfan Escreveu: O despite da displasia efectivamente deve ser feito mais ou menos aos 18 meses que é quando o esqueleto do cão atingiu a maturidade de crescimento todavia, no caso de uma displasia grave ( grau E por exemplo ) pode ser detectada aos seis meses. Porém, aos seis meses pode não se revelar de grau muito elevado e mais tarde sim.
O risco de RX aos seis meses, e admitindo que são bem feitos,e excluindo casos manifestos de displasia muito grave normalmente não são conclusivos.

Saudações
Olá boerboelfan :D
Então segundo a sua opnião tem lógica alguns veterinários fazerem despistes aos seis meses mesmo sem sintomas? Visto a mais grave poder ser detectada nesta altura? ;)
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

sábado dez 20, 2003 7:10 pm

susanasaraiva Escreveu:
Olá boerboelfan :D
Então segundo a sua opnião tem lógica alguns veterinários fazerem despistes aos seis meses mesmo sem sintomas? Visto a mais grave poder ser detectada nesta altura? ;)
Só tem lógica se o cão apresentar evidentes sintomas que possam indiciar poder ser displasia. Geralmente numa displasia grave, mesmo tendo o cachorro 6 meses , os sintomas associados são bem perceptíveis.
Não exclui, todavia o facto de cachorros terem displasia e no entanto durante muito tempo não evidenciarem sintomas disso.

Saudações
susanasaraiva
Membro Veterano
Contacto:

sábado dez 20, 2003 7:21 pm

boerboelfan Escreveu: Só tem lógica se o cão apresentar evidentes sintomas que possam indiciar poder ser displasia. Geralmente numa displasia grave, mesmo tendo o cachorro 6 meses , os sintomas associados são bem perceptíveis.
Não exclui, todavia o facto de cachorros terem displasia e no entanto durante muito tempo não evidenciarem sintomas disso.

Saudações
Então talvez possa concluir que trata-se mais de uma "prevenção exaxerada" de determinados veterinários. :D

Obrigada pelas suas respostas ;)
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado dez 20, 2003 8:01 pm

Muitos cães displásicos não mostram sintomas da doençaaté as cartilagens estarem afectadas, e isso pode acontecer depois dos 1\2 meses.
Faço um exame prévio aos meus cães por volta dos 8/9 meses, que é mais ou menos a idade com que começo a intensificar gradualmente o treino físico. O resultado desse Rx "prévio" vai-me permitir dosear as cargas de esforço. Costumo fazer o Rx definitivo a partir do 18 meses, para efewitos de certificação oficial.
6 meses parece-me um pouco cedo, sobretudo se o cão não apresentar sintomas.
Boas Festas.

José Carlos
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado dez 20, 2003 8:29 pm

Acho que perceberam aml. A displasia tem tratamento, não cura.

O método usado para detecção precoce é o Pennhip, mas duvido que os veterinários em causa o conheçam...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
susanasaraiva
Membro Veterano
Contacto:

sábado dez 20, 2003 8:35 pm

CasadeAnaval Escreveu: O método usado para detecção precoce é o Pennhip, mas duvido que os veterinários em causa o conheçam...
Boa noite Casadeanaval,
Pode-me elucidar acerca desse método? Existe em portugal?

Obrigada :D

Obrigada pelo seu contributo jcsousa
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado dez 20, 2003 8:41 pm

Sim, se não me engano em LX é a dra Salomé na Faculdade e existe alguém mais no Porto.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
akira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 15, 2002 10:55 am

domingo dez 21, 2003 12:03 pm

Ouvi dizer que á quem use cartilagem de tubarão no tratamento da displasia. Isso resulta? :)
Pedra
Membro Veterano

domingo dez 21, 2003 12:50 pm

Não me parece.
Isabel
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo dez 21, 2003 12:51 pm

Não cura a doença, mas pode desempenhar um papel de retardador do aparecimento de artroses inerentes. Digamos que, como certos produtos à base de colagéneo, a cartilagem de tubarão têm um efeito protector sobre as cartilagens articulares.

Costumo dar colagénio aos meus cães, 2 meses por ano (Abril e Outubro) como medida preventiva desses problemas articulares.

Cumprimentos

José Carlos
Pedra
Membro Veterano

domingo dez 21, 2003 1:01 pm

Não vejo a necessidade de estar a retardar ou camuflar um problema, em especial em caes reprodutores. Ou tem ou não tem.
Isabel
Responder

Voltar para “Cães”